Postagens

Mostrando postagens de Março 28, 2019
Imagem
DIREITOS DA MULHER
"CÂMARA APROVA DIVÓRCIO IMEDIATO EM CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA"

"A Câmara dos Deputados aprovou hoje um projeto de lei que permite à vítima de violência doméstica solicitar ao juiz a decretação imediata do divórcio ou do rompimento da união estável. A matéria segue para apreciação do Senado. O texto aprovado prevê a necessidade de a vítima ser informada sobre o direito de pedir imediatamente o divórcio e à possibilidade de o juizado decidir sobre esse divórcio sem tratar da partilha de bens, que poderá ser feita posteriormente. A relatora do texto aprovado, a deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou que atualmente a lei já permite o divórcio ou a dissolução da união estável em qualquer hipótese, sem a necessidade de que a vítima comprove a violência doméstica para que o vínculo seja rompido. "Mesmo assim, o projeto tem grandes méritos. O primeiro é chamar atenção para o fato de que, entre as vítimas de violência doméstica e familiar, ainda há grande d…
Imagem
SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE: Fatos e atualidades de forma resumida, com imagens, gráficos e pequenos textos

COLOCANDO O AEDES AEGYPTI DE DIETA
Pesquisadora americana descobriu que drogas feitas para diminuir o apetite humano também funcionam pelos mosquitos



A americana Laura Duvall, bioquímica da Rockefeller University, em Nova York, não tinha muita certeza do que ia acontecer quando deu inibidores de apetite humanos ao mosquito da dengue. Ela sabia que as fêmeas do Aedes aegypti picam e usam as proteínas do sangue da picada para produzir seus ovos. Duvall também sabia que, no período seguinte à ingestão de sangue, as fêmeas paravam totalmente de picar, por maior que fosse a oferta de canelas em seu caminho. É como se estivessem "de barriga cheia". A grande pergunta é se essa descoberta pode, um dia, ajudar a controlar epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito, como zika, dengue, chikungunya e febre amarela.
Como se "médica" um mosquito? Usando um alimentador art…
Imagem
INTERNACIONAL
"UNIÃO EUROPEIA PROÍBE DEZ PRODUTOS DESCARTÁVEIS DE PLÁSTICO" "Lei aprovada hoje pelo parlamento europeu deve entrar em vigor até 2021. O bloco vinha gerando 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano"

"A Comunidade Europeia deu um passo firme em direção à proteção ambiental que deve se tornar parâmetro mundial. Foi aprovada hoje em votação no Parlamento Europeu - 560 deputados a favor, 35 contra e 28 abstenções - a proibição de dez produtos descartáveis de plástico, entre eles, talheres, pratos, copos, canudos e cotonetes. Os estados-membro do bloco devem implementar a decisão a partir de 2021, como parte de uma lei abrangente contra o lixo plástico que está tomando as praias e poluindo as águas do planeta. O Reino Unido teria que seguir as regras se ampliar o período de transição do Brexit. Os europeus vinham gerando 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos, por ano, e menos de 30% disso era recolhido para reciclagem. Mais de 80% do…