Postagens

Mostrando postagens de Abril 15, 2017
Imagem
SAÚDE

"MÚSICA AJUDA NO COMBATE AO CÂNCER" "Colocar fones de ouvido e dar play no aparelho de som traz vantagens reais à luta contra a doença"

Por: André Biernath
"Experts do Instituto Cochrane fizeram uma revisão de estudos para entender qual o papel damúsica na rotina de quem lida com câncer. Para isso, eles analisaram 52 pesquisas já publicadas sobre o tema que envolveram mais de 3.700 voluntários. A conclusão mostra que ouvir algumas canções tem efeitos positivos em diversos parâmetros de saúde e da qualidade de vida. 
Foram observadas melhoras nos níveis de ansiedade, dor, fadiga, batimentos cardíacos, respiração e pressão arterial. 'É natural em quem descobre um problema um grande abalo emocional. As melodias ajudam no reequilíbrio e no preparo para encarar as sessões de quimioterapia ou radioterapia', comenta Raul Brabo, coordenador do curso de musicoterapia das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo.
O trabalho, porém, não encontrou repercussõ…
Imagem
SOCIEDADE

"O JOGO DA BALEIA AZUL E A TRAGÉDIA DE MARIA DE FÁTIMA" "Delegado vê indícios de que jovem de 16 anos se envolveu no desafio Baleia Azul, lista de tarefas diárias que inclui automutilação e morte do participante"

Por: Fernanda Bassette
"A morte da estudante Maria de Fátima da Silva Oliveira, de 16 anos, que morava em Vila Rica, uma pequena cidade a 1.270 km de Cuiabá (MT), lançou luz sobre uma brincadeira que está preocupando os pais: o desafio da Baleia Azul (ou Blue Whale). Trata-se de um suposto jogo de incentivo ao suicídio, que teve origem nas redes sociais russas, em que adolescentes são previamente selecionados para participar de um desafio de 50 dias, cumprindo tarefas diárias que incluem automutilação, sendo a última delas a morte. Para se ter uma ideia da proporção da brincadeira, só no YouTube são mais de 25 mil vídeos sobre o jogo Baleia Azul. No Facebook há dezenas de grupos fechados sobre o assunto, alguns em português e outros em inglês. Há…
Imagem
VIOLÊNCIA

"VIOLÊNCIA LEVA JORNAL A FECHAR NO MÉXICO" "Repórter foi morta com oito tiros na cabeça diante do filho; país é o mais perigoso na região para exercer profissão"

Por: Sylvia Colombo DE BUENOS AIRES
"Se preço da existência desse diário é a vida de alguém, não estou disposto', escreveu o dono da publicação. 'Adeus!', dizia a manchete do jornal 'El Norte', baseado em Ciudad Juárez e um dos principais do Departamento de Chihuahua, no norte do México, no último dia 2. 'Tudo na vida tem um começo, um fim e um preço a pagar. Se o preço da existência desse diário é a vida de alguém, eu não estou disposto a entregar a de nenhum de seus profissionais ou colaboradores', dizia a carta publicada na edição pelo dono da publicação, Oscar Cantú, 67. Desde que inaugurou, em 1990, até hoje, o jornal ficou célebre por denunciar crimes de narcotráfico, corrupção e conflitos de interesse na violenta região, que faz fronteira com os EUA. Vinha vendendo…