Postagens

Mostrando postagens de Maio 10, 2016
Imagem
ASTRONOMIA

"NASA DESCOBRE 1.284 NOVOS PLANETAS FORA DO SISTEMA SOLAR" "É o maior conjunto de novos planetas já anunciado, de uma vez só, pela agência espacial. Do total, nove são rochosos e potencialmente habitáveis"

"A Nasa anunciou nesta terça-feira a descoberta de 1.284 novos planetas fora do Sistema Solar - é o maior conjunto de novos planetas já anunciados, de uma só vez, pela agência espacial. Eles foram vistos pelo telescópio espacial Kepler e, do total, 550 podem ser rochosos, como a Terra, e nove deles são potencialmente habitáveis - ou seja, ficam a uma distância tal de suas estrelas que possibilitam a ocorrência de temperaturas ideais para que exista água líquida sobre a superfície, principal condição para o surgimento de vida. Com esses nove, atualmente são 21 os planetas potencialmente habitáveis já identificados no Universo - os melhores candidatos a uma 'nova Terra'. 'Esse anúncio mais que duplica o número de exoplanetas descobertos pelo…
Imagem
SOCIEDADE

"INDIANA COM MAIS DE 70 ANOS DÁ À LUZ UM BEBÊ" "O menino nasceu saudável, por meio de fertilização in vitro. 'Me sinto cheia de energia', afirmou a mãe"

"Um casal indiano, ambos com cerca de 70 anos, celebrou no mês passado o nascimento de seu filho, após tratamento de fertilização in vitro, informou o jornal britânico The Guardian. A indiana Daljinder Kaur tentou tratamentos de fertilização durante dois anos, usando óvulos de uma doadora em uma clínica no norte do estado de Haryana. Ela não possui certidão de nascimento, algo comum na Índia, mas afirma ter por volta de 72 anos. O bebê, que nasceu saudável e pesando 2 quilos, se chama Arman. Kaur e seu marido, Mohinder Singh Gill, um fazendeiro, foram ridicularizados em um país onde a infertilidade é muitas vezes vista como uma maldição de Deus. O casal estava quase perdendo as esperanças quando conseguiu prosseguir com a gravidez. 'Estou cuidando do meu bebê sozinha. Me sinto cheia de energia…
Imagem
NACIONAL

"HADDAD LIBERA UBER POR DECRETO EM SÃO PAULO" "Prefeito anunciou nesta terça-feira texto que autoriza serviços de transporte individuais. A medida será publicada nesta quarta-feira"

"Após impasses e protestos na Câmara Municipal de São Paulo, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou nesta terça-feira decreto que autoriza serviços de transportes individuais, como o Uber, na capital paulista. A medida será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira. Segundo Haddad, a regulamentação beneficia cerca de 5.000 motoristas cadastrados nos aplicativos de transporte individuais. Com decreto assinado por Haddad, empresas com a Uber poderão 'comprar créditos' para rodar na cidade de São Paulo. O crédito será oferecido por quilômetro rodado e a média cobrada será de 10 centavos, podendo variar devido ao horário e local. Foram regulamentadas as modalidade de transporte remunerado e carona solitária. O motorista não precisará ter alvará para realiza…
Imagem
SAÚDE

"ÁFRICA CONCENTRA 90% DAS CRIANÇAS COM VÍRUS DA AIDS (ONUaids)"

A África abriga quase a totalidade de crianças infectadas pelo vírus HIV no mundo, lamentou na terça-feira em Abidjã o diretor-executivo da ONUaids, Michel Sidibé, que pediu que os menores tenham acesso universal ao tratamento antirretroviral. 'É uma questão de justiça social (...), uma questão de desigualdade profunda porque 90% das crianças que vivem com aids se encontram, infelizmente, na África', afirmou Sidibé na abertura de uma reunião sobre a aids e as crianças, que foi assistida por uma dezena de ministros de Saúde do continente e especialistas internacionais. 'Cinquenta por cento destas crianças que nascem com aids morrem antes do seu quinto aniversário' porque não têm 'a sorte de ter acesso aos serviços à disposição das demais crianças do resto do mundo', denunciou o diretor-executivo da ONUaids. 'O acesso universal ao tratamento para as crianças deve se transformar em real…
Imagem
VIOLÊNCIA

"TAXISTAS LIBERAM AVENIDA 23 DE MAIO APÓS PROTESTO VIOLENTO CONTRA UBER"

Por: Eduardo Geraque         Paulo Gomes
"Os taxistas que bloquearam a avenida 23 de maio por quase quatro horas em protesto contra a liberação do Uber pelo prefeito Fernando Haddad (PT) encerraram a manifestação por volta das 20h desta terça-feira (10). Em razão do bloqueio, que teve início às 16h, o trânsito teve lentidão no corredor Norte-Sul - segundo a CET, ás 18h havia 5,4 km de congestionamento sentido Santana e 3,2 km no sentido do aeroporto de Congonhas.  Apesar disso, o trânsito total da cidade foi abaixo do habitual nessa faixa do horário: 61 km, ante uma média entre 70 km e 114 km. A Polícia Militar manteve liberada uma faixa em cada sentido. Depois de negociação com a PM, os taxistas retiraram os carros da via por volta das 19h20 mas mantiveram o bloqueio. O tráfego foi liberado no sentido zona norte às 19h46 e no sentido zona sul às 19h55."

"VIOLÊNCIA"
"O clima de…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL: NA MENTE DA DEPRESSÃO "O MAL DO MILÊNIO"
A partir de agora, apresentaremos uma nova série de matérias chamada Conhecimento Cerebral: Na mente da Depressão - "O Mal do Milênio", cujo objetivo é reunir algumas valiosas informações sobre esse assunto que habita a humanidade desde seu surgimento, mas que ainda, para grande parte da população mundial, é um tabu.  Mesmo que você considere um assunto irrelevante, acredite, você já teve ou terá pelo menos uma vez na vida, algum sintoma dessa enigmática doença da mente humana. Isso é confirmado por milhares de especialistas do mundo inteiro, que estudam e reestudam o comportamento do cérebro. Para ressaltar somente um, o psiquiatra, escritor e psicoterapeuta brasileiro Augusto Cury, já a descreveu e confirmou em pelo menos, boa parte de seus livros. Segundo ele, não adianta fugir, porque uma hora, a depressão chega, seja ela invisível ou visível. Ao longo desse Dossiê que separamos sobre a depressão, irem…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"DESASTRE EM MARIANA PODE TER EXTINGUIDO ESPÉCIES RARAS" "Estudo de pesquisadores brasileiros apontam que água-viva encontrada só no Espírito Santo pode ter sido extinta"

Por: Lucas Alencar*
"As consequências do desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais, podem ser ainda mais graves. De acordo com pesquisadores brasileiros, o acidente pode ter dizimado espécies raras, pouco estudada ou completamente desconhecidas, que habitavam as regiões tomadas pela lama tóxica vazada da barragem de minério de ferro, em novembro de 2015. A teoria foi apresentada pelos pesquisadores Antonio Carlos Marques, diretor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP), e Lucília Souza Miranda, pós-doutoranda do Instituto de Biociências (IB-USP), no artigo Impactos ocultos do rompimento da barragem de minérios da Samarco que colapsou a fauna marinha brasileira, publicada na revista BIOTA Neotropica. O fio condutor do estudo é o desaparecimento da …
Imagem
SAÚDE

"MANEIRAR NA GORDURA AUMENTA CHANCES DE SOBREVIVER A UM CÂNCER DE MAMA" "Levantamento com milhares de pessoas revela que reduzir o consumo de alimentos gordurosos ajuda a evitar complicações dos tumores"

Por: Thiago Castro
"O câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença entre as mulheres brasileiras - ele só fica atrás do câncer de pele não-melanoma. Com mais de 58 mil casos por ano, ele costuma atingir aquelas que já passaram das cinco décadas de vida. Segundo um novo estudo do Instituto de Pesquisa Biomédica em Los Angeles, nos Estados Unidos, uma simples mudança no cardápio já ajuda a combater essa encrenca. Os pesquisadores recrutaram mais de 50 mil mulheres com idade entre 50 e 79 anos. Elas tinham exame de mamografia com resultado normal e não apresentavam nenhum nódulos nas mamas. As voluntárias foram divididas em dois grupos: o primeiro trocou 20% da gordura na dieta e foi estimulado a comer mais porções de frutas, verduras e grãos. A segunda …