Postagens

Mostrando postagens de Maio 2, 2016
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL: NA MENTE DA DEPRESSÃO "O MAL DO MILÊNIO"
A partir de agora, apresentaremos uma nova série de matérias chamada Conhecimento Cerebral: Na mente da Depressão - "O Mal do Milênio", cujo objetivo é reunir algumas valiosas informações sobre esse assunto que habita a humanidade desde seu surgimento, mas que ainda, para grande parte da população mundial, é um tabu.  Mesmo que você considere um assunto irrelevante, acredite, você já teve ou terá pelo menos uma vez na vida, algum sintoma dessa enigmática doença da mente humana. Isso é confirmado por milhares de especialistas do mundo inteiro, que estudam e reestudam o comportamento do cérebro. Para ressaltar somente um, o psiquiatra, escritor e psicoterapeuta brasileiro Augusto Cury, já a descreveu e confirmou em pelo menos, boa parte de seus livros. Segundo ele, não adianta fugir, porque uma hora, a depressão chega, seja ela invisível ou visível. Ao longo desse Dossiê que separamos sobre a depressão, irem…
Imagem
SAÚDE

"ALZHEIMER AFETA ATÉ O PALADAR" "O mal que apaga as lembranças também pode tirar o gosto dos alimentos"

"Indivíduos com esse tipo de demência costumam perder peso. Mas qual a razão disso? Estudiosos da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, apostaram na ideia de que o emagrecimento seria acelerado por disfunções no paladar capazes de tirar o prazer de uma refeição. Eles estão recrutando 130 voluntários - uma parcela com a enfermidade e a outra sem quaisquer problema. Todos experimentaram tiras alimentícias (uma espécie de papel com sabores diversos). Ao final do teste, 26% dos sujeitos com o quadro moderado não atingiram o gosto direito, ante 3% dos que possuíam o cérebro intacto. A nutricionista Patrícia Contri, autora da investigação, sugere:

"ISSO É NORMAL?"
"É natural que, com o avançar dos anos, nossos sensores do paladar não trabalhem como antigamente. Remédios e doenças como hipertenção e diabete ainda contribuem para isso. Porém,…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"80% DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA CHINA ESTÁ CONTAMINADA"

Por: Vanessa Barbosa
"Em meio à poluição atmosférica que assola a China, o país enfrenta outra crise ambiental silenciosa e, muitas vezes, invisível: a contaminação das águas subterrâneas.
Produtos químicos, tais como o manganês, flúor e triazóis (usados em herbicidas) foram detectados na maioria dos 2.103 poços subterrâneos testados em um novo estudo divulgado pelo governo daquele país, relata o The New York Times.
Os resultados são alarmantes: a qualidade da água foi classificada como de Grau 4 em 32,9% dos pontos avaliados, o que significa que é somente segura para ser utilizada em processos industriais; em outros 47,3% deles, a classificação foi de Grau 5, o que significa que ela é ainda menos segura para uso.
As origens dessa poluição são velhas conhecidas, com raízes em práticas que afetam tanto o campo como as cidades. Desde 1990, a China tornou-se o maior consumidor de fertilizantes nitrogenados do mund…
Imagem
TECNOLOGIA

"AVIÃO SOLAR DÁ A VOLTA AO MUNDO - E VOCÊ PODE ASSISTIR AO VIVO" "Aeronave foi a primeira a atravessar oceano sem usar combustível"

Por: Ana Carolina Leonardi
"A primeira volta ao mundo com um avião sem combustível, movido unicamente a energia solar. É esse o objetivo que os criadores da aeronave Solar Impulse 2 estão cada vez mais perto de alcançar. O avião começou hoje a segunda metade da sua jornada, decolando de São Francisco pela manhã e indo pousar em Phoenix, no estado americano do Arizona, às 4h30 de amanhã. É possível acompanhar os voos ao vivo pelo YouTube, conferindo o processo de decolagem, o trajeto planejado e os bate papos entre o piloto e a sala de controle. Você pode assistir abaixo e acompanhar o canal para ver voos futuros:

A viagem começou em março de 2015, em Abu Dhabi. Seguiu na direção do Oriente, parando em vários países: Omã, Índia, Myanmar, China e Japão. A partir daí, surgiu o primeiro desafio: nunca antes um avião sem combustív…
Imagem
CONFLITOS INTERNACIONAIS

"ESTADO ISLÂMICO ASSUME AUTORIA DE ATENTADO QUE DEIXOU 16 MORTOS EM BAGDÁ"

"O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado contra um grupo de peregrinos xiitas no sul de Bagdá, no Iraque, nesta segunda-feira. As explosões deixarão ao menos 14 mortos e 30 feridos. Em um breve comunicado divulgado nas redes sociais, cuja veracidade não pôde ser confirmada, o EI afirmou que um de seus combatentes, identificado como Seif al Din Ansari, cometeu o ataque enquanto dirigia um veículo com uma carga de explosivos. Segundo os jihadistas, o atentado matou cerca de 40 peregrinos, número muito superior ao calculado até o momento pelas autoridades locais. Os fiéis, de nacionalidade iraquiana, se dirigiam à cidade de Al Kazemyra, ao norte da capital, para celebrar a morte do sétimo imã dos xiitas, Moussa ao Kazem, que viveu no século VIII. O auge da celebração acontecerá nesta terça-feira. A polícia e o exército iraquiano reforçaram nesses di…
Imagem
MUNDO

"MAIS DE 200 SÃO DETIDOS EM ATO DE 1º DE MAIO EM ISTAMBUL" "Governo impediu o acesso de manifestantes à praça Taksim"

"Mais de 200 pessoas foram detidas em Istambul, na Turquia, durante manifestações em celebração ao Dia do Trabalho, neste domingo (1º). De acordo com as autoridades turcas, mais de 24.500 membros das forças de segurança foram mobilizadas para acompanhar os atos na cidade. O governo disse que, com os 207 detidos, foram encontrados 40 coquetéis molotov, 17 granadas, 170 fogos de artifício e 'cartazes ilegais'. Durante a confusão, um homem de 57 anos foi atropelado e morto por um blindado que tentava dispersar os protestos com jatos d'água. Parte das detenções e dos confrontos com a polícia ocorreu após alguns manifestantes tentarem furar o bloqueio à praça Taksim. O local foi palco, em 2013, de diversos protestos contra o governo do então primeiro-ministro e hoje presidente, Recep Tayyip Erdogan. A praça Taksim recebeu celebrações de 1º…
Imagem
ESPORTE

"TEMA DA ABERTURA DA RIO-2016 SERÁ A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA" "Festa no Maracanã, em 5 de agosto, pretende mandar uma mensagem clara em tempos de crise humanitária: a de que a imigração é positiva"

"A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, marcada para 5 de agosto, no Maracanã, abordará a história do povo brasileiro. Esse foi o tema escolhido pelos organizadores, que, ao contrário do que foi feito em Londres-2012 ou Pequim-2008, evitariam usar a cerimônia para destacar o país em si e focarão na formação de sua sociedade, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira. Com criatividade, mas sem a pompa chinesa ou a tecnologia dos ingleses, o evento mandará uma mensagem clara: a de que a imigração é positiva. A cerimônia, que será dirigida por Fernando Meirelles, Arducha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães, destacará as origens indígenas, a chegada de europeus, dos escravos africanos e dos asiáti…
Imagem
ECONOMIA

"PLANOS DE SAÚDE PERDEM 1,3 MILHÃO DE CLIENTES EM UM ANO" "Com o fechamento de vagas formais de trabalho, planos coletivos empresariais foram os que mais perderam espaço desde 2015"

"Mais de 1,3 brasileiros deixaram de ter planos de assistência médica entre março do ano passado e março deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sendo 617.000 somente no primeiro trimestre deste ano. Os planos coletivos empresariais, afetados pelo fechamento de vagas de trabalhos formais, foram os que mais perderam espaço. Em março deste ano, o setor registrou cerca de 48.824.150 beneficiários em planos de assistência médica e 21.685.783 em planos exclusivamente odontológicos. No trimestre anterior, havia 49.441.541 beneficiários em planos de assistência médica e 21.960.128 em planos de assistência odontológica. Em 2015, os planos de saúde médico-hospitalares perderam 766.000 usuários, uma diminuição de 1,5%. Apesar do cenário de evasão dos bene…
Imagem
TECNOLOGIA

"SUSPENSÃO DO WHATSAPP É 'MEDIDA DRÁSTICA' QUE IMPÕE 'ÔNUS COLETIVO' AOS BRASILEIROS, DIZ ESPECIALISTA" "Nova medida é 'retrocesso' e deve ser revertida antes do prazo previsto para vigorar, de 72 horas, segundo analistas consultados pelo site VEJA"

"A decisão de suspender o serviço de mensagens WhatsApp, tomada pelo juiz Marcel Maia Montalvão, da comarca de Lagarto, Sergipe, é uma 'medida drástica', que impõe um 'ônus coletivo' a milhões de brasileiros e que 'deve ser revertida' em breve, antes das 72 horas previstas para vigorar, a partir das 14 horas desta segunda-feira, segundo especialistas consultados pelo site de VEJA. O advogado Carlos Affonso Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-RJ) e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), lembra que o aplicativo não é usado apenas para o lazer, mas também para o trabalho. Para ele, o magistrado descons…