Postagens

Mostrando postagens de Março 9, 2019
Imagem
VIOLÊNCIA
"ATAQUE EM CASA NOTURNA NO MÉXICO DEIXA PELO MENOS 15 MORTOS"

"Pelo menos 15 homens morreram e quatro ficaram feridos na madrugada deste sábado (9), após um ataque armado em uma boate em Salamanca, no estasdo mexicano de Guanajuato - informou a Procuradoria local. "15 homens foram assassinados", disse, por telefone, Juan José Martínez, porta-voz da Procuradoria de Guanajuato, onde atuam poderosos grupos dedicados ao roubo de combustível e contra os quais foi lançada uma forte operação policial e militar. Os homens abriram fogo ao chegar ao local, La Playa, fugindo em seguida, acrescentou o porta-voz. Três homens e uma mulher foram levados para um hospital da região. Os feridos ainda não foram identificados. Por Salamanca passa o principal duto estatal de Petróleos Mexicanos (Pemex) em Guanajuato, e é uma das zonas onde agem grupos dedicados ao roubo de combustível. Esse crime disparou nos últimos anos, causando perdas de mais de 3 bilhões de dólares.  O at…
Imagem
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
"DADOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER SÃO A EVIDÊNCIA DA DESIGUALDADE DE GÊNERO NO BRASIL"

Por: Samira Bueno
        Renato Sérgio de Lima
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA
"Os dados divulgados pelo Monitor de Violência neste 8 de março indicam que a violência contra a mulher permanece como a mais cruel e evidente manifestação da desigualdade de gênero no Brasil. A sociedade, cada vez mais entregue à hipocrisia política e populista daqueles que estimulam a violência como resposta pública ao medo e ao crime, ignora que não há lugar seguro para as mulheres no país. Não há separação entre espaço público e privado para elas - a morte está à espreita dentro das casas, no transporte público, nas ruas e nos espaços de educação e lazer. A violência compõe um cotidiano perverso sustentado por relações sociais profundamente machistas.
Apesar da redução de 6,7% no número de homicídios femininos entre 2017 e 2018 - que passou de 4.558 para 4.254 vítimas -, o p…
Imagem
ESPECIAL WEBSÉRIE ESTUDO ROSA DO SERTÃO DOCUMENTÁRIO SOBRE A OBRA GRANDE SERTÃO: VEREDAS DE GUIMARÃES ROSA
O Conhecimento Cerebral em parceria com o Guia do Estudante apresenta:

ESTUDO

ROSA DO SERTÃO
Documentário percorre trajeto de vida narrado por Riobaldo em "Grande Sertão: Veredas" e mostra o que é o sertão de hoje, 60 anos após o lançamento do livro



O LIVRO, O AUTOR E A SÉRIE


Grande Sertão: Veredas é o grande legado da genial obra produzida pelo escritor mineiro Guimarães Rosa. Para muitos críticos literários, não só isso: o Grande Sertão: Veredas é o maior romance de formação já escrito em língua portuguesa.
O livro tem a alma do Brasil e do brasileiro. Trata de religiosidade, de fé no Bem e no Mal, de disputa de poder, de um povo trabalhador, de romances possíveis e impossíveis, de uma natureza esplendorosa.
QUEM É GUIMARÃES ROSA
Nascido em 27 de julho de 1908 em Cordisburgo (nome de origem alemã que significa algo como "terra do coração"), no coração do sertão de Minas…