Postagens

Mostrando postagens de Outubro 20, 2017
Imagem
NACIONAL

"ADOLESCENTE QUE MATOU COLEGAS EM ESCOLA EM GOIÁS DISSE QUE SE INSPIROU EM REALENGO E COLUMBINE" "Em depoimento à polícia, jovem confessou ter pesquisado sobre crime por dois meses"

Por: Gabriela Viana e Rayanderson Guerra
"RIO - O atirador que matou dois alunos e feriu outros quatro dentro do Colégio Goyases, em Goiânia, nesta sexta-feira, afirmou, em depoimento, que se inspirou nos massacres de Realengo, Zona Oeste do Rio, e em Columbine, no Colorado, nos Estados Unidos. De acordo com o delegado Luiz Gonzaga Junior, da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (DEPAE), o adolescente contou que vinha sendo vítima de bullying na escola e há cerca de dois meses se interessou pelos massacres. O estudante, então, disse ter começado a pesquisar vídeos e imagens na internet sobre o assunto. - Há dois dias ele teve um desentendimento com uma das vítimas fatais. Ele contou que estava sofrendo bullying e que sentia vontade de matar essas pessoas. 'E…
Imagem
MUNDO ANIMAL

"MACACO MORTO COM FEBRE AMARELA FECHA HORTO FLORESTAL EM SÃO PAULO"

"Um macaco encontrado morto no Horto Florestal (zona norte) de São Paulo teve comprovada nesta sexta-feira (20) a presença do vírus da febre amarela. Como medida preventiva, a Secretaria de Estado da Saúde fechou o Horto e aplicará vacinas aos cerca de 3 mil moradores do assentamento no local. Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942. A transmissão para o macaco foi a da febre amarela silvestre, pelo mosquito haemagogus, comum na mata. Macacos, apesar de hospedeiros do vírus, não o transmitem à população - quem faz são os mosquitos Aedes aegypti, após picarem alguém já infectado. Neste sábado (21), a partir das 9h, agentes sanitários farão uma varredura no Horto coletando amostras de mosquitos, e o parque na zona norte da cidade permanecerá interditado ao público por tempo indeterminado, assim como o parque estadual da Cantareira, próximo ao Horto. Está prevista ainda a vacinaçã…
Imagem
ASTRONOMIA

"CHUVA DE METEOROS PODERÁ SER VISTA A OLHO NU NESTE FIM DE SEMANA" "Os meteoros Orionídeos são formados por poeira e gelo que o cometa Halley deixa para trás em sua órbita"

Por: Agência Brasil
"Uma chuva de meteoros Orionídeos poderá ser vista a olho nu neste fim de semana, a partir de hoje (20) e com pico na madrugada de domingo (22). De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), os Orionídeos são formados por poeira e gelo que o cometa Halley deixa para trás em sua órbita. No Brasil, o fenômeno poderá ser visto em todo o país. Durante o pico de chuva, poderão ser vistos entre 20 e 25 meteoros por hora. A recomendação é que a observação seja feita em locais com pouca luz artificial, como áreas rurais e isoladas."
Notícia retirada do site EXAME, 20 de outubro de 2017 (Acesso: 20/10/2017)

Imagem
MEIO AMBIENTE

"TOXINA FAZ GOVERNO DE SANTA CATARINA PROIBIR CULTIVO DE OSTRAS" "Com interdição preventiva, ficaram proibidas a retirada, venda e o consumo de moluscos"

"SÃO PAULO - O governo de Santa Catarina interditou preventivamente o cultivo e a comercialização de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões em todo o litoral catarinense. Uma toxina paralisante, encontrada em Porto Belo, no Litoral Norte do estado, foi o motivo da determinação. Com a interdição, ficaram proibidas a retirada, venda e o consumo de moluscos. A toxina foi identificada em exames feitos na água e nos moluscos cultivados na Ilha João da Cunha. Ela pode causar diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais e perda de sensibilidade nas extremidades do corpo. Em casos mais graves, pode ocorrer paralisia generalizada e morte por falência respiratória. O governo catarinense alerta que essas toxinas não são degradadas com o cozimento ou o processamento de alimentos. Como os moluscos são filtradores…
Imagem
TECNOLOGIA


"PRIMEIRO 'ADVOGADO-ROBÔ' DO PAÍS ACELERA PROCESSOS" "Advogado-robô deve substituir mão-de-obra de profissionais em início de carreira prevê fabricante"

"O ELI (sigla em inglês para Inteligência Legal Melhorada) é o primeiro advogado-robô do país. Lançado pela empresa Tikal Tech, ele usa inteligência artificial para acelerar o andamento de processos e aumentar a produtividade dos escritórios de advocacia.
'Ele é o primeiro robô que consegue organizar um processo do começo ao fim', afirma Antonio Lima, sócio da Tikal.
Segundo Lima, uma das vantagens é a redução de prazos para montagem de processos. Lima cita o caso de um escritório que demorava 34 dias para protocolar as petições iniciais de ações trabalhistas após a fase de entrevistas. 'Agora, a petição sai assim que as entrevistas acabam'.
Para o executivo, a adoção de robôs-advogados permitirá que escritórios assumam causas que antes não compensavam financeiramente. Por outro la…
Imagem
VIOLÊNCIA

"COORDENADORA DO COLÉGIO EVITOU MASSACRE E SUICÍDIO DO ATIRADOR" "Com bom relacionamento com o jovem, ela impediu tragédia maior"

Por: Vinícius Sassine
"GOIÂNIA - A coordenadora do Colégio Goyases, onde um adolescente de 14 anos abriu fogo contra os colegas de sala de aula, evitou uma tragédia ainda maior. Com conversa, ela conseguiu dissuadir o garoto de descarregar um segundo cartucho do revólver 40, inclusive contra a própria cabeça. Conforme os primeiros depoimentos à Polícia Civil de Goiás, o adolescente tentou efetivar um massacre, depois de ter carregado pela segunda vez a arma. O garoto fez pelo menos 11 disparos, matou dois colegas e feriu outros quatro. Voltou a carregar o revólver e mudou de ideia a partir de uma conversa com a coordenadora.  - Não faz mais isso - pediu a educadora, que tinha boa relação com o adolescente. O que se passou depois, conforme os depoimentos, foi que o jovem ameaçou tentar se matar. Ele colocou a arma na cabeça, desis…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: CONTANDO NINGUÉM ACREDITA - AS NOTÍCIAS MAIS BIZARRAS E SURREAIS DO MUNDO
A partir agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias com as notícias mais bizarras e surreais, que parecem tão absurdas que você duvida que é verdade, mas para sua surpresa, sim, é tudo verdade. É um jeito legal de ler notícias, e fugir da monotonia séria que elas parecem ser. É uma série que traz uma leitura simples, porém divertida e engraçada. Por isso, compartilhe com seus amigos e se divirta muito com MUNDO ESTRANHO: CONTANDO NINGUÉM ACREDITA - AS NOTÍCIAS MAIS BIZARRAS E SURREAIS DO MUNDO. Boa leitura e diversão!
MULHER QUASE MORRE APÓS BEBÊ ABRIR BURACO EM SEU ÚTERO COM UM CHUTE


Por: Lucas Massao
Um bebê que ainda não tinha nascido conseguiu dar um chute tão forte que abriu um buraco no útero de sua mãe, que quase morreu. A mulher, que teve apenas o sobrenome Zhang revelado, estava grávida de 35 semanas e foi ao Peking University Shenzhen Ho…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS
A partir de agora, oConhecimento Cerebral traz em parceria com a revistaMundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada deMUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


COMO OS PEIXES DORMEM?


Pergunta: Laura, Maringá, PR Texto: Bruna Estevanin
Ilustra:Rodrigo Ico

Na verdade, eles não dormem. Pelo menos, não como a gente. Para os peixes, não existe um período longo de descanso dedicado ao sono. Em vez disso, eles diminuem as atividades por alguns segundos, várias vezes, ao longo do dia. Isso rola porque dormir é um f…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS
A partir de agora, oConhecimento Cerebral traz em parceria com a revistaMundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada deMUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


COMO ERA O RITUAL DE CANIBALISMO DOS ÍNDIOS TUPINAMBÁS NO BRASIL?



Texto: Tâmis Parron/ Márcio de Castro

Praticado por várias tribos nas Américas, a cerimônia antropofágica tupinambá se tornou um "sucesso" mundial com os relatos do alemão Hans Staden, que viveu de 1553 a 1555 com esse povo e quase foi devorado por eles. À época do Descobri…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO
OMUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, oConhecimento Cerebral traz em parceria com a revistaMundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Danilo Cezar Cabral (texto), Mateus Santolouco (ilustra). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.
PETER STUMPP  O "lobisomem de Bedburg" foi acusado de ser amigo do capeta e de matar crianças e mulheres

FICHA CRIMINAL
NOME: Peter Stumpp (?-1589) LOCAL DE ATUAÇÃO: Bedburg (Alemanha) VÍTIMAS: 16
1: Seu nascimento, cuja data é desconhecida, aconteceu na vila de Epprath, próxima a cidade de Colônia, na Alemanha. Filho de uma destacada família da comunidade rural, Peter ficou viúvo e foi acusado de ter transado com sua filha de 15 anos.
2: Em 1564 e 1569, rumores da população fizeram de Stumpp o principal suspeito de uma série de assassi…