Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 16, 2016
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL:
EDITORIAIS & ARTIGOS

ECONOMIA IMPORTANTE


As chuvas do início de verão amenizaram, um pouco, a gravíssima crise hídrica enfrentada pela região metropolitana de São Paulo. No penúltimo dia de 2015, o Sistema Cantareira finalmente saiu do volume morto, como passou a ser conhecida a reserva técnica da barragem, no qual estava operando havia 19 meses. A recuperação da caixa d'água símbolo do abastecimento paulista se deve ao esforço da população, que atendeu às solicitações das autoridades e aderiu à campanha pela economia.
O Grande ABC, onde quatro cidades são abastecidas pela Sabesp (São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), também deu sua importante contribuição na batalha contra o rodízio, que poderia deixar as torneiras secas por até cinco dias, conforme se chegou a cogitar duramente o período mais sensível da crise. Estimulados por descontos, concedidos na fatura mensal a quem economizasse, os moradores desses municípios deixaram de cons…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL: EDITORIAIS & ARTIGOS
MICROCEFALIA E ABORTO
A recém-estabelecida relação entre infecção de mulheres grávidas pelo vírus zika e ocorrência de microcefalia traz de volta o debate sobre descriminalização do aborto.
Já há notícias de casais que recorrem ao procedimento - a rigor, ilegal. Não será surpresa se juízes passarem a autorizar a interrupção de gestações por tal motivo.
Certos magistrados têm proferido decisões favoráveis ao aborto quando se constatam síndromes genéticas graves no feto, como as de Edwards e Patau. Fazem-no por analogia com a decisão de 2012 do Supremo Tribunal Federal para os casos de anencefalia, que admitiu terminar a gestação quando comprovada a inviabilidade do bebê.
Tal jurisprudência veio alargar o rol de situações em que o aborto já era admitido por lei. Segundo o artigo 128 do Código Penal de 1940, não se pune o procedimento, se praticado por médico, quando não houver outro meio de salvar a vida da gestante, ou quando sua gravidez resul…
Imagem
SAÚDE

"PRIMEIRO CASO DE MICROCEFALIA LIGADA AO VÍRUS ZIKA É CONFIRMADA NOS EUA"

"O departamento de saúde do Havaí confirmou nesta sexta (15) que um bebê nascido no Estado americano com microcefalia havia sido infectado pelo vírus zika, segundo o jornal americano 'The New York Times' e comunicado oficial ao Estado. A mãe do bebê que nasceu em um hospital de Oahu - ilha que abriga a capital Honolulu - esteve no Brasil em maio de 2015, quando acredita-se que tenha sido infectada pelo vírus zika. É o primeiro caso de microcefalia relacionado ao vírus zika registrado nos Estados Unidos. Desde 2014 o Estado do Havaí registrou seis pessoas com o vírus, mas nenhuma delas havia sido infectada no país, mas em viagens. Também na sexta (15), o Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos recomendou que mulheres grávidas avaliem adiar viagens a 14 países e regiões da América Latina e Caribe onde há transmissão do vírus zika, como o Brasil. O Centro também aconselha q…
Imagem
INTERNACIONAL

"EUA E UE REVOGAM SANÇÕES APÓS IRÃ CUMPRIR ACORDO NUCLEAR"

"Os EUA e outras potências mundiais anunciaram neste sábado (16) a revogação de sanções financeiras e contra o setor de petróleo do Irã após a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certificar que o país persa cumpriu suas obrigações sob o acordo nuclear em julho. O anúncio histórico aconteceu horas depois de o Irã ter libertado quatro americanos, incluindo o repórter do 'The Washington Post' Jason Rezaian, em troca de sete iranianos presos ou indiciados nos EUA. Com o levantamento das sanções, o Irã também se beneficiará de novas oportunidades comerciais, financeiras e no setor do petróleo. O acordo nuclear prevê que o Irã destrua várias centrífugas e um reator nuclear que poderiam ser usados para produzir energia nuclear, além de abrir mão do enriquecimento de urânio para fins militares. A derrubada das sansões dará ao Irã acesso ao sistema financeiro internacional e permitirá que o p…
Imagem
FALECIMENTOS

"CANTORA CELINE DION PERDE IRMÃO DOIS DIAS APÓS MORTE DO MARIDO"

"O músico Daniel Dion, irmão de Celine Dion, morreu neste sábado (16), aos 59 anos, dois dias após a morte do marido da cantora, René Angélil. Segundo disse sua irmã Claudette ao site 'TMZ', Daniel lutava contra um câncer que atingiu o cérebro, a língua e a garganta. Ao 'Jornal de Montréal', Claudette afirmou: 'Ele estava pronto, não sofre mais'. Daniel era o oitavo dos 14 irmãos de Thérèse e Adhémar Dion. Ele deixa duas filhas, Valérie e Marie-Michelle. Um tributo ao músico está marcado para o dia 23, em Repentigny, no Québec. Após a morte do marido, que sofria de um câncer na garganta, Celine cancelou os shows marcados para este fim de semana em Las Vegas. Em um post em sua página do Facebook, fez uma homenagem a Angélil e pediu privacidade."
Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 16 de setembro de 2016 (Acesso: 16/01/2016)
Imagem
MEIO AMBIENTE

"ENGENHEIRO QUE PROJETOU BARRAGEM DIZ QUE ALERTOU SAMARCO SOBRE RISCO" "Em depoimento à PF, projetista afirma que detectou 'princípio de ruptura' um ano antes de tragédia"

Por: Estévão Bertoni DE SÃO PAULO
"Segundo ele, situação era 'severa' e, após cobrar providências, funcionária disse que dados se perderam. Um ano antes de a barragem de Fundão, da Samarco, se romper em Mariana (MG), o engenheiro projetista da estrutura alertou a mineradora sobre um 'principio de ruptura' na margem esquerda do reservatório, devido ao aparecimento de uma trinca. Em depoimento à Polícia Federal obtido pela Folha, ele afirmou que a situação observada era 'severa' e 'necessitava de uma providência maior do que a que a Samarco estava tomando'. As informações foram prestadas pelo engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila em dezembro passado. Além de projetista, ele também era responsável oficial pela barragem ao menos até 2012. Segundo Ávila,…
Imagem
SAÚDE

"BRASIL REGISTRA TRÊS MORTES POR CHIKUNGUNYA" "São os primeiros óbitos desde que o vírus foi identificado no Brasil, em 2014; vítimas tinham idade avançada e histórico de doenças"

Por: Lígia Formenti
"O Brasil registrou as primeiras mortes por chikungunya desde que o vírus foi identificado no Brasil, em 2014. Foram três casos. Dois registrados na Bahia e um, em Sergipe. Todos os pacientes tinham idade avançada (85,83 e 75 anos) e traziam histórico de doenças crônicas. Além dos óbitos, boletim divulgado hoje pelo Ministério da Saúde traz outro sinal de alerta: o número da doença praticamente duplicou em três meses e os casos já chegam ao Sudeste. Até o fim de setembro, havia sido contabilizadas 12.691 infecções. No relatório mais recente, foram informados 20.661 casos, um aumento de 62%. A doença também se pulverizou. Num período de três meses, o número de cidades com registro de casos saltou de 36 para 83, além do Distrito Federal. A lista de estados atingido…
Imagem
POLÍTICA INTERNACIONAL

"DECRETO DE MADURO ABRE MARGEM PARA CONFISCOS" "Presidente venezuelano anuncia emergência econômica, que permite ao governo tomar bens privados"

"Para enfrentar a crise na Venezuela, que sofre com desabastecimento e inflação a 148%, o presidente Nicolás Maduro decretou 'estado de emergência econômica'. O plano, válido por 60 dias, abre brecha para o confisco de bens de empresas. O pacote foi divulgado horas antes de Maduro apresentar à Assembleia Nacional o seu informe de gestão, no qual afirmou ser vítima de uma 'guerra econômica'. Segundo ele, a queda do preço do petróleo diminuiu as receitas em 62%.  A medida mais polêmica é a possibilidade de tomada temporária ou definitiva pelo governo de bens e instalações de empresas públicas e privadas para garantir o fornecimento de alimentos, remédios e gêneros de primeira necessidade. As ações, que incluem ainda a dispensa de licitação para compras urgentes, já entraram em vigor. Por…