Postagens

Mostrando postagens de Outubro 22, 2017
Imagem
MEIO AMBIENTE

"BALEIA JUBARTE ENCALHA EM PRAIA DE ARRAIAL DO CABO, NA REGIÃO DOS LAGOS"

Por: Dayana Resende
"Uma baleia jubarte, jovem, de aproximadamente nove toneladas, encalhou no canto da Praia Grande, em Arraial do Cabo, por volta das 19h desde sábado. Cerca de 50 pessoas, entre bombeiros e biólogos, tentam levar o animal de volta ao mar. A área foi isolada para não atrapalhar o trabalho das equipes, que estão interruptamente tentando desencalhar a baleia desde a noite de sábado. Bombeiros cavaram um buraco na areia com a ajuda de uma retroescavadeira, onde a água do mar entra. Eles tentam empurrar o animal para dentro desse canal improvisado. As equipes tentam jogar baldes de água para manter o animal vivo. Dezenas de pessoas acompanham o trabalho das equipes. Em agosto, pelo menos três jubartes encalharam na costa do Rio de Janeiro em apenas uma semana. Os animais apareceram em pontos diferentes do litoral: Búzios, Restinga da Marambaia e Ilha Grande. Nesses episódios,…
Imagem
NACIONAL

"POSSÍVEL MUDANÇA FACILITARÁ DOAÇÃO DE SANGUE POR HOMOSSEXUAIS" "Ministro STF vota a favor da queda de barreiras que dificultam a homens que fazem sexo com outros homens a doarem seu sangue"

Por: André Richter
"Um voto recente no Supremo Tribunal Federal (STF) pode ampliar a quantidade de sangue doado nos hemocentros brasileiros. Relator do processo, o ministro Edson Fachin apoiou a derrubada de normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbem homens homossexuais de doarem sangue por 12 meses após a última relação sexual. Após a manifestação de Fachin, sessão foi suspensa. O julgamento só deve ser retomado na semana que vem - e ainda faltam os votos de dez ministros. Mas o que chama a atenção é o potencial de mudança. O julgamento foi motivado por uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolada em 2016. Segundo o órgão, as resoluções e portarias que criaram regras para doação de sangue por homoss…
Imagem
MUNDO ANIMAL

"GRUPO É AUTUADO POR ABATER SUCURI DE APROXIMADAMENTE 7 METROS" "Animal de 47 quilos estava limpo e pronto para o consumo em Icém (SP). Suspeitos irão responder por crime de caça"

"Quatro pessoas foram autuadas por abater uma sucuri de aproximadamente 7 metros e 47 quilos na região do Córrego do Abóbora, em Icém (SP), na sexta-feira (20). De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental, uma equipe da PM flagrou um carro no local e, após horas de monitoramento, o veículo foi abordado e quatro pessoas foram flagradas caçando. A polícia localizou com o grupo o animal silvestre limpo e pronto para o consumo. Também foram encontradas facas e um facão. Cada suspeito foi autuado em R$ 500. Eles foram ouvidos, liberados e irão responder por crime de caça. A cobra e as facas foram apreendidas."

Notícia retirada do site G1, 21 de outubro de 2017 (Acesso: 22/10/2017)
Imagem
CURIOSIDADES

"AS ORIGENS DE 14 COISAS QUE VOCÊ ACHA QUE VÊM DO LUGAR ERRADO" "Comer um lanche no pão brasileiro enquanto pega uma fila indígena para se divertir na montanha-francesa soa esquisito?
Por: Tiago Jokura
"Comer um lanche no pão brasileiro enquanto pega uma fila indígena para se divertir na montanha-francesa soa esquisito? Isso acontece porque há muitos mal-entendidos envolvendo pessoas, objetos, lugares e histórias que não são bem assim como julgamos conhecer...

1) FILA INDIANA
Você acha que vem da: Índia Mas vem de: índios norte-americano
O nome correto deveria ser fila indígena, já que a característica de andar enfileirado em grupo foi observado nos índios norte-americanos. De acordo com relatos históricos, os guerreiros indígenas se deslocavam no meio da mata pisando um na pegada do outro para não rastros das investidas em grupo. A locomoção enfileirada foi usada como estratégia pelo Exército norte-americano na Guerra da Independência (1775-1783) contra os in…
Imagem
CIÊNCIA

"COR DE PELE NÃO DEFINE RAÇA, APONTA PESQUISA COM DNA" "Estudo conclui que os mesmos genes relacionados à pigmentação da pele estão presentes em brancos e negros, provando que só há uma 'raça' - a humana"

Por: André Lopes
"Não deixa de ser surpreendente que, em pleno século XXI, a cor da pele siga representando o que muitos consideram as diferentes 'raças' - um conceito que dá margem às ondas de racismo que explodem de vez em quando. As teorias da genética há muito tempo sem empenham em contestar a ideia de que a cor da pele equivale à diferença racial, mas até agora não havia uma prova cabal. No último dia 12 de outubro, no entanto, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA), divulgaram, na prestigiada revista científica Science, constatações que finalmente ratificam as teses do geneticistas modernos. Ao analisarem o genoma de 1 570 africanos, cruzando-o com dados coletados de grupos europeus, os estudiosos concluíram que ambos os p…
Imagem
SAÚDE

"COGUMELOS ALUCINÓGENOS DÃO 'RESET' NO CÉREBRO DE PESSOAS COM DEPRESSÃO" "Estudo britânico dá os primeiros passos para entender por que a psilocibina - princípio ativo dos cogumelos - tem efeitos benéficos duradouros para depressivos, mesmo em doses únicas"

Por: Bruno Vaiano
"O alucinógeno psilocibina - princípio ativo de mais de 100 espécies de cogumelos mágicos - é uma solução eficiente para casos de depressão que não respondem aos remédios tradicionais. E um artigo científico publicado na semana passada por pesquisadores do Imperial College, em Londres, deu os primeiros passos para revelar porque, exatamente, a substância é tão benéfica.  Estudos clínicos - ou seja, feitos com seres humanos, e não cobaias animais - já comprovaram que apenas uma ou duas doses de psilocibina ministradas em situação controlada ajudam pacientes de doenças terminais que sofreram depressão e ansiedade, viciados em álcool e cigarro e pessoas com transtorno obsessivo compu…