Postagens

Mostrando postagens de Novembro 2, 2017
Imagem
MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO
OMUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, oConhecimento Cerebral traz em parceria com a revistaMundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Thiago Cordeiro (texto), Frank William (ilustra), Yasmin Ayumi (design) e Victor Bianchin (edição). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.
LOCUSTA, A PRIMEIRA SERIAL KILLER  A especialista em venenos da Roma antiga matava por encomenda e ajudou a colocar o imperador Nero no poder

FICHA CRIMINAL
NOME: Locusta (? - 69) LOCAL DE ATUAÇÃO: Roma, Itália VÍTIMAS: Dezenas
1: Locusta nasceu na década de 20 do século 1 (o ano exato é desconhecido), na Gália, mais especificamente numa região onde hoje fica o sul da França. Viveu no campo, onde aprendeu a manipular plantas para fazer remédios e também venenos. Chegou a Roma nos anos 40 e se estabeleceu…
Imagem
MUNDO ANIMAL

"LABRADOR PRESO EM MONTANHA É RESGATADO APÓS 5 HORAS DE BUSCAS" "A ação demorou devido a baixa luminosidade"

"Um cachorrinho da raça labrador foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ficar preso em uma montanha no bairro Morin, em Petrópolis (RJ), na Região Serrana do Rio de Janeiro. As buscas duraram cinco horas. Os regatistas afirmam que o cão caiu em uma ribanceira próximo a uma trilha e não conseguiu sair. O socorro foi solicitado por moradores que ouviram o choro do animal. A ação demorou devido a baixa luminosidade. O cachorrinho foi retirado do local sem ferimentos e passa bem. Ele foi entregue à família."
Notícia retirada do portal ANDA, 02 de novembro de 2017 (Acesso: 02/11/2017)
Imagem
SAÚDE

"STENT NÃO MELHORA SINTOMAS DE ANGINA, DIZ ESTUDO" "Pesquisa inédita questiona a função do stent em pessoas com angina estável, um problema caracterizado por dor no peito"

Por: Natalia Cuminale
"Pela primeira vez, uma pesquisa realizada por cientistas do Imperial College de Londres apontou que o uso de stent não melhora a qualidade da vida das pessoas com angina estável. O problema é caracterizado por uma dor no peito temporária ou uma sensação de pressão que ocorre quando o músculo cardíaco não está recebendo oxigênio suficiente. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira na revista científica The Lancet e acompanhou 230 pacientes. Todos tinham o caso estável da doença e obstrução em apenas uma artéria. Para o experimento, parte dos voluntários foi submetida a uma angioplastia com a inserção do stent. O outro grupo também realizou um procedimento semelhante, mas não sabia que era uma simulação. O objetivo dos cientistas era entender se havia algum efeito …
Imagem
MUNDO

"PAÍS DO AUTOR DO ATAQUE, UZBEQUISTÃO VÊ ASCENSÃO DE ISLAMISMO RADICAL"

"País de origem do autor do ataque de Nova York, o Uzbequistão viu surgir, a partir da década de 1990, um movimento islâmico radical que se espalha atualmente, com cidadãos envolvidos em atentados em várias partes do mundo. O presidente do país, Chavkat Mirzioyev, prometeu nesta quarta-feira (1º) 'usar todas as suas forças e recursos para ajudar na investigação sobre este ato terrorista'. Ex-república soviética, laica de maioria muçulmana, o Uzbequistão foi dirigido com mão de ferro pelo ditador Islam Karimov de 1989 até a sua morte, em setembro de 2016. Mirzioyev, seu ex primeiro-ministro, assumiu as rédeas defendendo a ruptura com o autoritarismo do antecessor. O islamismo radical no país surgiu em 1991, ano da independência. De 1992 a 1997, o Movimento Islâmico do Uzbequistão (MIU) foi acusado de arquitetar uma série de assassinatos no vale de Ferghana, no leste do território. A organiza…
Imagem
VIOLÊNCIA

"TERRORISTA PLANEJOU ATENTADO EM NOVA YORK POR UM ANO, DIZ POLÍCIA" "No celular do suspeito, agentes encontraram vídeos e fotos de ações da facção Estado Islâmico"

Por: Silas Martí DE NOVA YORK
"Sayfullo Saipov já tem passagem pela polícia; pessoas próximas a ele notaram radicalização nos últimos anos. No dia seguinte ao mais letal atentado terrorista em Nova York desde o 11 de setembro, as autoridades avaliaram que não houve muita margem para surpresas ou acidentes nos atos de Sayfullo Saipov, que deixaram oito mortos no sul de Manhattan. Investigadores afirmam que o suspeito, um homem de 29 anos nascido no Uzbequistão e residente legal dos Estados Unidos há sete anos, planejava seu ataque havia um ano. Algemado a uma cadeira de rodas, o suspeito, que foi baleado na barriga por um policial e passou por cirurgia, depôs na noite desta quarta (31), em Nova York. Ele disse ter treinado dirigir caminhões e que escolheu o dia 31 de outubro, o Halloween, esperando …
Imagem
ATUALIDADES: VESTIBULAR E ENEM

QUESTÕES SOCIAIS: IDH
A QUALIDADE DE VIDA EM DEBATE Indicadores de desenvolvimento humano avançam no Brasil, mas o país perde uma posição no ranking global

Os dados mais recentes divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), referente ao ano de 2014, mostram que o Brasil melhorou seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O relatório revela que o indicador passou de 0,752 em 2013 para 0,755 em 2014. Entre 2010 e 2014, o indicador brasileiro cresceu 0,60% ao ano.
Apesar do aumento, o Brasil caiu uma posição no ranking mundial de desenvolvimento humano, passando a ocupar o 75º lugar entre 188 países e territórios. O país foi ultrapassado pelo Sri Lanka. Esta nação insular localizada ao sul da Índia obteve um ritmo mais acelerado de crescimento nos últimos anos.
O IDH mede o desenvolvimento humano por meio de três componentes: educação, longevidade e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais perto do 1, maior é o bem-estar e a qualida…
Imagem
ARQUEOLOGIA

"ELO DESCOBERTO"

"Um dinossauro esquisito cujos fósseis foram encontrados no sul do Chile há 13 anos é um elo na evolução desse grupo de répteis, afirmam cientistas britânicos. Em artigo publicado em agosto na revista Biology Letters, eles afirmam que Chilesaurus diegosuarezi preenche uma lacuna evolucionária entre dois desses grupos de dinossauros. Ao ser apresentado ao mundo, em 2015, o chilessauro, embora vegetariano, foi classificado como terópode (dinossauro bípede, carnívoro e onívoro, como o velociraptor e o tiranossauro). A postura ereta, as fortes patas traseiras e os pequenos membros dianteiros do chilessauro combinam com os terópodes, mas a estrutura dos quadris semelhante à de aves e os dentes achatados, típicos de herbívoros, aproximam-no da desordem dos ornitísquios, como o estegossauro e o triceratops. A pesquisa revela que o bicho era mais ornitísquio do que terópode, mas atesta uma proximidade entre essas subordens até então desconhecida."…
Imagem
CONFLITOS INTERNACIONAIS

"GUERRA NA SÍRIA: 3.369 PESSOAS MORRERAM EM OUTUBRO" "Em 6 anos de conflito interno, mais de 330.000 pessoas morreram no país"

"O mês de outubro deste ano foi o mais letal na Síria, com 3.369 mortes, segundo apuração publicada nesta quarta-feira pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). O organismo indicou que desse total, pelo menos 848 eram civis, dos quais 140 eram menores de idade e 135, mulheres. A Síria vive um conflito interno desde março de 2011 que já deixou mais de 320.000 mortos. Em seis anos de guerra, o regime de Bashar Assad conseguiu reconquistar mais da metade da Síria, mas continua isolado da comunidade internacional, dependendo de seus aliados, Rússia e Irã. Desde o início da campanha militar russa em 2015 - para ajudar um regime sírio com sérias dificuldades com rebeldes extremistas -, as tropas de Assad se recuperaram. Elas já controlam mais da metade do território, onde vivem mais de dois terços da população. …