Postagens

Mostrando postagens de Setembro 12, 2017
Imagem
MEIO AMBIENTE

"ELEFANTE NA PISTA"

"O desenvolvimento econômico do Sri Lanka, que leva ao desmatamento, é o principal desafio para a sobrevivência do elefante-do-ceilão, uma das subespécies (é a maior em tamanho) do elefante asiático. Com uma área de pouco mais de 65.000 m², a ilha ao sul da Índia protege o animal por lei, mas seu pequeno território acaba levando a situação a impasses como o da fotografia acima: à medida que o desaparecimento das florestas interrompe as rotas migratórias desses animais, eles são obrigados a se defrontar com a civilização. A população total de elefantes-do-ceilão, que era de 14 mil exemplares no começo do século 19, hoje não alcança 6 mil exemplares."
Notícia retirada do site PLANETA, 12 de setembro de 2017 (Acesso: 12/09/2017)
Imagem
ASTRONOMIA

"ÁGUA LUNAR"

"A imagem da Lua como um astro totalmente seco tem mudado nos últimos anos, e um novo estudo publicado em julho na revista Nature Geoscience reforça essa tendência. De acordo com a pesquisa, depósitos vulcânicos do solo lunar contêm em seu interior 0,5% de água. A conclusão foi obtida a partir da medição, feita por espectrômetros orbitais, da luz refletida na superfície do nosso satélite natural. Os comprimentos da onda de luz absorvidos e refletidos pelo solo dão uma noção de quais minerais o constituem. A presença de água na Lua havia sido constatada inicialmente em 2008, quando foram descobertas pequenas quantidade do líquido em fragmentos de vidro vulcânico trazidos pelos astronautas das missões Apollo 15 e 17. Em 2011, pesquisadores encontraram em formações de cristais nesses fragmentos volumes de água similares aos de determinados basaltos terrestres. O autor do novo estudo, Ralph Milliken, da Universidade Brown (EUA) ressalta que as amostras …
Imagem
SAÚDE

"INSÔNIA PODE SER CAUSA (E NÃO SINTOMA) DA DEPRESSÃO" "Segundo um novo estudo, pessoas que receberam tratamento contra a insônia tiveram 20% menos chances de desenvolver depressão e ansiedade"

"Quem tem dificuldade para dormir à noite pode estar em maior risco de desenvolver depressão e ansiedade. De acordo com um novo estudo publicado no periódico científico The Lancet Psychiatry, a insônia, que antes era visto como sintoma, pode ser, na verdade, a causa dessas doenças."
"O ESTUDO"
"No estudo, cerca de 3.890 pessoas que enfrentavam problemas para dormir foram divididas em dois grupos. O primeiro, depois de passar pela terapia cognitivo-comportamental, que visa reduzir fatores comportamentais que levam à insônia, apresentou 20% menos risco de sofrer de ansiedade e depressão, além de noites de sono 50% melhores, em relação ao outro grupo que não recebeu nenhum tipo de tratamento.
Como estratégia da terapia, os participantes foram aconselhado…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA VIOLÊNCIA!

"QUANDO ENSINAR DÓI" "Um rosto ensanguentado escancarou a violência nas escolas, mal que se alastra com a escalada do crime e envergonha o Brasil no ranking mundial"

Por: Maria Clara Vieira e Eduardo Gonçalves
"Com o olho direito inchado e o sangue de um corte no supercílio escorrendo pelo rosto, a professora de português e literatura Marcia Friggi, de 51 anos, estremeceu na semana passada nas redes sociais e, a partir delas, o país. Marcia, que dá aula para adolescentes e adultos em um supletivo em Indaial, no leste de Santa Catarina, levara um soco na cara de um aluno de 15 anos. Ela ia começar a falar de gramática e resolveu checar se alguém se distraía com o celular. Ele tinha um livro no colo. Ela, desconfiada, mandou que o pusesse sobre a carteira. Ele respondeu com um palavrão. Ela lhe ordenou que saísse da sala. Ele a atacou primeiro com um livro, depois com os punhos, na sala da direção. 'O último soco me jogou…