Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 28, 2016
Imagem
REDAÇÃO: VESTIBULAR E ENEM

OS DEZ ERROS MAIS COMUNS Os deslizes que podem tirar pontos preciosos de sua nota

1.TROCAR O TIPO OU GÊNERO DE TEXTO A prova pede uma dissertação e você faz uma narração. Essa falta de atenção é considerada incontornável e resulta em nota zero. Assim, é necessário estar atento para quando a prova solicita três gêneros de texto (ou oferece três a escolher) e você indica erroneamente a sua escolha; por exemplo: opta pela proposta 2, que pede uma carta, mas assinala a 1, que era para dissertação.
2.FUGIR DO TEMA Escrever uma redação que foge do tema proposto também pode levar à anulação da redação. Por isso, leia com bastante atenção a coletânea de textos e o enunciado. Tome muito cuidado para não se perder em divagações que nada têm a ver com o que foi apresentado.
3.USO IMPRÓPRIO DA LINGUAGEM ORAL Nem sempre a linguagem que você usa quando está conversando pode ser passada para o texto. Expressões como "né" e "ok" não caem bem numa redação. Gírias …
Imagem
DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.


"POLÍTICA DA ROUBALHEIRA" "No Brasil, a corrupção é tão banalizada que fica difícil saber qual o caso mais grave. Fora os que sequer vêm à tona."

"Corrupção é crime histórico em qualquer lugar. No Brasil, como ensina o historiador José Murilo de Carvalho no ensaio 'Passado, presente e futuro da corrupção brasileira', republicamos do século 19 já atacavam o regime de D. Pedro 2º como corrupto e mandão. Mais recentemente, o Golpe de 1964 buscou justificativa no combate à corrupção, e caiu sob acusações de descaso com o dinheiro público. É fato que a corrupção rendeu muita grana para políticos br…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO
O MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Diego Meneghetti (texto), Wagner Nogueira (ilustra), Mayra Fernandes (design), e Juliana Moreira (edição digital). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.

ED KEMPER O gênio indomável que aterrorizou a Califórnia matando dez pessoas, desmembrando os corpos e cometendo necrofilia com partes deles













Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL: EDITORIAIS & ARTIGOS
PRESERVAR A HISTÓRIA

É lamentável a intenção da Prefeitura de Ribeirão Pires de pôr abaixo o imóvel onde funcionou a antiga Fábrica de Sal, no Centro Alto. Trata-se de prédio com enorme potencial histórico e cultural, que guarda informações importantes sobre os primórdios do desenvolvimento industrial não só do Grande ABC, mas do Estado de São Paulo como um todo. Deve, portanto, ser conservado em pé. Destruí-lo, como pretende, o governo Saulo Benevides (PMDB), é agredir a memória coletiva regional e paulista.
O assunto se torna ainda mais absurdo quando se sabe que a ideia do município é utilizar o terreno para construir shopping ou condomínio residencial. Ninguém quer frear o desenvolvimento de Ribeirão Pires, mas destruir patrimônio histórico não é avançar no tempo. Pelo contrário. É regredir. Que sociedade pode realmente progredir atropelando a própria história? Difícil compreender a lógica por trás da decisão da Prefeitura de demolidor o…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL: EDITORIAIS & ARTIGOS
A INFLUÊNCIA DAS INCIVILIDADES NA QUALIDADE DAS RELAÇÕES

Por: Telma Vinha PROFESSORA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) Mariana Tavares Almeida MESTRE EM EDUCAÇÃO E PARTE DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MORAL DA UNICAMP
A polidez poucas vezes é valorizada em nossa sociedade. Uma pesquisa mostrou que adolescentes a consideram uma virtude menos importante. Contudo, como imaginar o mundo sem por favor ou desculpe? Ou repleto de desinteresse e interrupções bruscas? As atitudes polidas tornam as relações mais leves, agradáveis e acolhedoras. Já as ações que ferem o bom comportamento social, chamadas incivilidades, perturbam o ambiente e minam as relações dependendo da frequência e intensidade com que ocorrem.

Elas são o problema de convivência mais comum nas escolas. Sempre ouvimos relatos de professores estressados e desestimulados por sofrerem com atrasos, desatenção, bagunça e outras atitudes que c…