Postagens

Mostrando postagens de Outubro 9, 2015
Imagem
MUNDO

As informações a seguir foram retiradas do site do jornal FOLHA DE S. PAULO, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral.

"JERUSALÉM SE PREPARA PARA MAIS VIOLÊNCIA" "Atentados a faca contra judeus e aumento de confrontos em protestos mudam rotina de israelenses e palestinos"

Por: Daniela Kresch
"Enquanto líderes israelenses e palestinos tentam conter os ânimos para evitar uma nova intifada, a tensão popular começa a alterar o cotidiano em meio à mais recente escalada de violência na região. Com o aumento de ataques e manifestações ao longo desta semana, as tradicionais orações de sexta-feira são observadas com atenção. Palestinos convocaram protestos depois das preces na Cidade Velha de Jerusalém. Nesta quinta (8), houve pelo menos quatro atentados de palestinos contra israelenses com facas ou outros objetos cortantes em Jerusalém, Kiryat…
Imagem
ATUALIDADES: VESTIBULAR E ENEM

A GRÉCIA SE DOBRA AOS CREDORES
Altamente endividado, o país aceita adotar novas medidas de austeridade para receber mais um pacote de ajuda financeira e evitar sua saída da zona do euro




Em julho de 2015, o roteiro, novamente se repetiu na Grécia. Após tensas negociações com as principais lideranças da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Grécia irá receber mais um pacote de ajuda financeira, desta vez no valor de R$86 bilhões de euros. É a terceira vez que o país precisa recorrer a um plano de resgate para poder negociar sua imensa dívida, estimada em 320 bilhões de euros - o que corresponde a 176% do seu Produto Interno Bruto. O acordo permitiu à Grécia pagar os credores e evitou uma traumática saída da Grécia da zona do euro, mas está longe de significar um ponto final na mais grave crise econômica da história do país.
CICLO VICIOSO
A eclosão da crise financeira mundial em 2008 expôs a fragilidade da economia grega. Após omitir dur…
Imagem
HISTÓRIA: VESTIBULAR E ENEM

MUNDO/IDADE CONTEMPORÂNEA CRISE DE 29 E GRANDE DEPRESSÃO
FALÊNCIA MÚLTIPLA
A prosperidade do grupo pós-guerra nos EUA despedaçou-se a partir de 1929, dando lugar à maior crise econômica do século no mundo




Em 1929, os Estados Unidos (EUA) mergulharam numa crise econômica que se espalharia por quase todo o planeta na década seguinte, o que levou à Grande Depressão. O choque obrigou os países a reformar o liberalismo, aumentando a intervenção estatal na economia.
ANTECEDENTES
Após a I Guerra Mundial, os EUA assumiram a hegemonia econômica global. O aumento da produção industrial e a melhora do poder aquisitivo da população fizeram o consumo explodir. Os investidores, atraídos pela expansão das empresas, tomavam empréstimos bancários para comprar ações (títulos que representam o capital das empresas) e revendê-las com lucro. Esse processo especulativo fez com que, de 1925 a 1929, o valor total das ações negociadas subisse de 27 bilhões para 87 bilhões de dólares.
Porém,…