Postagens

Mostrando postagens de Maio 11, 2016
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CULTURA!

"O PAI DAS INVENÇÕES" "Exposição no Museu do Amanhã refaz a vida e a obra de Santos Dumont"

Por: Helena Borges
"Amostra 'O Poder Voador, Santos Dumont' é mais do que uma bem preparada coleção de réplicas do Pai da Aviação. Assinada por Gringo Cardia, a mostra propõe em cada uma de suas seções a reprodução das experiências visionárias do inventor mineiro. Logo na entrada, balões, aviões e dirigíveis sobem e descem dentro de uma caixa de vidro sobre uma esteira com o mapa de Paris, como se sobrevoassem o rio Sena, que corta a capital francesa. A atração refaz o percurso que Dumont costumava traçar de balão na cidade onde morou. 'Tentamos mostrar Paris como ele era acostumado a ver: de cima', explica Cardia. Ao mesmo tempo, pairam sobre as cabeças dos visitantes 60 cópias idênticas do Demoiselle, o avião mais sofisticado desenhado pelo inventor. Como o Demoiselle original, as peças medem 5,5 metros de largura e o m…
Imagem
MARCELO VIANA DIZ QUE "MÉRITO NÃO É PALAVRÃO"

"O matemático que comanda o Impa diz que o corte de verbas não vai incidir sobre aquilo que faz do Instituto um polo de excelência mundial"

Por: Mônica Weinberg
"O carioca Marcelo Viana assumiu o comando do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), centro de proteção internacional encravado na Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, num momento em que severos cortes federais incidem sobre as ciências. Ele sabe que terá de refrear gastos. Mas continuará a preservar a excelência que levou o Impa ao topo mundial e à conquista da medalha Fields, o Nobel da matemática, investindo no que faz do Instituto o que é: um celeiro de  cérebros de dentro e de fora do país. Aos 54 anos, trinta dos quais como pesquisador do Impa, Viana, que foi criado em Portugal (de onde vem o sotaque inconfundível) e fez pós-doutorado em Princeton, tem entre suas missões pôr de pé o prestigiado Congresso Internacional de Matemática, em 20…