Postagens

Mostrando postagens de Agosto 25, 2017
Imagem
ENERGIA

"ENERGIA CADA VEZ MAIS LIMPA"

"Atualmente, 25% da energia consumida no Brasil pela empresa de telecomunicações Telefônica, dona da marca Vivo, é proveniente de fontes renováveis, ante 22% registrados em 2015. Isso equivale a 388,4 milhões de kWh, o mesmo consumo de energia de um município como Guaratinguetá (SP), com aproximadamente 118.378 habitantes. Até 2020, a empresa pretende obter pelo menos 50% da energia consumida de fontes renováveis, meta que deverá chegar 100% em 2030."
Matéria retirada do site PLANETA, 24 de agosto de 2017 (Acesso: 25/08/2017)
Imagem
MUNDO

"EUA ENFRENTAM PIOR FURACÃO DOS ÚLTIMOS DOZE ANOS" "A tempestade atingiu a categoria de força 3, a mais alta, com ventos de 193 km/h"

"O furacão Harvey se intensificou no início desta sexta-feira, tornando-se possivelmente o maior a atingir os Estados Unidos em doze anos. Autoridades locais alertam moradores que busquem abrigo para ventanias e enchentes que podem ser letais. O Harvey, que foi elevado para uma tempestade de categoria 3, a mais alta da escala, com ventos de 193 km/h, é o primeiro grande furacão a atingir o território americano desde o furacão Wilma, que passou pela Flórida em 2005. Um alerta para tornado também foi emitido para os estados do Texas e de Louisiana."

"O furacão deve atingir a parte central da costa do Texas na noite desta sexta-feira ou na manhã de sábado. Segundo o Serviço Nacional do Clima americano, a combinação de fortes chuvas, tempestades 'ameaçadoras' e ventos fortes podem deixar extensas faixas do sul do …
Imagem
SOCIEDADE

"BEBÊS ESTÃO ENTRE AS VÍTIMAS DO ACIDENTE"

"Ao menos dois bebês estão entre as vítimas do naufrágio desta quinta (24), na Bahia. Um deles, identificado como Davi Gabriel Martim, de 6 meses, foi fotografado no colo de um socorrista após o acidente. Davi viajava com a mãe e a irmã para uma consulta ao pediatra. No momento em que a lancha virou, os três caíram na água. Mãe e filha se salvaram, mas o bebê acabou não resistindo. Socorrista do Samu, o técnico de enfermagem Jaeliton Batista foi quem carregou Davi Gabriel até a ambulância. 'Ele já chegou sem sinais vitais, passou pelo procedimento de reanimação por mais de uma hora, mas, infelizmente, não sobreviveu', disse. Segundo Batista, os primeiros resgates só foram possíveis pela ajuda dos próprios moradores. 'A primeira lancha a chegar no local foi de uma pessoa, que ajudou a tirar vários passageiros dentro da água'. Um outro bebê, identificado como Darlan Queiroz Reis Julião, 2, também morreu na tra…
Imagem
NACIONAL

"NOVO NAUFRÁGIO, AGORA NA BAHIA, MATA 18" "Sob chuva, lancha com 124 pessoas tomba no mar perto de Salvador, dois dias após barco com 52 ter afundado no Pará"

Por: João Pedro Pitombo DE SALVADOR Franco Adailton COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SALVADOR
"Embarcação tinha toda a documentação, segundo agência reguladora; causas do acidente ainda serão apuradas. O naufrágio de uma lancha na baía de Todos-os-Santos, nas proximidades de Salvador, deixou ao menos 18 mortos na manhã desta quinta (24). A embarcação, com capacidade para 162 passageiros, levava 124 pessoas, entre elas quatro tripulantes. Mais de 90 foram resgatadas. Ao menos duas crianças morreram no acidente. Darlan Reis Queiroz, de 2 anos, e Davi Gabriel Martim, de seis meses, que foi fotografado nos braços de um socorrista pela manhã - não se sabe se ele está entre os óbitos contabilizados pelas autoridades. Eram 6h30, chovia muito, o mar estava agitado, e a lancha iniciava uma travessia estimada em cerca …
Imagem
ATUALIDADES: VESTIBULAR E ENEM

QUESTÕES SOCIAIS: DESIGUALDADE RACIAL
EM ESTADO DE TENSÃO Nos Estados Unidos e no Brasil, os negros convivem com a discriminação e a exclusão social e são as principais vítimas da violência

Uma sucessão de casos de assassinato de negros por policiais nos Estados Unidos (EUA) tem reacendido o debate sobre discriminação racial naquele país. Em dois dos episódios mais recentes, ocorridos em setembro de 2016, dois homens negros desarmados foram mortos nos estados de Oklahoma e Carolina do Norte. Em julho do mesmo ano, a morte de outros dois negros por policiais, em Minnesota e na Louisiana, já havia causado uma forte onda de protestos.

Nas ruas do país e nas redes sociais, viam-se a frase e a hashtag #blacklivesmatter (vidas negras importam). Ela circulou pela primeira vez na internet em 2012, a partir de uma mensagem postada no Facebook pela ativista negra norte-americana Alicia Garza. A moça protestava contra a absolvição de um policial que havia assassinado um j…