Postagens

Mostrando postagens de Maio 8, 2016
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ESPORTE!


"A TOCHA É NOSSA"
"O Brasil está em contagem regressiva para receber a chama carregada de simbolismo que se acenderá na próxima semana em Olímpia, na Grécia, e percorrerá o país por meio de 12 000 archotes especialmente projetados para os Jogos do Rio"


Por: Thiago Prado         Maria Clara Vieira
"Olímpia, na Grécia, é um povoado tão minúsculo que seu prefeito foi eleito com 194 votos. Na próxima quinta-feira, 21, a população de menos de 1 000 habitantes vai se multiplicar com a presença de turistas, atraídos por uma cerimônia que se tornou praticamente a razão de ser da cidade-berço da Olimpíada: o acender da chama olímpica. Neste ano, em que o Rio de Janeiro será a sede dos Jogos, o Brasil pela primeira vez fará parte do ritual, com uma delegação de cinquenta pessoas. Presença anunciada com fanfarra nos bons tempos, Dilma Rousseff declinou do convite recentemente, para evitar que seu vice, e adversário, se sente na cadeira p…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA EDUCAÇÃO!

"INCENTIVOS EM DISCUSSÃO"
"Uma das soluções apregoadas para melhorar a educação no Brasil e em outros países do mundo, a remuneração por desempenho dos professores não garante totalmente esse resultado, e às vezes pode até atrapalhar"


Por: Silvia Montoya         Jordan Naidoo DA UNESCO
"Durante a última década, muitos países elevaram seus gastos em educação como parcela do produto interno bruto. Entre 1999 e 2012, eles subiram de 2 a 3 pontos percentuais em nações tão diversas como Brasil, Benin, Quirguistão e Moçambique, informa o Instituto de Estatística da Unesco (UIS). Mas esse investimento não levou necessariamente a melhorias no desempenho escolar, segundo avaliações internacionais. As perguntas sobre por que isso acontece tendem a se concentrar nos professores, seus salários, avaliação e remuneração por desempenho. Segundo a UIS, os salários dos docentes podem responder por até 80% do orçamento da educação. Em alguns paí…
Imagem
RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL: PRIMEIRA SEMANA DE MAIO
Na semana passada, você pode acompanhar várias matérias, além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Primeira Semana de Maio, que traz os destaques da semana:
1º SAÚDE: "NÚMERO DE CIDADES COM EPIDEMIA DE DENGUE NO BRASIL EM 322%"


Quando 2015 terminou, levou com ele, o maior recorde de casos diagnosticados e confirmados de dengue. A cada ano, o Brasil tem novos casos da doença, mas no ano passado, este aumento chegou a 322%, um recorde assustador. Foram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Além disso, 135 municípios confirmaram os casos nos seus habitantes. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, no mesmo período de 2014, esse número chegou a apenas 32 cidades. Para ler a notícia na íntegra, acesse "NÚMERO DE CIDADES COM EPIDEMIA DE DENGUE NO BRASIL EM 322%".
2º CONHECIMENTO CEREBRAL: NA MENTE DA DEPRESSÃO "…