Postagens

Mostrando postagens de Agosto 16, 2018
Imagem
WALMIR COUTINHO "PELO FEIJÃO COM ARROZ"

"Segundo o médico que em 1999 alertava sobre o avanço da obesidade no país, a solução é a volta à comida caseira - e a adoção de tratamentos personalizados"

Por: Natalia Cuminale
"A edição de VEJA que chegou às bancas com data de 14 de julho de 1999 trazia nas Páginas Amarelas uma entrevista desconcertante. Nela, o endocrinologista carioca Walmir Coutinho dizia ser necessário deter o alastramento da obesidade no Brasil antes que fosse tarde. Mas o alerta, infelizmente, não conseguiu alterar o curso da doença. Na década de 90, 40% das mulheres e 27% dos homens estavam acima do peso. Nos dias atuais, esses números subiram para 50,5% no caso delas e 57,7% entre eles. Ou seja, a briga com a balança é uma realidade para a maioria dos brasileiros. Nem o próprio Coutinho escapa. 'Com o stress da profissão, cheguei a estar 20 quilos acima do meu peso ideal (que seria de 87 quilos, para o seu 1,87 metro). Fiquei obeso', cont…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

"DIET CÂNCER" "Refrigerantes sem açúcar podem reduzir o perigo de certos cânceres. O que há de verdade nessa pesquisa?"

Por: Riad Younes
"Refrigerantesdietdiminuem as chances de ter câncer no intestino'. Manchete bombástica que chamou a atenção dos especialistas. Primeiro, por ser veiculada por uma universidade americana de elevado prestígio. Segundo, pelo estudo ser realizado por um grupo muito respeitado na oncologia mundial, apoiado por completo pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH). Mas, como sempre em medicina, cuidado com a interpretação dos dados. Vamos ao estudo, publicado há poucos dias na revista científica PLoS, seus resultados e suas conclusões. Um time de cientistas, liderados pelo Doutor C. Fuchs, da Universidade de Yale, nos EUA, analisou os dados de 1.018 pacientes tratados com intenção curativa de câncer de intestino. Avaliaram dados de suas dietas, com ênfase em informações sobre a ingestão de bebidas refr…