Postagens

Mostrando postagens de Outubro 11, 2018
Imagem
ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO: IMAGINIE ENEM & VESTIBULARES
As dicas de redação é um dos assuntos mais procurados no blog Conhecimento Cerebral, por isso, pensando em uma maneira ainda melhor de ajudar ainda mais você, que tem uma atenção especial e necessita de um material de apoio de qualidade para ajudá-lo a praticar a escrita de redações do Enem & Vestibulares, apresentamos a partir de agora uma nova série de matérias: Analisando Propostas de Redação: Imaginie - Enem & Vestibulares, que irá trazer os temas que mais caem nas provas (inclusive os de atualidades), e analisar as propostas e os exemplos de redações apresentados. O nosso principal objetivo é ajudá-lo e se tiver sugestões de temas ou quiser sua redação corrigida, você pode enviá-la através do email: conhecimentocerebral@gmail.com. Boa leitura e bons estudos!

NOVA PROPOSTA DE REDAÇÃO: "ELEIÇÕES 2018: O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NAS DISCUSSÕES POLÍTICAS"




A proposta da redação desta semana já está no ar! En…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE


ATUALIDADES

DESIGUALDADES SOCIAIS: ENTENDA COMO SURGEM E POR QUE ELAS SE PERPETUAM
Estes processos existem dentro das relações da sociedade e estão presentes em todos os países do mundo


Por: Carla Mereles POLITIZE!
A desigualdade social é um tema presente desde a escola, quando se estudam as diferenças econômicas e de tratamento na sociedade, até na faculdade, onde se aprofundam os conhecimentos sobre a área. 

Mas, afinal, o que é e como surgem a desigualdade? Vamos tentar explicar um pouco das origens desse mal que existe desde os primórdios da humanidade.

O QUE É DESIGUALDADE SOCIAL?
A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.
Essa forma de desigualdade prejudica e limita o status social de pessoas por determinados …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO DESCOMPLICA


PORTUGUÊS

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - O QUE É?

É com esta citação do professor e gramático Celso Cunha, destacado abaixo, que vamos começar a nossa reflexão sobre variação linguística. Assunto por vezes polêmico, vítima de preconceitos e centro de debates tanto no ensino mais básico quanto nas rodas do ensino superior. Vamos ver do que se trata.

O QUE É A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA?
É o modo pelo qual a língua se diferencia dentro do seu próprio sistema. Esta diferença pode ser histórica, geográfica ou sociocultural. Vemos que a língua não é única, que o sistema linguístico abriga diversos ângulos na realização linguística. Observamos as diferenças na fala que se relacionam à idade, à região do país, à cultura e até mesmo ao estilo. Se prestarmos bastante atenção, perceberemos que a variação acontece nos mais variados segmentos da língua, como fonético, o sintático, o léxico, o semântico etc. Tudo isso também configura a evolução da língua, o seu desenvolvime…