Postagens

Mostrando postagens de Setembro 19, 2017
Imagem
MUNDO ANIMAL

"ARANHAS SOLTEIRAS SE SACRIFICAM PELAS CRIAS DE SUAS COMADRES" "Para passar sua genética à frente, as fêmeas de Stegodyphus dumicola que não acham um par têm uma opção: se oferecer como alimento aos filhotes das vizinhas"

Por: Guilherme Eler
"Há uma boa dose de verdade naquela história de que uma mãe sempre faz tudo pelo seu filho. E, apesar da fama de poucos amigos que fêmeas como a viúva-negra criaram, dá para falar que isso vale também para os aracnídeos. As aranhas-caranguejo, por exemplo, oferecem pedaços de seus próprios corpos para suas crias quando a falta de comida aperta. Acontece igualzinho com outra espécie, a Stegodyphus lineatus, que pratica um ritual ainda mais elaborado: dissolve seus órgãos internos para dar uma última refeição digna à prole - antes de partir desta para uma melhor. O que pesquisadores da Universidade de Aahrus, na Dinamarca, descobriram é que esse tipo de comportamento altruísta-destrutivo das aranhas não acontece apen…
Imagem
NACIONAL

"PROFESSOR DA UFRJ É FEITO DE REFÉM APÓS ROUBO DE CARRO DO ESTACIONAMENTO DO FUNDÃO" "Dermatologista Fábio Cuiabano foi deixado pelos bandidos na Avenida Brasil, na altura da Maré"

"RIO - O dermatologista e professor Fábio Cuiabano Barbosa, de 52 anos, teve o carro roubado no estacionamento ao lado do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, na Ilha do Fundão, e foi levado pelos bandidos até a Avenida Brasil, na altura do Complexo da Maré. Outro automóvel também foi roubado pelo bando, que tinha ao menos quatro ladrões armados. Além do carro e pertences do médico, como os três celulares que levava no momento que foi abordado, os bandidos levaram o celular de um vigilante do estacionamento. Colegas do setor de Dermatologia do Hospital do Fundão relataram que Cuiabano tinha acabado de chegar ao trabalho quando foi abordado por criminosos, por volta das 8h desta terça-feira. De acordo com uma funcionária do setor de dermatologia do hospital uni…
Imagem
CIÊNCIA

"CIENTISTAS DESCOBREM 'MONSTRO MARINHO' DE 190 MILHÕES DE ANOS" "A criatura pertence a um grupo de predadores que dominou a cadeia alimentar marinha na região da Alemanha durante o período Jurássico"

"Uma nova espécie de predador marinho do período Jurássico, que viveu há 190 milhões de anos, foi descoberta por uma equipe de pesquisadores alemães e suecos. Os ossos fossilizados do 'monstro do mar', como foi apelidado o dinossauro extinto, foram encontrados em um poço de argila perto da cidade de Bielefeld, na Alemanha, em 1980 - mas só agora foi possível identificar a criatura, um réptil gigante que ocupava o todo da cadeia alimentar marinha na época. As descobertas foram publicadas na última semana na revista Alcheringa. A criatura, que media cerca de três a quatro metros de comprimento, foi batizada de Arminisaurus schuberti. Ela pertencia à ordem de répteis marinhos Plesiosauria, um dos grupos dos predadores mais bem-sucedidas da era dos…
Imagem
VIOLÊNCIA

"MULHER É ESFAQUEADA E MORTA DURANTE ASSALTO NO BAIRRO DE ICARAÍ EM NITERÓI" "Crime aconteceu na Alameda Carolina. Segundo moradora do local, a vítima reagiu"

"RIO - Um mulher, identificada como Maria Alcina Gil, foi esfaqueada e morta durante um assalto na Alameda Carolina, uma rua residencial no bairro Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no início da tarde desta terça-feira. Policiais da Divisão de Homicídio (DH) fazem perícia no local. O marido da vítima e a filha estão muito abalados. Segundo relatos de testemunhas, um rapaz em uma bicicleta seguiu a vítima e, ao puxar a sua bolsa, ela reagiu ao assalto, gritando por socorro. Maria Alcina foi esfaqueada nas costas pelo criminoso, que fugiu. Acionados, socorristas chegaram ao local minutos depois, mas a mulher já estava morta. Policiais do 12º BPM (Niterói) estão, e equipes da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DH Nit-SG) buscam por informações e acesso a câmeras de segura…
Imagem
MUNDO

"FORTE TERREMOTO ATINGE MÉXICO EM ANIVERSÁRIO DO TREMOR DE 1985" "O tremor, que se localizou sete quilômetros a oeste de Chiautla de Taipa, no estado de Puebla, tem 7,1 graus de magnitude na escala Richter"

Por: Reuters
"Cidade do México - Um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu o México nesta terça-feira, sacudindo edifícios na capital, Cidade do México, e provocando a saída de pessoas de edifícios e casas para as ruas. O tremor ocorre apenas algumas horas depois de muitos participarem de treinamentos sobre terremotos em todo o país no aniversário do sismodevastador que matou milhares na Cidade do México em 1985. O terremoto aconteceu 8 km a sudeste de Atencingo, no Estado central de Puebla, a uma profundidade de 51 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Luis Felipe Puente, chefe da agência de proteção civil do México, disse em sua conta no Twitter que não havia relatos imediatos de danos. Imagens de televisão mostraram pessoas sendo reti…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA GUERRA NUCLEAR!

"VAI TER GUERRA?" "Kim Jong-un aposta que não será atacado, pois tem quarenta ogivas nucleares e até testou uma bomba de hidrogênio. A seguir, outras respostas para as dúvidas mais comuns sobre a Coreia do Norte"

Por: Johanna Nublat e Luiza Queiroz
"O conflito, o país e o líder são um enigma. A Coreia do Norte é, de longe, a nação mais fechada do mundo. Pouco se sabe sobre os planos do ditador Kim Jong-un, cujo regime testou, no último dia 3, com sucesso, o que pode ser uma bomba de hidrogênio - dez vezes mais potente que os artefatos atômicos modernos. Os Estados Unidos reagiram afirmando que estão prontos para a guerra. Se depender apenas das potências ocidentais, porém, dificilmente se chegará a tanto, pois os efeitos humanos e econômicos serão catastróficos para todos. Para saber se Kim pretende atacar, é preciso entender suas motivações. VEJA respondeu a essas e outras questões mais frequentes feitas pelos brasile…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!

"LIMÕES TAITI E SICILIANO"

"A primeira diferença entre eles tem a ver com a sua família de origem. Isso porque o taiti é, na verdade, uma lima ácida, enquanto o siciliano, sim, é um limão verdadeiro. Dá para diferenciá-los tranquilamente. O taiti é verde, arredondado, bastante suculento e exibe uma casca fina. 'Já o siciliano possui casca amarela e bem grossa, é alongado e concentra menos suco. Além disso, tem sabor mais ácido', conta a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo. No embate por visibilidade, o taiti sai na frente. É que o siciliano não é tão simples de encontrar - o cultivo ocorre sobretudo na Europa. Segundo Andrezza, essa variedade harmoniza bem com frango, peixe e carne. 'Também é possível usá-la em receitas doces', nota. Para temperar salada e fazer sucos, a nutricionista indica o limão-taiti mesmo. Do ponto de vista nutricional, ambos são boas fontes de vitamina C, parceiro do sistema imune,…