Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 18, 2016
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL: EDITORIAIS & ARTIGOS
VITÓRIA SOBRE O EBOLA

Cerca de dois anos após as primeiras contaminações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na quinta-feira (14) o fim da pior epidemia de ebola da história, que atingiu sobretudo países da África Ocidental e espalhou pânico em todo o mundo.
Segundo a agência da ONU, ainda que novos casos possam surgir nos próximos meses, todas as cadeias de transmissão da doença foram interrompidas na Guiné, em Serra Leoa e na Libéria - de longe os locais mais afetados.
Ao todo, o vírus contaminou cerca de 28 mil pessoas e matou mais de 11.300. Além disso, os três países mais atingidos tiveram suas economias abaladas pelos efeitos da epidemia, com consequências que talvez perdurem por vários anos.
A despeito do saldo devastador, há muito que celebrar com o fim da marcha de destruição causada pelo ebola. Há também muito que fazer de agora em diante.
A começar pela assistência aos sobreviventes. Após superarem a doença, parte deles ap…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

"A POLÊMICA DA PÍLULA CONTRA O CÂNCER" "A promessa de cura para todos os tipos da doença saiu do interior de São Paulo e se espalhou pelo Brasil. Mesmo sem ter sido estudada em seres humanos, a fosfoetanolamina move uma peregrinação de pacientes, com direito a campanha nas redes sociais. E a discussão em volta dela foi parar até em tribunais e no Congresso Nacional"

Por: Theo Ruprecht e Karolina Bergamo          Robson Quinafélix e Mayla Tanferri (design)          Deborah Maxx e Istock (fotos)
"Rafael Schmerling trabalha no Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes. Luís Eduardo Zucca coordena as pesquisas clínicas do Hospital de Câncer de Barretos. Paulo Hoff dirige o Centro Oncológico do Hospital Sírio-Libanês. E os três confirmam que, hoje, quase não há paciente que saia da consulta sem perguntar sobre a fosfoetanolamina, desenvolvida nos anos 1990 no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (US…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MEIO AMBIENTE!

"AQUECIMENTO GERAL" "Medições na troposfera, a parte inferior da atmosfera, mostravam temperaturas iguais ou menores, o que servia de argumento para os céticos. Um estudo corrige os dados e confirma que o aquecimento global é generalizado"

"Vários estudos confirmam que as temperaturas médias estão subindo na Terra, mas até recentemente havia uma dúvida sobre a troposfera, a parte mais baixa da atmosfera. Com espessura média de 12 quilômetros, ela é o cenário onde ocorre a maior parte dos fenômenos meteorológicos. Embora os cientistas acreditassem que ali também havia elevação de temperatura, os balões meteorológicos e satélites que faziam as medições não registraram aquecimento - e, por vezes, até revelaram quedas na temperatura. Um estudo publicado em maio na revista Environmental Research Letters, de autoria dos cientistas australianos Steven Sherwood e Nidhi Nashant, pôs ordem nessa área. Eles desenvolveram um novo m…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ECONOMIA!


"PETRÓLEO: O ESTOURO DA BOLHA"
"Não faz tempo, o barril era cotado acima de 100 dólares. Agora vale menos de um terço disso. A queda reflete o aumento da oferta mundial e dará impulso à economia internacional, mas representa um obstáculo à recuperação da Petrobras"




"Para o Islã, a Arábia Saudita é o reinado das mesquitas sagradas, nas cidades de Meca, onde Maomé nasceu, e Medina, onde o profeta foi enterrado. Para a economia mundial, essa faixa de terreno desértico situada numa península entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico é a localização de reservas petrolíferas gigantescas - e facilmente exploráveis, a custo extremamente baixo. O campo de Ghawar, maior do mundo, responde sozinho por metade da população saudita. Estima-se que saiam dele 5 milhões de barris de petróleo por dia, mais que o dobro dos 2 milhões de barris produzidos pela Petrobras. Suas dimensões avassaladoras fazem dele um dos principais reguladores do merc…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MUNDO!

"LÁGRIMAS DE ESTADISTA" "O que significam as medidas anunciadas por Obama para restringir a venda de armas nos Estados Unidos"

Por: Mariana Queiroz Barbosa
"Famoso pela oratória sedutora, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é um homem acostumado a grandes discursos. Poucas vezes eles foram tão marcantes quanto na terça-feira 5. Chamado ao palco pelo pai de um garoto vítima do tiroteio na escola primária de Sandy Hook, em Newtown, há três anos, Obama anunciou um novo plano para dificultar a venda de armas no país. O tema, que tem despertado amplas discussões nos Estados Unidos, levou o presidente americano às lágrimas. 'O lobby das armas pode ter o Congresso como refém, mas não pode ter a América', afirmou Obama, que lançou o projeto sem consultar o Congresso, controlado pela oposição republicana. Ele havia feito o mesmo quando decidiu retornar as relações com Cuba (sem que os parlamentares aprovassem a retira…
Imagem
DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
Você já sentiu curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE.
"A DIPLOMACIA NA MIRA" "Sequestro de 444 dias na embaixada americana no Irã detonou de vez a guerra dos EUA contra militantes islâmicos"

"Parecia mais um dia comum na embaixada dos EUA em Teerã. Iranianos na fila do visto, diplomatas discutindo política e estudantes no portão aos gritos 'Morte à América'. Ninguém se preocupou no começo - era 4 de novembro de 1979 e o Irã estava no meio de uma revolução, com protestos quase diários. Mas aquele dia foi diferente. Uma multidão de 3 mil pessoas invadiu o complexo e fez 66 reféns. O plano saiu da cabeça de uma dúzia de estudantes das principais universidades de Teerã. Eram…