Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 12, 2019
Imagem
SAÚDE
"INFECÇÃO POR DENGUE PODE PROTEGER CONTRA O ZIKA" "Estudo brasileiro sugere que pessoas que já foram infectadas pela dengue tem uma probabilidade menor de sofrer com o zika - mas esse risco não é nulo"

Por: Rodrigo de Oliveira Andrade Agência Fapesp
"Um grupo internacional de pesquisadores, entre eles brasileiros de diversas instituições, identificou novas evidências de que uma infecção prévia de dengue, pode gerar uma imunidade contra o víruszika. De acordo com o trabalho, o organismo de quem já teve dengue produziria anticorpos capazes de impedir que o zika penetre nas células e desencadeie uma infecção. Para chegar a essas conclusões, os cientistas usaram dados de um amplo estudo envolvendo 1 453 moradores da favela Pau de Lima, localizada em Salvador, na Bahia. Sabe-se que aquela comunidade convive com a dengue há pelo menos 30 anos e, paralelamente, foi uma das principais áreas afetadas pelo zika na epidemia de 2015. Amostras de sangue coletadas antes, dur…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

"A ERA DO DOUTOR ROBÔ" "VIRTUAL Médico do Hospital Albert Einstein (na tela), em São Paulo, monitora, por meio de um robô, os pacientes internados"

"Em uma decisão que incentiva a telemedicina, o Brasil autoriza as consultas pela internet, o que terá um impacto incansável no relacionamento entre médico e paciente"
Por: Natalia Cuminale
"Poucos contatos humanos são mais referenciados do que o diálogo entre um médico e seu paciente - aquela troca, nem sempre fácil, às vezes francamente tensa, entre o profissional que zela pela saúde alheia e a pessoa que teme estar se aproximando da pior das notícias. Tem sido assim desde que Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.), o pai da medicina, intuiu a necessidade de detalhar as doenças de quem o procurava para chegar ao diagnóstico, inicialmente com muita conversa, depois com cuidadosos exames. Desse modo, com variações mínimas, passaram-se séculos. Nos últimos anos, dada a explosão tecn…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SOCIEDADE!

ESPECIAL TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

"ELES SABIAM" "Laudo técnico da Georadar que chegou ao alto escalão da empresa apontava diversas irregularidades na barragem, inclusive problemas estruturais"

Por: Klester Cavalcanti
"Há, ainda, muitos pontos a ser esclarecidos em relação à tragédia de Brumadinho. Um dos mais graves é sobre o laudo técnico que a Georadar, empresa de engenharia de Minas Gerais, contratada pela Vale, fez sobre a estabilidade da barragem de Brumadinho, em 2016. Fontes do Ministério Público do Estado (MPE) de Minas Gerais, da Superintendência Regional do Trabalho e da Polícia Federal (PF) ouvidas pela ISTOÉ afirmam que esse laudo apontava diversas irregularidades na barragem, inclusive estruturais. "Mas a Vale engavetou esse documento, sem dar a devida atenção", diz uma das fontes, que pediu para não ser identificada."



"Ou seja, a Vale foi avisada e sabia dos riscos que a barragem e a população …