Postagens

Mostrando postagens de Abril 13, 2017
Imagem
MEIO AMBIENTE


"INTRUSOS NA FLORESTA"


"A antes considerada intocada flora amazônica foi moldada por povos pré-colombianos, afirma uma equipe internacional de cientistas em estudo publicado em março na revista Science. Liderados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), os 152 pesquisadores (53 dos quais brasileiros) chegaram a essa conclusão ao sobrepor dados de mais de mil invertebrados florestais, da Rede de Diversidade das Árvores da Amazônia (ATDN), com o mapa de 3 mil sítios arqueológicos espalhados pela região. As análises revelam uma relação entre a ocupação humana e a presença de plantas domesticadas na floresta. Segundo a pesquisadora Carolina Levis, do Inpa e da Wageningen University and Research Center, da Holanda, 25% das espécies de árvores domesticadas por esses povos são amplamente distribuídas na região e dominam grandes extensões de matas. A relação inclui cacau, castanha-do-pará, açaí, bacaba, patauá, mapati, seringueira e pupunha."
Mat…
Imagem
PALEONTOLOGIA

"REVISÃO EVOLUTIVA"

"Cientistas chineses descobriram no sudeste do seu país o fóssil de uma fêmea de dinocefalossauro, réptil que viveu há cerca de 245 anos (período Triássico), o qual deve mudar a forma como compreendemos a evolução dos sistemas reprodutivos de vertebrados. A fêmea, grávida, tinha um embrião em desenvolvimento no seu corpo, em vez de um ovo. Tal como mamíferos e alguns répteis, como certas cobras e lagartos, a espécie já era vivípara, ou seja, dava à luz seus filhotes. Com quatro metros de comprimento, o dinocefalossauro é o primeiro membro de um grupo de vertebrados chamado Archosauromorpha a dar à luz dessa forma, segundo o paleontólogo Jun Liu, da Universidade Hefei."
Matéria retirada do site PLANETA, 07 de abril de 2017 (Acesso: 13/04/2017)
Imagem
ASTRONOMIA

"PLANETA ANÃO' TRÊS VEZES MAIS DISTANTE QUE PLUTÃO É DESCOBERTO" "A descoberta coloca os astrônomos mais perto de encontrar o misterioso Planeta Nove"

Por: André Jorge de Oliveira
"Pesquisadores anunciaram a descoberta de um corpo planetário de proporções consideráveis nos confins do Sistema Solar, a uma distância do Sol três vezes maior que a de Plutão. A luz demora 13 horas para chegar de lá até aqui. É por isso que um ano no recém-descoberto 2014 UZ224 dura mais de um milênio terrestre (mais precisamente, 1.100 anos). Ele está em uma região repleta de pequenos mundos congelados chamados pelos astrônomos deobjetos transnetunianos (TNOs), categoria que engloba os incontáveis e poucos conhecidos astros com órbitas mais distante de que se tem conhecimento, entre aqueles com órbita confirmada. Perde apenas para o planeta anão Eris.  Com 635 quilômetros de diâmetro, tem proporções equivalentes a dois terços do planeta anão Ceres - o maior objeto do cintu…
Imagem
CIÊNCIA

"ESPERMATOZOIDES FORAM MODIFICADOS PARA CURAR CÂNCER NO ÚTERO" "Em laboratório, pesquisadores criaram capacetes minúsculos que guiam as células sexuais para combater doença cervical"

Por: Ana Carolina Leonardi
"Melhorar o acesso de drogas contra o câncer até a região doente sem prejudicar outras partes do corpo é um desafio para a ciência. Pensando nisso, pesquisadores do Instituto de Nanociência Integrativa da Universidade Chemnitz, na Alemanha, pensaram em uma nova abordagem para tratar o câncer cervical (ou de colo de útero). Os espermatozoides são células naturalmente adaptadas ao ambiente genital feminino. Ele é capaz de atravessar os diferentes ecossistemas do canal vaginal, útero e ovário. Uma prova disso é a espécie humana: se eles não fossem tão bem equipados para essa 'maratona de natação' dentro do corpo, nenhum de nós estaria aqui.  Os cientistas alemães aproveitaram essas vantagens para criar um método para distribuir medicamentos contra…