Postagens

Mostrando postagens de Agosto 2, 2017
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!

"ABACATE EM DEFESA DAS ARTÉRIAS" "Pesquisa atesta o poder da fruta contra os males que levam ao entupimento dos vasos"

Por: Vand Vieira
"Se você ainda tem o pé atrás em relação ao abacate só porque ele é um fruto mais gorduroso, pode relaxar. Um time da Universidade de Ciências Médicas de Mashhad, no Irã, revisou 129 estudos com o alimento e concluiu que ele é, sim, um baita aliado contra a síndrome metabólica - quadro marcado por abdômen saliente e que eleva o risco de diabetes e doenças cardiovasculares. Além de esbanjar gorduras boas, o abacate possui minerais, vitaminas e antioxidantes. 'Consumir até uma unidade diariamente ajuda a diminuir a gordura abdominal e controlar a pressão arterial, a glicemia e os níveis de colesterol', conta o farmacêutico Jamshid Tabeshpour, um dos autores do trabalho."
A QUALQUER HORA Sugestões para incluir o fruto em diferentes momentos do dia
CAFÉ DA MANHÃ Que tal um creme? Bat…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ECONOMIA!

"A GERAÇÃO NEM-NEM" "Com a crise, o número de jovens no Brasil que nem trabalham nem estudam já soma 6,6 milhões. Os reflexos desse fenômeno não atingirão só a vida deles, mas toda a sociedade"

Por: Bianca Alvarenga
"Numa crise econômica profunda todos perdem, mas uns perdem mais que os outros - e esses são quase sempre jovens. Isso ocorre porque demitir funcionários com menos tempo de ocupação sai mais barato e cortar a mão de obra menos especializada significa perder menos produtividade e ter mais facilidade de encontrar substitutos quando o mercado se recuperar. Quando as recessões são longas e o desemprego começa a se disseminar também entre os trabalhadores mais velhos (ou seja, aqueles que chefiam os lares em que os adolescentes moram), as oportunidades de estudo dos jovens diminuem mais ainda. À medida que o orçamento familiar fica enxuto, as prioridades tornam-se outras. No Brasil de hoje, a situação não é diferente.…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MEIO AMBIENTE!

"NADAR PARA A MORTE" "Centenas de baleias encalham periodicamente num ponto específico do litoral da Nova Zelândia, e a maioria delas morre ali mesmo. Este ano houve um novo episódio dessa tragédia ambiental, cujas causas ainda não são bem conhecidas"

"O fenômeno já fora visto pelo menos nove vezes antes, na mesma época do ano, em Farewell Spit, uma restinga no noroeste da Ilha Sul da Nova Zelândia, mas nunca com essas dimensões: em 10 de fevereiro, 416 baleias-pilotoencalharam ali. Cerca de 300 delas morreram, segundo o Ministério da Conservação neozelandês, e mesmo a maioria das mais de 100 salvas pelos esforços de equipes de resgate correu perigo, pois, após voltarem a flutuar na maré-alta, retornaram a Farewell Spit para um novo encalhe. Dois anos antes, outra grande operação foi organizada para salvar 200 baleias-piloto encalhadas na mesma área, mas, como desta vez, a maior parte delas morreu. Ainda não se sabe ao …
Imagem
ATUALIDADES: VESTIBULAR E ENEM

CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE: ÁGUA
SECA HISTÓRICA CASTIGA O NORDESTE A maior falta de água no Nordeste dos últimos cem anos sinaliza a importância da gestão dos recursos hídricos no país e no mundo

Solos rachados, perdas na agricultura, mortes de animais e, sobretudo, a falta de água para consumo humano. São situações já esperadas pelo sertanejo do Nordeste, durante os períodos mais secos do ano. Mas não durante anos seguidos. A atual estiagem já dura seis anos consecutivos e é a seca mais prolongada da história recente na região. Os reflexos já afetam não só a população rural, mas também o cotidiano dos centros urbanos.
O cenário vem se agravando. De acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 65% do território nordestino se encontrava na categoria de "seca excepcional", em dezembro de 2016. E essa área já era 18% maior em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Estende-se por "seca excepcional" uma estiagem muito…
Imagem
SOCIEDADE

"CONHEÇA A HISTÓRIA DA PEDAGOGA QUE DEIXOU A VIDA NA CAPITAL PARA VENDER ORGÂNICOS ONLINE" "Com a chegada de internet via satélite na zona rural de Paraisópolis (MG), Roberta Pessoa criou um negócio familiar de sucesso"

Por: Isabella Sarafyan com Vinicius Galera
"O sonho de Roberta Pessoa sempre foi sair da cidade de São Paulo e ganhar a vida plantando. Na capital, a pedagoga trabalhava em uma escola e seu marido era design gráfico enquanto economizavam para adquirir uma propriedade no campo. O casal chegou a ensaiar a vida na fazendo cultivando temperos, ervas, couve e alface dentro de casa. A vontade de começar uma vida no campo ficou maior quando Roberta engravidou, e ela acabou comprando um sítio na cidade de Paraisópolis, no sul de Minas Gerais, a 200 km de São Paulo. A terra que originalmente era uma área de pastagem começou a ser recuperada enquanto o casal pesquisava sobre a plantação de orgânicos. 'A ideia de vender comida orgânica sempre exi…