Postagens

Mostrando postagens de Outubro 31, 2018
Imagem
TECNOLOGIA

"NERVO ARTIFICIAL NA PRÓPRIA PELE" "Capaz de distinguir caracteres em Braille e até mesmo interagir com uma perna de barata, essa pele robótica pode ter aplicações em membros protéticos"

"A lacuna entre sistemas biológicos e máquinas diminuiu um pouco com um artigo publicado em junho na revista 'Science' no qual se detalha um nervo artificial sensível ao toque. O nervo artificial, desenvolvido por cientistas da Universidade de Stanford (EUA) e pelas Universidades Nacionais de Seul (Coreia do Sul), reuniu três componentes para imitar a ação de uma célula nervosa sensorial. Os sensores de pressão incorporados à peça podem detectar o peso de um única pétala de flor pesando apenas 0,8 miligrama, o que significa que a pele artificial embutida nessas células pode ser ainda mais sensível que a pele humana. Capaz de distinguir caracteres em Braille e até mesmo interagir com uma perna de barata, o dispositivo pode ter aplicações de grande alcance em rob…
Imagem
POLÊMICA

"E SE O PORTE DE ARMAS FOSSE LIBERADO NO BRASIL?" "Teríamos mais suicídios, mais mortes por acidente e, por paradoxal que pareça, menos segurança pública"

Por: Guilherme Eler
"Na prática, qualquer brasileiro maior de 25 anos e sem antecedentes criminais pode ter uma arma em casa. É a chamada 'posse de arma'. O porte, ou seja, a permissão para andar na rua com um revólver na cinta, é outra coisa. Trata-se de um privilégio restrito a militares, policiais, funcionários de empresas de segurança privada e trabalhadores rurais que morem em locais distantes, sem policiamento. É assim desde dezembro de 2003, quando foi assinado o Estatuto do Desarmamento no Brasil. Ainda que o uso seja restrito, a demanda é grande. Nos últimos 14 anos, o total de registros de armas aumentou consideravelmente: de 5.459 em 2004 para 42.378 em 2017. Segundo a Polícia Federal, há no País 646.127 armas legais nas mãos de civis - mas quase 10 milhões com policiais e as Forças Ar…