Postagens

Mostrando postagens de Maio 7, 2016
Imagem
MEIO AMBIENTE

"EMISSÕES DE GASES POLUENTES DO BRASIL CAÍRAM 50% EM 5 ANOS"

Por: Giovana Girardi DO ESTADÃO CONTEÚDO
"São Paulo - O novo inventário de gases de efeito estufa do Brasil, referente às emissões de 2010, mostra que o total de gás carbônico (CO2) lançado pelo País caiu mais de 50% entre 2005 (ano do inventário anterior) e 2010, passando de 2,73 bilhões de toneladas de CO2 para 1,27 bilhão de toneladas. O documento revela também que o tamanho da contribuição nacional para o aquecimento global há uma década foi maior do que o esperado anteriormente. O novo inventário, obtido com exclusividade pela reportagem, foi feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com base em uma metodologia científica aprimorada, que reviu as emissões passadas. Pelo cálculo, em 2005, quando o desmatamento do Brasil estava no auge - nossa principal fonte de CO2 -, as emissões foram 33,8% maior. Em vez das 2,1 bilhões de toneladas que eram contabilizadas no segundo inventário, foram …
Imagem
POLÍTICA INTERNACIONAL

"MUÇULMANO É NOVO PREFEITO DE LONDRES" "Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, será o terceiro a ocupar o cargo, conquistado após oito anos sob conservador"

Por: Fernanda Odilla EM LONDRES
"Filho de paquistaneses promete à população 'as mesmas oportunidades que a cidade lhe deu' e dá fôlego a líder do partido. O advogado londrino Sadiq Khan, 45, do Partido Trabalhista, será o primeiro prefeito muçulmano de Londres. Os resultados oficiais, anunciados na noite desta sexta (6) - madrugada de sábado no Reino Unido - mostram que ele teve 44,2% dos votos na véspera, ou 1,3 milhão, 315 mil além do conservador Zac Goldsmith, seu maior rival. 'Londres é a melhor cidade do mundo, estou tão orgulhoso. Agradeço a cada um por ter tornado o impossível possível hoje', discursou. 'Quero dar a cada londrino as oportunidades que Londres me deu. Trabalho, segurança, ar puro e uma cidade limpa. Meu pai estaria orgulhoso dessa cidade que escolheu co…
Imagem
TECNOLOGIA

"ENTRE EM CHERNOBYL USANDO REALIDADE VIRTUAL E VEJA A CIDADE FANTASMA 30 ANOS DEPOIS" "Documentário em 360 graus te deixa explorar o local do maior acidente nuclear da história"

Por: Ana Carolina Leonardi
"O desastre de Chernobyl completou 30 anos e segue sendo o pior acidente nuclear da história. Muita gente gosta de ver de perto a destruição que a exploração da usina causou e os povoados ao redor se tornaram pontos turísticos. Mas grande parte da cidade de Pripryat, hoje na Ucrânia, assim como o que restou da usina, ainda tem níveis altos e perigosos de radiação. Visitar a área, então, é proibido. Mas a tecnologia resolveu esse problema. O programa de TV americano Frontline e a Universidade de Nova York fizeram uma parceria para produzir um documentário de realidade virtual, que permite navegar 360º por todas as imagens do vídeo. Não bastasse a inovação do formato, o grupo foi até a Ucrânia fazer um tour pelas ruínas da cidade abandonada - que um dia ab…
Imagem
SAÚDE

"ZIKA LEVA CÉLULAS AO CÉREBRO À AUTODESTRUIÇÃO, DIZ ESTUDO"

Por: Fábio de Castro ESTADÃO CONTEÚDO
"São Paulo - A infecção pelo vírus zika desencadeia nas células do cérebro humano em formação uma resposta imune que as leva à autodestruição. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade da Califórnia (UC) em San Diego (Estados Unidos) e publicada nesta sexta-feira, 6, na revista científica Cell. De acordo com os autores do artigo, a morte das células-tronco cerebrais pode ser uma alternativa para que elas sobrevivam à infecção, reduzindo a possibilidade de ocorrência de má formação. Para realizar o estudo, os pesquisadores utilizaram organoides cerebrais, popularmente conhecidos como 'minicérebros'. Os organoides são estruturas de tecido cerebral cultivadas em laboratório para mimetizar o órgão em formação e estudar como ele reage às infecções. Segundo os cientistas, o vírus da zika contribui para autodestruição das células ao ativar o receptor TLR3, que de…