Postagens

Mostrando postagens de Março 17, 2019
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SOCIEDADE!

MASSACRE EM SUZANO
"OS OITO ROSTOS DA TRAGÉDIA" "A vida, os planos e os sonhos brutalmente ceifados pelos matadores de Suzano"

Por: Jennifer Ann Thomas         Leandro Nomura        Luiz Felipe Castro
"QUANDO MASSACRES com atiradores em escolas eram noticiados - como o do bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, em 2011 -, a coordenadora pedagógica Marilena Ferreira Vieira Umezu costumava interromper a revolta dos interlocutores com comentários de compaixão. "Ela dizia não acreditar na maldade dos autores dessas tragédias. Achava que algo muito errado havia acontecido com quem atirou, mas que toda criança, todo adolescente tinha conserto", conta Vinícius, de 32 anos, o segundo de seus três filhos - o caçula tem 29 anos e o mais velho, de 38, trabalha na China. Marilena completaria 60 anos em agosto. Tinha 50 quando concluiu a graduação em filosofia na faculdade católica Paulo VI, na cidade vizinha de Mogi das Cruzes. A…
Imagem
ATUALIDADES: VESTIBULAR E ENEM

QUESTÕES SOCIAIS: VIOLÊNCIA
MORTE E INTIMIDAÇÃO O assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, coloca em xeque a intervenção federal e expõe os desafios para conter a rede de criminalidade no país

Por: Márcia Nogueira Tonello
Na noite de 14 de março de 2018, uma rua do centro do Rio de Janeiro foi o palco de um crime brutal que chocou o Brasil: o assassinato a tiros da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista, Anderson Pedro Gomes. Um carro emparelhou com o deles no bairro de Estácio e fez inúmeros disparos. A vereadora recebeu quatro tiros na cabeça.

O assassinato provocou manifestações de repúdio e protestos por todo o país. Em sua atividade pública, a vereadora - ela mesma moradora do Complexo da Maré - buscava organizar a população pobre e favelada da periferia do Rio para exigir direitos civis, como educação pública, acesso à saúde e o respeito a negros é à população LGBT.

A morte de Marielle ocorreu um pouco menos de um mês após o go…