Postagens

Mostrando postagens de Junho 8, 2017
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ASTRONOMIA!

"VIDA EM VÊNUS" "Um estudo da Nasa revela que, no passado, o planeta que hoje é o mais quente do Sistema Solar pode ter tido um clima agradável e oceanos com até 2 mil metros de profundidade"

Por: Júlio César Borges
"Vênus tem quase o tamanho da Terra e os ingredientes presentes nos dois corpos são similares, mas as semelhanças param por aí. O segundo planeta mais próximo do Sol é coberto por pesadas nuvens de ácido sulfúrico e sua temperatura de superfície, acima de 460º C, pode derreter chumbo. Um estudo recente, porém, mostra que as coisas não foram sempre assim lá. Na época em que as bactérias primitivas começavam a povoar a Terra, Vênus possivelmente era um planeta bem mais amigável à vida, dotado de um clima ameno e de oceanos com profundidade de até 2 mil metros. Seria, assim, o primeiro reduto do Sistema Solar a se mostrar habitável. 'Se você estivesse lá 3 bilhões de anos atrás em uma latitude baixa e uma altit…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA POLÍTICA INTERNACIONAL!

"TRUMP NÃO É DESTE MUNDO" "A decisão do presidente americano de abandonar o Acordo de Paris deixa os EUA mais isolados diplomaticamente, mas não enterra os esforços para reduzir o aquecimento global"

Por: Johanna Nublat
"O presidente Donald Trump continua a cumprir o que prometeu aos eleitores americanos. O resto do mundo, que obviamente não o elegeu, paga o pato. Na quinta-feira 1º, ele anunciou um desastre: a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima. No discurso que fez nos jardins da Casa Branca, afirmou que o acerto, impulsionado pelo seu antessor, Barack Obama, desvantajoso e ameaçava os empregos industriais dos americanos. 'Esse acordo é menos sobre clima e mais sobre outros países tirando vantagens financeiras dos Estados Unidos', disse Trump, para quem toda a mobilização contra o aquecimento global e seus custos não vale mais do que um saco de carvão. Assinado em dezembro de 2…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MEIO AMBIENTE!

"À DERIVA" "O cotidiano de Regência, uma pacata vila capixaba na foz do rio Doce, a mais de 600 quilômetros da rompida barragem de Fundão, segue cruelmente machucado pela torrente de lama"

Por: Kevin Damasio [texto] Giuio Paletta [fotos]
"Navegar pelo rio Doce ajuda a assimilar a realidade do pior crime socioambiental da história do Brasil. Na região da foz, na proa de um pequeno barco de madeira, pode-se imaginar como era a vida antes da tarde de 21 de novembro de 2015, quando a lama tóxica da Samarco alterou o cotidiano em Regência, uma pequena vila do Espírito Santo onde mora os cerca de 1.200 moradores que viviam do rio e do mar. Os rejeitos de mineração percorrem 650 quilômetros em 16 dias, de Mariana a Regência. No mar, o governo e a empresa esperavam que a 'pluma de turbidez' se espalhasse em uma área de 9 quilômetros e se dissipasse. Contudo, ainda hoje a lama é perceptível na foz, um hotspot de biodiversi…
Imagem
SUNDAR PICHAI EM "RUMO A UMA TERRA ON-LINE"

"O CEO do Google conta como planeja conectar mais pessoas à internet, hoje restrita a menos da metade da população global, minimiza a onda de 'notícias falsas' e critica Donald Trump"

Por: Filipe Vilicic
"O engenheiro indiano Sundar Pichai pode não ser um nome familiar, mas a empresa que ele lidera como CEO, o Google, mal pede descrição. Mais de 1 bilhão de indivíduos estão pendurados em cada um de sete tentáculos do serviço que surgiu como ferramenta de busca: o Google.com, o YouTube, o Android, o Gmail, o Chrome, o Mapas e a loja de apps Play Store. Nascido em uma família de classe média baixa, Pichai formou-se na Índia, mudou-se para a Califórnia para mestrado em Stanford e, pouco depois, em 2004, ingressou na companhia que hoje preside. Ascendeu rapidamente. Em 2015, aos 43 anos, após ter sido cogitado para comandar a Microsoft, foi o escolhido por Larry Paige, cofundador do Google, para substitui-lo no coma…