Postagens

Mostrando postagens de Junho 4, 2019
Imagem
SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE: Fatos e atualidades de forma resumida, com imagens, gráficos e pequenos textos

PESSOAS QUE VOLTAM A ENXERGAR MANTÊM AUDIÇÃO APURADA
Adaptações no cérebro de pessoas cegas continuam ativas se elas voltam a enxergar


A ciência já sabia que o cérebro de pessoas cegas se adapta aguçando outros sentidos, para suprir a falta que a visão faz na hora de perceber o mundo. Uma das principais mudanças é na audição, que fica mais apurada.
Usando ressonância magnética, pesquisadores descobriram que cérebros de indivíduos cegos são mais precisos ao identificar frequências sonoras - já que eles precisam extrair mais informações do som do que pessoas que enxergam. Uma região chamada hMT+ muda de função. Em pessoas que enxergam, ela serve para detectar objetos visuais em movimento. Em cegos, ela reflete o movimento e a frequência dos sons - e, com isso, rastreia a direção dos passos de pessoas ao redor, por exemplo. Mas e se um paciente volta a enxergar? O que os cientistas con…
Imagem
SISU
"INSCRIÇÕES PARA O SISU VÃO ATÉ A SEXTA-FEIRA"

"Foram abertas hoje as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada),do 2° semestre, com 59 mil vagas em 1.731 cursos de 76 instituições públicas de ensino superior. O prazo vai até as 23h59 do dia 7 de junho. Segundo o MEC (Ministério da Educação), esse número de vagas é o maior da década para o 2° semestre e 3% superior às ofertadas na mesma época de 2018. Para concorrer às vagas públicas, os candidatos devem ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2018 e obtido nota acima de zero na redação. As inscrições devem ser feitas no site do www.sisu.mec.gov.br). O resultado da chamada regular sai  10 de junho. As matrículas devem ser realizadas de 12 a 17 de junho. O prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 11 a 17 de junho. A convocação ocorre após o dia 19."
Notícia retirada do site METRO, 04 de junho de 2019 (Acesso: 04/06/2019)
Imagem
ASTRONOMIA
"PESQUISADORES ENCONTRAM ENORME RESERVATÓRIO DE ÁGUA CONGELADA EM MARTE" "Várias camadas de areia e de gelo estão localizadas a cerca de 1,6 quilômetros abaixo do pólo norte do Planeta Vermelho"

"Um estudode uma dupla de cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, constatou a presença de expressivas camadas de gelo localizadas no pólo norte de Marte que poderiam ser um dos maiores reservatórios de água no planeta. A pesquisa, publicada na Geophysical Research Letters, foi liderada pelo astrônomo Stefano Nerozzi e contou com a participação do pesquisador norte-americano Jack Holt.
A equipe fez a descoberta usando medidas coletadas por Radar Shallow (SHARAD) a partir da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), equipamento da NASA lançado em 2015 e que tem o objetivo de encontrar pontos de água em Marte. O SHARAD emite ondas de radar que podem penetrar até 2,4 quilômetros abaixo da superfície marciana, e acabou encontrando várias camadas de ar…
Imagem
AVIAÇÃO
"BOEING DETECTA DEFEITOS EM PEÇAS DE MAIS DE 300 AVIÕES 737 MAX E 737 NG" "133 aeronaves do modelo 737 NG e 179 do modelo 737 MAX são afetados, segundo órgão de aviação americana"

"SÃO PAULO - Mais de 300 aviões da Boeing dos modelos 737 NG e 737 MAX têm peças "fabricadas de maneira inadequada", informou a fabricante de aeronaves à Administração Federal de Aeronáutica (FAA) dos Estados Unidos. De acordo com comunicado do órgão federal, as peças danificadas são as roupas dos bordos de ataque das asas, o que prejudica as características de ascensão e a resistência durante decolagens e aterrissagens. As peças são fabricadas por um fornecedor da Boeing, disse o comunicado. A nota diz que as peças afetadas podem ser suscetíveis a falhas ou rachaduras prematuras "como resultado do processo inadequado". O documento afirma que uma falha na asa não resulta na perda do avião, mas preocupa a possibilidade de uma parte falha causar danos ao avião du…
Imagem
SAÚDE
"INSULINA INALÁVEL DE AÇÃO RÁPIDA É APROVADA NO BRASIL" "Com o nome de Afrezza, droga substitui parte das picadas diárias necessárias para diabéticos"

Por: Phillippe Watanabe
"SÃO PAULO Uma insulina inalável foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pode substituir, em parte, as picadas diárias de injeção dos diabéticos. Batizada de Afrezza e fabricada por duas empresas - Biomm e Mannkind Corporation -, ela tem ação rápida. Esse tipo de insulina é geralmente usado antes das refeições para equilibrar a quantidade de insulina na corrente sanguínea após a ingestão de alimentos e deve ser utilizado junto com insulinas de ação lenta, conhecidas como basais, que mantêm o controle da glicose em períodos mais longos, como a madrugada. As insulinas de ação rápida são indicadas a quem tem diabetes tipo 1 e pessoas com o tipo 2 que têm uma produção muito baixa de hormônio, responsável pelo controle dos níveis glicêmicos no sangue."

"S…