Postagens

Mostrando postagens de Junho 20, 2016
Imagem
INTERNACIONAL

"JOVEM É ABUSADA SEXUALMENTE EM VOO DA AMERICAN AIRLINES"

"Autoridades americanas prenderam um homem de 26 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 13 anos durante um voo entre Dallas e Portland. De acordo com informações da CNN, Chad Cameron Camp foi preso na quarta-feira (16) após o voo aterrissar no destino. Uma aeromoça viu o homem passar a mão entre as pernas da menina - que chorava em silêncio - enquanto fazia o serviço de bordo. Ela então solicitou que o homem mudasse de lugar e, num primeiro momento, ele apenas se sentou na poltrona ao lado. Depois, advertido pela comissária, ele foi para os fundos da aeronave, e a menina para a parte da frente. De acordo com a denúncia, ele passou a mão na menina pelo menos três vezes. De acordo com o advogado da família da vítima, foram pelo menos 15 episódios. O voo estava vazio, mas mesmo assim Camp permaneceu no assento do meio, do lado da adolescente. 'Estou bem', teria dito Camp quando a comiss…
Imagem
SAÚDE

"CFM: CESÁREAS POR OPÇÃO SÓ PODERÃO SER FEITAS APÓS 39ª SEMANA DE GRAVIDEZ" "Decisão, que visa a garantir desenvolvimento do bebê, será publicada esta semana"

Por: André de Souza
"BRASÍLIA - Gestantes que preferirem a cesariana em vez do parto normal têm direito de fazer prevalecer sua escolha, desde que o procedimento seja realizado após 39ª semana de gravidez. A regra faz parte de uma nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), apresentada nesta segunda-feira. A norma, que deve ser observada por todos os médicos no Brasil, será publicada ainda esta semana no Diário Oficial da União. Segundo o presidente do CFM, Carlos Vital, a autonomia da paciente já era uma diretriz nos trabalhos do médico. A novidade agora diz respeito à segurança do feto, determinando que a cesariana, quando ocorre a pedido da paciente, só possa ser feita a partir da 39ª semana, a fim de garantir o desenvolvimento da criança. Há uma ressalva na resolução. Quando a mãe quiser a …
Imagem
MEIO AMBIENTE

"REGIME FORÇADO"

"Um estudo canadense publicado recentemente na revista Arctic Science confirma que o aquecimento global está cobrando um preço alta para a sobrevivência dos ursos-polares. Entre 1984 e 2009, pesquisadores de Ontário colheram informações de 900 desses animais capturados em vários pontos da costa norte dessa província e descobriram que a média de peso deles caiu muito. Os machos, que tipicamente chegavam a cerca de 500 kg, perderam 45 kg; as fêmeas, com média de 250 kg, agora apresentam 31 kg a menos. Os pesquisadores ligaram a perda ao derretimento do gelo marinho, observada desde os anos 1980. O degelo tem obrigado os ursos-polares a passar cada vez mais tempo em terra firme do que caçando focas (sua principal fonte de alimento). Hoje, calcula-se que os ursos-polares da região ficam 30 dias a menos no gelo marinho do que seus ancestrais."
Matéria retirada do site PLANETA, 01 de junho de 2016 (Acesse: 01/06/2016)
Imagem
SOLIDARIEDADE

"CONTRA FRIO, VOLUNTÁRIOS ESPALHAM CASINHAS PARA CÃES NAS RUAS DE LAGES (SC)"

Por: Lívia Marra
"Para tentar amenizar as situações dos cães abandonados, voluntários iniciaram um projeto para espalhar casinhas pelas ruas de Lages (SC). 'Esta é minha casa, fui abandonado. Por favor, me ajude com água e comida. Se não puder me ajudar, tudo bem, mas, por favor, não me faça nenhum mal. Eu não faço mal a ninguém'. O recado, fixado nos abrigos, tem dado resultados, e moradores começaram a doar também cobertores para aquecer os animais. 'Aqui em Lages faz muito frio. Quando você vai dormir e pensa que vai está em casa, embaixo das cobertas, com seus bichinhos ali tremendo, imagina quem não tem onde se recolher', diz a empresária Bruna Carolina Uncini, 26, idealizadora do Ajude um Animal de Rua. Uncini afirma que sempre tentou ajudar animais abandonados, em um 'trabalho de formiguinha'. 'Estava cansada de ver uma situação que eu queria interfer…
Imagem
TECNOLOGIA

"SUPERCOMPUTADOR CHINÊS É O MAIS RÁPIDO DO MUNDO" "A máquina tem mais de 10 milhões de processadores e é capaz de realizar 93 quatrilhões de cálculos por segundo"

"De acordo com o ranking bianual dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo, realizado pelo Laboratório Nacional de Berkeley em conjunto com a Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, uma máquina 100% chinesa intitulada TaihuLight, desenvolvida por um órgão da China de pesquisa em engenharia e tecnologia, é a mais rápida do mundo. O país ocupa a liderança desde 2013, com a até então imbatível Tianhe-2, que processava 33.86 petaflops (cada petaflop equivale a 1 quatrilhão de cálculos por segundo) com chips da empresa americana Intel. No entanto, o atual supercomputador mais poderoso é quase três vezes mais eficiente, com capacidade de processamento de 93 petaplops. A máquina fica no Centro Nacional de Supercomputação da China, na cidade de Wuxi. O TaihuLight tem mais de 10 milhões d…
Imagem
SAÚDE

"PELA PRIMEIRA VEZ, VACINA DE ZIKA SERÁ TESTADA EM HUMANOS" "Os resultados do estudo, que busca avaliar a segurança e tolerabilidade do imunizante, serão anunciados ainda este ano"

"A agência americana de medicamentos (FDA, na sigla em inglês) aprovou nesta segunda-feira o início de testes de uma vacina contra zika em humanos. O ensaio clínico tem como objetivo determinar a segurança e tolerabilidade do imunizante produzido pela americana Inovio Pharmaceuticals, em parceria com a sul coreana GeneOne Life Sciences. Caso seja bem sucedida, a próxima fase de estudos irá verificar a eficácia e eficiência do produto.
O teste, que começará em algumas semanas, consistirá na aplicação da vacina - chamada GLS-5700 - em 40 voluntários saudáveis. O produto é o que se conhece por vacina de DNA, ou seja, é baseado em DNA geneticamente modificado que imita o vírus. Ao ser injetado no corpo, esse material chega até as células, que por sua vez, começam a produzir substância…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA VIOLÊNCIA!

"HORROR EM ORLANDO" "O tiroteio mais letal da história dos EUA revela um novo tipo de terrorismo: aquele que é cometido por um cidadão americano que utiliza uma ideologia para justificar crimes de ódio"

Por: Mariana Queiroz Barbosa
"Uma mistura de crime de ódio e terrorismo provocou, na semana passada, o tiroteio mais letal da história dos Estados Unidos. Cinquenta pessoas, inclusive o atirador, Omar Mateen, de 29 anos, foram mortas e 53 saíram feridas de um atentado à boate Pulse, frequentada por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) em Orlando, na Flórida. O local não era tão simbólico quanto os dos ataques terroristas coordenados pela Al Qaeda nos EUA, em 2001, ou pelo Estado Islâmico (EI) em Paris, no ano passado. Muito provavelmente, o horror em Orlando foi resultado das ações de um 'lobo solitário', que não precisou ir ao Oriente Médio para se radicalizar e usou as credenciai…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CONFLITOS INTERACIONAIS!

"SEM LIMITES" "O assassinato de uma parlamentar inglesa expõe o perigo do radicalismo político às vésperas do referendo que vai decidir sobre a saída da Inglaterra da União Europeia"

Por: Duda Teixeira
"O referendo do próximo dia 23 para decidir se a Inglaterra deve ou não permanecer na União Europeia (UE) ainda não aconteceu, mas já pode ser considerado uma péssima ideia. Criada para satisfazer pressões internas no Partido Conservador e conter o crescimento da sigla Ukip, que pede a saída do país da UE, a consulta rachou os cidadãos entre aqueles que apoiam e os que rechaçam a medida, assustou os investidores e gerou faíscas com chefes de Estado e de governo de outros países europeus. Na quinta-feira 16, a tensão pré-referendo passou dos limites. Um homem com antecedentes de problemas mentais matou, com uma faca e uma pistola artesanal, a deputada Helen Joanne 'Jo' Cox, do Partido Trabalhista, que def…
Imagem
REDAÇÃO: VESTIBULAR E ENEM

RETROSPECTIVA DE TEMAS Veja os temas de alguns dos principais vestibulares e do Enem nos últimos exames

ENEM
2015 A pertinência da violência contra a mulher na sociedade brasileira2014 Publicidade infantil em questão no Brasil2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil2012 O movimento imigratório para o Brasil no século XXI2011 Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado2010 O trabalho na construção da dignidade humana 2009 O indivíduo frente à ética nacional
FUVEST
2015 "Camarotização" da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia2014 Os idosos e o direito à assistência pública em meio ao liberalismo econômico2013 Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o cartão de crédito2012 Participação política: indispensável ou superada?2011 O altruísmo e o pensamento de longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?
UNICAMP
2015 Síntese de leituras sobre Humanização da Saúde/ Carta-convite à comu…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"MACACO INDEFESO É AMARRADO E HUMILHADO EM PÚBLICO NA ÍNDIA"


Por: Redação ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
"A cena de cortar o coração de um macaco amarrado na rua foi testemunhada por vários moradores de Mumbai, na Índia, que zombaram do fato. O macaco foi acusado de 'bagunçar' a vizinhança, roubando alimentos e quebrando alguns objetos, como e de se esperar do comportamento de um animal fora de seu habitat."

"Os residentes, por sua vez, resolveram linchar publicamente em um ato cruel de humilhação. Para isso, contrataram um especialista em capturar macacos, que preparou uma armadilha utilizando uma cesta de frutas como isca e em seguida o amarrou, exibindo o animal no meio da rua como se fosse um troféu. Foi preciso expor o animal a tamanha crueldade para que as autoridades responsáveis tomassem a iniciativa de levá-lo de volta à selva. O caso gerou revolta e está impulsionado a luta pelos direitos animais no país, exigindo leis …