Postagens

Mostrando postagens de Setembro 5, 2018
Imagem
NACIONAL

"JUÍZA REJEITA DENÚNCIA CONTRA POLICIAIS POR MORTE DE CRIANÇA: 'FANTASIA DO MP" "Promotor acusou cinco policiais por morte do menino Ítalo e fraude processual. Magistrada diz que acusação está 'divorciada da realidade"

Por: Marco Antônio Carvalho
"SÃO PAULO - A juíza Debora Faitarone, do 1º Tribunal do Júri de São Paulo, rejeitou nesta quarta-feira, 5, a denúncia ofertada pelo Ministério Público contra cinco policiais militares envolvidos no caso do menino Ítalo, morto a tiros na Vila Andrade. A magistrada disse que a acusação, que imputava os crimes de homicídio e fraude processual aos agentes, tem elementos de 'fantasia' por parte do promotor e é 'divorciada da realidade'. O promotor Fernando César Bolque havia denunciado à Justiça os policiais por acreditar que os agentes haviam atirado sem necessidade e forjado disparos por parte da vítima. Ítalo Ferreira de Jesus Siqueira, de 10 anos, foi morto após furtar um carro na garagem d…
Imagem
FALECIMENTOS

"MORRE AOS 92 ANOS A ATRIZ BEATRIZ SEGALL" "Ele estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, por complicações respiratórias"

Por: Gustavo Fioratti
"SÃO PAULO A atriz Beatriz Segall morreu nesta quarta-feira (5), aos 92 anos, após problemas respiratórios. Ela estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde será velada nesta quarta, a partir das 19h. Poucas atrizes marcaram o imaginário de um país como fez Beatriz Segall com sua Odete Roitman, ricaça esnobe da novela 'Vale Tudo', típico espelhamento da elite social carioca nas tramas criadas para a televisão no fim do século 20. O assassinato da personagem rendeu a Rede Globo um dos maiores índices de audiência na história da TV brasileira, especialmente no último capítulo da novela de Gilberto Braga, Agnaldo Silva e Leonor Basseres, em janeiro de 1989, quando seu algoz foi enfim revelado. 'Quem matou Odete Roitman?' tornou uma daquelas frases repetidas a exa…
Imagem
ANDREAS SCHLEICHER EM "O FUTURO CHEGOU"

"O responsável pelo teste que avalia o ensino no mundo volta a se debruçar sobre a situação do Brasil e alerta: as escolas precisam entrar logo no século XXI"

Por: Monica Weinberg
"Se um país quer saber como anda seu ensino em comparação com os outros, precisa consultar o Pisa, exame internacional aplicado desde 2000 pela OCDE, organização que reúne as nações mais desenvolvidas. Ele testa jovens de 15 anos em linguagem, matemática e ciências. Há quase duas décadas quem está no comando da prova que chacolha o universo da educação é o físico alemão Andreas Schleicher, 54 anos, dono de rara perspectiva global sobre a sala de aula - inclusive no Brasil, país que perdeu as contas de quantas vezes visitou. Na edição de VEJA de 6 de agosto de 2008, as Páginas Amarelas traziam sua análise sobre os estudantes brasileiros, situados na turma de pior desempenho no Pisa (ainda estão nela). Na época, Schleicher chamava atenção para o pen…
Imagem
AVIÕES: O QUE AS CATÁSTROFES AÉREAS ENSINAM?

Já falamos muito aqui que o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, não é mesmo? Mas isso não impede que ocorram histórias surpreendentes, e digamos, bizarras. O caso do piloto Gilberto Araújo da Silva, veterano da Varig, antiga companhia de aviação brasileira, é um exemplo disso. E antes de me esquecer, guarde o nome dele, pois nesta matéria, ele é nosso personagem principal. Imagine que, em 11 de julho de 1973, em um voo aparentemente rotineiro, o experiente piloto Gilberto Araújo da Silva, seria o comandante do voo RG-820, da Varig, que faria a rota Rio de Janeiro-Paris, na França, com 117 passageiros a bordo, e mais 17 tripulantes. Tudo transcorria normalmente até que, quase no percurso final, por volta das duas da tarde daquele dia, uma fumaça muito densa saía de um dos banheiros daquele Boeing 707, e aquela altura, a fumaça já incomodava os passageiros, que tossiam sem parar. Uma das comissárias foi pegar o extintor para acab…