Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 27, 2016
Imagem
SAÚDE

"ATRIZ CLÁUDIA RODRIGUES FALA SOBRE RECUPERAÇÃO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA: 'ENTREGUEI PARA DEUS"

"A atriz e comediante Cláudia Rodrigues, 44, participou do 'Domingo Show' do próximo domingo (31), revelando detalhes sobre a esclerose múltipla que afetou sua carreira. Ela participava do Zorra Total em 2014 e, em 2015, ficou afastada da televisão durante sua recuperação da doença. 'A partir do momento que eu decidi fazer o transplante, entreguei para Deus. Se o Senhor quer meu óbito, que faça sem dor', disse Rodrigues ao apresentador Geraldo Luíz. Ela teve que fazer um transplante de células-tronco e chegou a raspar a cabeça, processo que será retratado no programa de TV. Atualmente, ela planeja continuar trabalhando. Em 2015, ela disse ao 'Uol' que pensou em suicídio, mas decidiu se manter por causa de sua filha. Seu irmão, Márcio, se matou em 1991."
Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 27 de janeiro de 2016 (Acesso: 27/01/2016)
Imagem
EDUCAÇÃO

"TRÊS EXEMPLOS DE COMO A EDUCAÇÃO TEM SIDO REPENSADA NO MUNDO"

Por: Claudio Sassaki
"Você se lembra da época do retroprojetor, do videocassete e das televisões em sala de aula? As tecnologias utilizadas nas escolas eram, em sua maioria, destinadas a apresentar o conteúdo aos alunos. Mas hoje, com a internet e com uma quantidade enorme de informações disponível, o desafio é garantir qualidade e eficácia a esse acesso, além de proporcionar uma experiência que respeite as necessidades de cada estudante e o ajude a ver o valor naquilo que aprende. As novas tecnologias trouxeram a professores e gestores a necessidade de repensar a Educação e de entender como elas podem ajudar a garotada a desenvolver habilidades necessárias para os desafios de seu tempo. Felizmente, a busca pela inovação na Educação é uma tendência global que conta com um grande número de experiências bem-sucedidas. Como pode ser difícil imaginar novos modelos educacionais com base somente na teoria, com…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"EM 2050, OS OCEANOS TERÃO MAIS PLÁSTICOS QUE PEIXES"

"Caso você precise de mais evidências de que os homens estão fazendo um belo trabalho de destruição do planeta, considere o seguinte: se continuarmos desse jeito, vai haver mais plástico que peixes nos oceanos. Essa é a conclusão de um novo relatório do Fórum Econômico Mundial e da fundação Ellen MacArthur. 'As melhores pesquisas disponíveis hoje estimam que haja mais de 150 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos', diz o relatório. 'Num cenário em que nada mude, espera-se que o oceano contenha 1 tonelada de plástico para cada 3 toneladas de peixe em 2025 e, em 2050, mais plásticos que peixes (por peso)'. Em outras palavras, em apenas 34 anos, a quantidade de lixo plástico no oceano vai superar, em peso, a de peixes. O estudo descreve os plásticos como 'material faz-tudo oblíquo da economia moderna' e afirma que, depois de um curto primeiro ciclo de uso, 95% do material das embal…
Imagem
SAÚDE

"DROGA ANTICÂNCER AMENIZA EFEITOS DO ALZHEIMER E MELHORA A MEMÓRIA DE RATOS EM TESTES" "Os resultados da pesquisa foram promissores e podem apontar um caminho para o tratamento efetivo da doença"

Por: Ana Luísa Fernandes
"Uma droga utilizada para tratar o câncer foi capaz de reduzir sintomas relacionados ao Alzheimer em ratos. Ela conseguiu, inclusive restaurar algumas funções na memória. No passado, pesquisadores suspeitavam que um sistema imunológico muito ativo poderia estar relacionado com a doença; agora, começam acreditar no contrário. 'O sistema imunológico do cérebro fica extremamente ativo no Alzheimer, e existe um debate sobre essa questão, se essa ativação protege, faz mal, ou um pouco dos dois. Muitos cientistas acreditam que acalmar esse sistema é um tratamento eficaz contra a doença. Mas remédios que fazem isso não obtiveram muito sucesso em testes clínicos', diz a cientista Tara Spires-Jones. O estudo, realizado pelo Instituto de Ciência…
Imagem
ARQUEOLOGIA

"ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM INDÍCIOS DE PRIMEIRA GUERRA DA HUMANIDADE" "Entre as vítimas, estavam as crianças e uma mulher em estágio avançado de gravidez"

Por: Cláudia Fusco
"Um time de pesquisadores da Universidade de Cambridge acaba de divulgar um estudo sobre fósseis que encontraram em Nataruk, no Quênia. A busca levou os arquipélagos a encontrarem ossadas de homens, mulheres e crianças com sinais claros de violência física, sugerindo que a humanidade está em guerra há pelo menos dez mil anos. Até agora, este é o conflito humano mais antigo de que se tem notícia. Apesar de triste, é uma descoberta importante, uma vez que cientistas ainda não têm certeza de quando as guerras começaram a surgir em nossa espécie. Teriam sido causadas por conta de algo profundo em nossa história evolutiva, ou um sintoma do senso de posse que surgiu com a evolução da agricultura? Ainda é um mistério. Nessa nova pesquisa, foram encontrados vinte e sete esqueletos parciais, vin…