Postagens

Mostrando postagens de Abril 4, 2018
Imagem
SAÚDE

"O TIPO DE SANGUE AFETA, SIM, A SAÚDE" "Não é só na hora de uma transfusão que o grupo sanguíneo faz a diferença. A ciência desvenda que ele protege você contra certos males - e o expõe a outros"

Por: Theo Ruprecht          Dalena Theron
"Em 2001, o cirurgião vascular Francisco José Osse foi para a Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, estudar mais a fundo a chamada trombose venosa, em que um coágulo entope uma veia, causando inchaço, feridas e dificuldades de movimentação nas pernas. Um dia, ao entrar no ambulatório da faculdade em que realizava seu trabalho, o brasileiro se deparou com seis pacientes acometidos pelo problema. 'Por curiosidade, perguntei ao primeiro qual seu tipo de sangue. Ele disse A+. Eu me encaminhei ao segundo e a resposta foi igual. Quando o terceiro falou a mesma coisa, desconfiei que aquilo não era apenas coincidência', lembra-se o diretor do Centro Endovascular de São Paulo.  De lá para cá, o especialista vem anotando a c…
Imagem
ECONOMIA

"JUSTIÇA OBRIGA CAIXA A PAGAR ABONOS DO PIS NÃO SACADOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS" "Decisão foi proferida após ação do Ministério Público Federal e também vale para benefícios do Pasep, pagos pelo Banco do Brasil"

Por: Marília Almeida
"A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil deverão convocar todos os trabalhadores que não receberam os abonos salariais do Programa Integração Social (PIS) e do Programa Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) nos últimos cinco anos para comparecer às agências e sacar o dinheiro. A determinação faz parte de uma sentença da 2ª Vara Cível Federal da capital paulista e é resultado de uma ação civil pública ajuizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão vinculado ao Ministério Público Federal em São Paulo. A ordem judicial vale para os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo o MPF, trabalhadores que ganham até dois salários mínimos mensais têm direito a receber o abono equivalente a um salári…
Imagem
INTERNACIONAL

"RACHADURA GIGANTE NO QUÊNIA MOSTRA QUE ÁFRICA SE DIVIDIRÁ EM DUAS" "Imagem chama atenção para o processo de separação de boa parte da porção leste da África"

"Uma rachadura gigante, que se estende por vários quilômetros, apareceu de repente no sudeste do Quênia. A fenda, que não para de crescer, dividiu ao meio a estrada Nairobi-Narok e relembrou um fato geralmente esquecido: a África está se dividindo. Como há 138 milhões de anos, quando o Brasil começou a se afastar do continente africano, a região conhecida como Chifre da África deve, daqui algumas dezenas de milhares de anos, formar um novo continente. Apesar de haver divergências sobre o que está causando a rachadura, o mais provável é que as fortes chuvas que caíram sobre o país no mês de março tenham provocado uma atividade geológica que faz com que as camadas mais macias do subsolo fiquem sobre pressão e colapsem. A rachadura apareceu próxima a uma camada chamada Rift Valley, ou Vale da Fenda,…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA GUERRA NUCLEAR!

"GUERRA NUCLEAR NO ESPAÇO" "No ponto mais tenso da Guerra Fria, os EUA e a União Soviética detonaram várias bombas atômicas na órbita terrestre. E elas eram até 100 vezes mais potentes que as explosões de Hiroshima e Nagasaki."

Por: Thiago Cordeiro e Bruno Garattoni [Reportagem] Guilherme Asthma [Ilustração] Tainá Ceccato [Design]
"O céu estava profundamente escuro. Eram 23h no Atol Johnston, um conjunto de ilhas bem no meio do Oceano Pacífico, a 1.500 km do Havaí. O mundo não tinha a menor ideia do que estava prestes a acontecer naquela noite de 9 de julho de 1962. Mas um grupo de militares americanos, reunidos no Atol, aguardavam ansiosamente o momento exato. Até que, nove segundos depois, aconteceu. Primeiro veio o clarão, brilhante a ponto de transformar a noite em dia. Depois, uma espécie de Sol: uma bola gigantesca e vermelha, que cresceu sem parar por seis minutos. Os Estados Unidos tinham acabado de detonar uma b…