Postagens

Mostrando postagens de Julho 29, 2018
Imagem
ABORTO

"DESIGUALDADE DE RENDA E COR DE PELE MARCAM RISCO DE ABORTO ILEGAL" "Técnicas caseiras e perigosas são usadas em especial por pretas, pardas e pobres, que têm mais chance de morrer"

"SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO Uma fez um aborto em casa e morreu. A outra procurou uma clínica particular e no dia seguinte já estava trabalhando. Se a vontade era a mesma - não ter o filho que carregavam na barriga -, as diferenças entre elas eram três: cor, renda e escolaridade. As histórias da babá Ingrid de Oliveira, 31, e da jornalista Fabiana (nome fictício), 41, refletem o caráter desigual dos riscos do aborto no Brasil, maiores entre pretas, pardas e pobres que estudaram pouco, como indica relatório do Ministério da Saúde."

"Enquanto entre mulheres brancas a taxa é de 3 óbitos causados por aborto a cada 100 mil nascidos vivos, entre as negras esse número sobe para 5. Para as que completaram até o ensino fundamental, o índice é de 8,5, quase o dobro da média geral …
Imagem
AISHA SARWARI DIZ "O FEMINISMO ME LEVOU A SER INVENCÍVEL"


"Ativista luta para que mulheres de seu país não sejam propriedade de homens"


ENTREVISTA

Por: Carolina Vila-Nova

"SÃO PAULO A jornalista e ativista paquistanesa Aisha Sarwari, 37, está fazendo uma proposta ousada para suas conterrâneas: que assumam o controle de seus direitos sexuais. A definição vai além do prazer sexual: é sobre as mulheres 'não serem propriedade de nenhum homem'.
Sarwari é cofundadora do Women's Advancement Hub (WHA; Centro para Avanço das Mulheres), organização que trabalha pelos direitos da mulher em setores como mobilidade, assédio online e saúde, e cede sua plataforma na internet para que mulheres ao redor do Paquistão contem suas histórias.
Segundo maior país muçulmano do mundo e dono de uma sociedade patriarcal, o Paquistão tem um sistema misto de legislação civil e islâmica. A Constituição reconhece a igualdade entre homens e mulheres, mas a lei da sharia também é válida…
Imagem
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

"IMAGENS DE ORIXÁS SÃO QUEBRADAS EM TERREIRO DE CANDOMBLÉ DE NITERÓI" "Polícia investiga o caso registrado como intolerância religiosa"

Por: Daniela Kalicheski
"RIO - Foram depredadas imagens de orixás pertencentes a um centro de candomblé localizado no bairro Fonseca, em Niterói. O caso, registrada na 78ª DP como crime de intolerância religiosa, ocorreu no terreiro Ile Axé Oya Onira - que em iorubá significa Casa de Iansã - de Tânia Rodrigues, conhecida como Mãe Tânia de Oya. A religiosa foi informada do ato de vandalismo na manhã de sábado por um amigo que passava em frente ao local e percebeu os cacos espalhados no chão. Cinco imagens foram destruídas e apenas uma foi poupada, a que simboliza a figura de Iemanjá. Não houve invasão no local, pois todas as estatuetas estavam expostas no muro do lado de fora do terreiro e, de acordo com Tânia, a perícia não constatou sinais de tentativa de arrombamento na propriedade. Há cerca de 20 anos no co…
Imagem
INTERNACIONAL

"TERREMOTO NA INDONÉSIA DEIXA 10 MORTOS, 40 FERIDOS E VÁRIOS DANOS" "País se assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano"

Por: Agência EFE
"Pelo menos dez pessoas morreram, outras quarenta ficaram feridas e dezenas de prédios desmoronaram após o terremoto de 6,4 graus na escala Richter, seguido de réplicas, que sacudiu neste domingo a ilha de Lombok, na Indonésia. 'O terremoto causou dez mortos, 40 feridos e dúzias de casas danificadas', detalhou em comunicado o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. Oito vítimas, uma delas de nacionalidade malaia, foram registradas na região de Lombok e as demais na faixa norte da ilha. Dos quarenta feridos, oito estão em estado grave, segundo a citada agência. As autoridades advertem que são dados provisórios e que podem aumentar à medida que o socorro chegue aos locais afe…
Imagem
ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO: GUIA DO ESTUDANTE ENEM & VESTIBULARES
As dicas de redação é um dos assuntos mais procurados no blog Conhecimento Cerebral, por isso, pensando em uma maneira ainda melhor de ajudar ainda mais você, que tem uma atenção especial e necessita de um material de apoio de qualidade para ajudá-lo a praticar a escrita de redações do Enem & Vestibulares, apresentamos a partir de agora uma nova série de matérias: Analisando Propostas de Redação: Guia do Estudante - Enem & Vestibulares, que irá trazer os temas que mais caem nas provas (inclusive os de atualidades), e analisar as propostas e os exemplos de redações apresentados. O nosso principal objetivo é ajudá-lo e se tiver sugestões de temas ou quiser sua redação corrigida, você pode enviá-la através do email: conhecimentocerebral@gmail.com. Boa leitura e bons estudos!

NOVA PROPOSTA DE REDAÇÃO: "O USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL"
Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta …