Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 13, 2016
Imagem
SOCIEDADE

"GAROTO CONTA COMO É A AMIZADE COM IRMÃO, QUE TEM MICROCEFALIA"

Por: Isabel Seta DE SÃO PAULO Reinaldo José Lopes
"Mateus Pavanelli, 6, adora fazer seu irmão caçula gargalhar e está ansioso para vê-lo dar seus primeiros passos. 'Quero que ele ande logo para a gente brincar de pega-pega', diz. Davi, o irmão de Mateus, tem três anos. Crianças com essa idade geralmente já sabem andar, mas ele ainda não conseguiu porque tem microcefalia. Talvez você tenha ouvido falar dela recentemente. A microcefalia é uma má-formação que faz crianças nascerem com cérebro menor do que normal. Ela tem preocupado governos e médicos por causa do aumento de casos, possivelmente ligados ao vírus da zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Crianças com essa alteração podem ter dificuldades para ouvir, enxergar e se movimentar. É o caso de Davi, que não vê bem e, não fala nem anda. 'Não é uma doença, sim, uma alteração física. É como nascer com um braç…
Imagem
SAÚDE

"6 SINAIS DE COMPORTAMENTO SUICIDA" "Nos últimos 10 anos aumentou o número de adolescentes e jovens que se matam no Brasil. Veja os principais sinais de alerta"

Por: Gabriela Loureiro
"A taxa de suicídios de adolescentes com idades entre 10 e 14 anos aumentou 40% nos últimos 10 anos e 33% entre aquelas com idade entre 15 e 19 anos, segundo o Mapa da Violência 2014. Todo dia, 28 brasileiros se suicidam e, para cada morte, há entre 10 e 20 tentativas. Médicos alertam que é um problema de saúde que não recebe tanta atenção por causa do tabu social. Para ajudar a combater essa epidemia silenciosa, GALILEU com uma série de psiquiatras e psicólogos sobre o problema e elaborou uma lista sobre o comportamento suicida.
1. FRASES DE ALARME Existe um mito de que pessoas que falam em suicídio só o fazem para chamar atenção e não pretendem, de fato, terminar com suas vidas. 'Isso não é verdade, falar sobre isso pode ser um pedido de ajuda', afirma Mônica Kother Mac…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!

"AZEITE BRINDA OS OLHOS DOS DIABÉTICOS" "Estudo espanhol sugere que um cardápio rico nesse óleo protege a retina de quem tem glicose de sobra no sangue"

Por: Débora Fiorini
"Em experiência do Instituto de Saúde Carlos III, na Espanha, 3 614 diabéticos do tipo 2 de 55 a 80 anos foram incentivados a fazer uma das seguintes dietas: mediterrânea enriquecida com azeite extravirgem; mediterrânea turbinada com oleaginosas; ou uma alimentação com baixo teor de gordura. Após seis anos de acompanhamento, os pesquisadores concluíram que a opção com bastante azeite de oliva diminui em até 44% o risco de retinopatia - uma das principais causas de cegueira nesse grupo. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, de São Paulo, a dieta mediterrânea, que privilegia peixes e vegetais, por si só é benéfica. Mas o azeite tem suas virtudes: rico em gorduras boas e antioxidantes, ele ameniza o estresse oxidativo, a resistência à insulina e os proce…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ESPORTE OLÍMPICO!

"QUESTÃO DE CLASSE" "O duelo na semifinal do Australian Open entre o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer faz crer que o tempo da pura força física no tênis tem os dias contados. Entenda por que o esporte pode estar vivendo uma fascinante transição"

Por: Leslie Leitão
"Para quem não tem o tênis na ponta da língua, cabem algumas explicações antes de entender o que fizeram o número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, e o suíço Roger Federer, para muitos o melhor de todos os tempos, na disputa de um dos pontos na semifinal do Australian Open (saber que Djokovic venceu a partida é detalhe). Ao rápido glossário: dropshot é uma jogada curta, em que a raquete quase sempre 'fatia' (slide, em inglês) a bola. Blackhand é a raquetada com a mão esquerda. Lob é um balãozinho por cima do adversário. Smash é a rebatida da bola alta. Voleio é correr até a rede e rebater sem dar tempo de a bola tocar na quadra. Fede…