Postagens

Mostrando postagens de Julho 24, 2016
Imagem
ECONOMIA

"MARCAS DA CRISE: EMPRESAS PODEM AGIR PARA EVITAR DANOS MAIORES"

"O baixo-astral provocado por uma recessão precisa acender um alerta em empresas e órgãos públicos. Segundo especialistas, consciência do risco e ações defensivas podem mitigar os danos nocivos do estresse. Entre esses impactos negativos está a perda de produtividade, provocada por desânimo generalizado devido a demissões frequentes e sobrecarga dos trabalhadores que permanecem.  Segundo Luiz Edmundo Rosa, diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), muitas empresas fazem justamente o que deveriam evitar: aumentam a pressão por resultados ao mesmo tempo em que deixam de lado políticas de motivação. Rosa destaca que essas políticas não envolvem necessariamente gastos, como bônus ou prêmios. 'As pessoas precisam se sentir seguras e reconhecidas. Os líderes devem ouvir mais e, em caso de redução de equipes, rever a forma de fazer as coisas, em vez de insistir em práticas antigas'. E…
Imagem
SAÚDE

"MARCAS DA CRISE: PERITOS DIZEM QUE CRISE DEIXOU SEGURADOS MAIS AGRESSIVOS"

Por: Érica Fraga         Mariana Carneiro         Ana Estela de Sousa Pinto DE SÃO PAULO
"Uma tensão observada pelos peritos da previdência social nesta crise é que trabalhadores com emprego e também os desempregados têm recorrido a pedidos de afastamento como forma de se proteger de uma eventual perda de renda. 'Toda vez que uma crise econômica começa, notamos que uma das portas usadas pelos trabalhadores para manter renda é o INSS', diz a perita baiana Edriene Teixeira, 45. 'Essas pessoas vão para a perícia no espírito do 'tudo ou nada'. Teixeira recebeu socos e puxões de cabelo quando recusou a extensão do benefício a uma trabalhadora que alegava incapacidade por LER (lesão por esforço repetitivo). A Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) afirma que, no atual contexto de crise, vem aumentando os casos de agressão a peritos, quando há recusa nos pedidos de benefício.&qu…
Imagem
SOCIEDADE

"MARCAS DA CRISE: ESTUDOS RELACIONAM SUICÍDIO A DESEMPREGO" "Além da perda do salário, demissão provoca solidão, isolamento e crises familiares, afirma psiquiatra da USP"

"Em Rio Claro (SP), empresário não resistiu à depressão depois de demitir 20% do efetivo da fábrica de estofados. Há cerca de dois anos, a fábrica de estofados Luizzi, em Rio Claro (SP), produzia 65 mil jogos de sofá de cinco lugares por mês. Era mais do que o suficiente para acomodar toda a população da cidade de 200 mil habitantes. Neste ano, a produção recuou a menos de um terço: 18 mil jogos por mês. O único cliente da Luizzi, a Via Varejo, dona das Casas Bahia, reduziu as compras, na esteira da recessão e da queda do apetite do consumidor. No mês passado, 15% do afetivo foi demitido. A decisão ocorreu após a fábrica, fundada por Luiz Antonio Scussolino, tentar, sem sucesso, reduzir a jornada de trabalho em 20%, com corte proporcional de salário.  'Ficamos 14 meses empurrando essa …
Imagem
ECONOMIA

"G20 AFIRMA QUE BREXIT 'SOMA INCERTEZA' À ECONOMIA MUNDIAL"

"Chengdu - Os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do Grupo dos Vinte (G20) afirmaram neste domingo que o Brexit'soma incerteza à economia global', embora tenham expressado a esperança de que o Reino Unido seja 'um parceiro próximo da União Europeia'. Na declaração final após dois dias de reuniões em Chengdu, no centro da China, os 20 principais economistas do mundo destacaram a saída do Reino Unido da UE como um fator mais de instabilidade global, mas asseguraram que o G20 'está bem posicionado para enfrentar suas consequências econômicas e financeiras'. O documento, lido pelo ministro das Finanças chinês Lou Jiwei, também ressaltou como outros fatores negativos para a economia mundial 'os conflitos geopolíticos, o terrorismo e os fluxos de refugiados, que complicam o ambiente econômico mundial'."EFE
Notícia retirada do site EXAME.com, 24 de ju…
Imagem
EDUCAÇÃO

"MEC NÃO VAI CONCEDER BOLSAS PELO CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS"

Por: Victor Vieira  ESTADÃO CONTEÚDO
"São Paulo - O governo federal não vai conceder novas bolsas de intercâmbio fora do País para alunos de graduação pelo Ciência sem Fronteiras. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é reformular o programa. Já na pós-graduação, diz a pasta, novas bolsão serão lançadas. Outra proposta em análise é financiar o intercâmbio de estudantes do ensino médio público no exterior. O cancelamento de novos intercâmbios para a graduação foi revelado pelo portal UOL. O titular do MEC, Mendonça Filho, explicou ao jornal O ESTADO DE S. PAULO que os custos elevados do Ciência sem Fronteiras pesaram na decisão. '(Um intercâmbio de graduação no exterior) Equivale a financiar um curso integral de quatro anos no Brasil, ao preço médio do que o MEC paga no ProUni ou no Fies, para três alunos', argumenta. Para o ministro, o programa - uma das principais bandeiras da presidente afastada D…
Imagem
INTERNACIONAL

"EXPLOSÃO MATA UM E DEIXA 12 FERIDOS NA CIDADE ALEMÃ DE ANSBACH" "Um festival de música era realizado próximo ao bar onde a explosão foi registrada"

"Uma explosão de origem indeterminada diante de um restaurante de Ansbach, na Baviera (sul da Alemanha), deixou um morto e pelo menos doze feridos na noite deste domingo, informou a polícia local. 'Uma explosão aconteceu no centro da cidade e um homem, que a provocou segundo os últimos elementos da investigação, morreu na ação, enquanto dez pessoas ficaram feridas', esclareceu o comunicado. Uma porta-voz acrescentou que 12 pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave. Até o momento não se sabe o que motivou a ação, que acontece em um momento de grande tensão na Alemanha, após uma série de tragédias. 'Trata-se de uma explosão provocada de maneira voluntária', declarou o porta-voz do ministério do Interior da Baviera, Michael Siefener. Ao ser perguntado se a explosão foi gerada por uma…
Imagem
NACIONAL

"ÚLTIMO SUSPEITO DE TERRORISMO É PRESO EM MATO GROSSO" "Leonid El Kadre de Melo, de 32 anos, foi preso na cidade de Comodoro. O suspeito já tinha passagem pela polícia por homicídio qualificado"

"A Polícia Militar de Mato Grosso localizou o procurado Leonid El Kadre de Melo, de 32 anos, na cidade de Comodoro, a 656 km de Cuiabá, era o último suspeito foragido investigado na Operação Hashtag da Polícia Federal. Ele será ouvido e posteriormente encaminhado a um presídio federal. Os horários e locais não foram divulgados por questões de segurança. Melo, que foi descrito como um dos suspeitos mais engajados na discussões sobre atentados, tem passagem pela polícia e já esteve preso por homicídio qualificado. Ex-integrante de uma quadrilha de assaltantes, ele foi acusado de matar um comparsa depois de desavenças durante a divisão dos produtos de um roubo."

"Investigação - A Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal monitorou mensagens trocadas pelos br…
Imagem
MUNDO

"MILÍCIAS TENTAM FREAR AVANÇO DO EI NA LÍBIA" "Facção terrorista aproveitou caos no país após derrubar o ditador Muammar Gaddafi e se instalou no território"

Por: Patrícia Campos Mello          André Liohn ENVIADOS ESPECIAIS A SIRTE (LÍBIA)
"Integrantes de brigada salafista que combate EI dizem à folha querer instalar lei islâmica para destruir pessoas. Era na rotatória de Zaafran, em Sirte, que o Estado Islâmico costumavam matar pessoas acusadas de espionar ou de não crer em Deus. Os condenados vestiam macacão laranja e eram decapitados com uma espada ou mortos com um tiro na cabeça. Depois, crucificado em um andaime, o cadáver ficava exposto durante dias. Agora, a região de Zaafran está sob poder das milícias líbias da cidade de Misrata, apoiadas pelo governo de acordo nacional. Os extremistas do EI estão sitiados em Sirte, no centro de convenções Ouagadugu, construído pelo ditador Muammar Gaddafi (1942-2911) na cidade natal para receber líderes mundiais. Em 5 d…