Postagens

Mostrando postagens de Maio 20, 2017
Imagem
SOCIEDADE

"PARA ESPECIALISTAS, PROBLEMA ESTÁ NO RACISMO" "Profissionais negros são minoria no topo da hierarquia das empresas, problema que vem despertando iniciativas"

"Falta disposição dos gestores para contratar profissionais negros, afirma consultora de RH especializada. O impacto da recessão econômica foi maior sobre negros do que sobre brancos porque eles estão concentrados no setor informal, mais vulnerável a oscilações, mas também, segundo especialistas, pela sobrevivência de uma visão racista no mercado de trabalho, à qual profissionais qualificados no setor formal não estão imunes. 'Além de serem preferencialmente demitidos, os negros também são preferencialmente recusados', afirma Caio Magri, presidente do Instituto Ethos, que desde 2001 estuda o perfil racial e de gênero das 500 maiores empresas com atuação no Brasil."


"Segundo a edição mais recente do estudo, publicada em 2016, os negros concentram-se nos níveis de aprendiz (57,5%), es…
Imagem
TRABALHO

"DIFERENÇA DE RENDA ENTRE BRANCOS E NEGROS CRESCE COM DESEMPREGO" "Rendimento de pretos e pardos caiu desde 2015, enquanto o de brancos melhorou, mostra IBGE"

Por: Fernanda Perrin DE SÃO PAULO
"Diferenças nos tipos de empregos ocupados por cada um dos grupos explica esse impacto, afirmam especialistas. O avanço do desemprego fez a desigualdade de renda entre brancos e negros voltar a crescer, interrompendo um processo de redução que se iniciara na década passada. Entre 2015 e o primeiro trimestre deste ano, a remuneração recebida por em todos os trabalhadores teve variação positiva de 0,8%. Já o rendimento de pardos caiu 2,8% no período, e o de pretos, 1,6%, de acordo com dados e classificação do IBGE. Até então, a situação era inversa: entre o primeiro de trimestre de 2012, início da série histórica, e o último de 2014, o rendimento de pretos cresceu 8,6%, o de pardos, 6,5%, e o de brancos, 5,6%.  O resultado é que um negro ganha 56% do rendimento médio de um…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

"OS SINAIS IGNORADOS DO INFARTO" "A dor no peito é só a ponta do iceberg de uma série de outros incômodos que aparecem com uma pane cardíaca. Saiba como identificá-los e agir para prevenir os estragos"

Por: André Bernath         Eduardo Pignata e Letícia Raposo [design] Henrique Campeã [Ilustrações]
"Marque no relógio: no tempo que você levará para ler esta reportagem, pelo menos dois brasileiros sucumbirão ao infarto, a causa de morte número 1 em nosso país e em boa parte do mundo. Esse cenário catastrófico é motivado pelo descontrole de fatores que as artérias que irrigam o coração, como o excesso de peso, o tabagismo, a pressão alta e altas taxas de colesterol e glicemia. Porém, chama a atenção a persistente lentidão com que as pessoas em geral (e, em certa medida, até profissionais de saúde) suspeitam dos sintomas de algo crítico no peito. Essa grave falha foi escancarada por uma pesquisa do Imperial College London, na Inglate…