Postagens

Mostrando postagens de Julho 8, 2016
Imagem
SAÚDE

"ENCONTRANDO DORY" "Conheça as Dories da vida real: os portadores de amnésia anterógrada, a condição mental da peixinha"

Por: Helô D'Angelo
"Ela tinha uma vida normal, cercada de amigos que a amavam. Só um detalhe a tornava diferente: a incapacidade de guardar novas memórias. As antigas estavam lá, intactas - ela conseguia reconhecer pessoas, lembrar de episódios marcantes da infância e até explicar a sua amnésia para desconhecidos. Mas os amigos precisavam lembrá-la constantemente do que ela havia comido no café da manhã, do ano em que estavam e até do seu endereço, se fosse demais. Essa poderia ser a história da peixinha Dory, de Procurando Nemo e Procurando Dory, mas é um resumo da vida de Michelle Philpots, uma inglesa que acabou perdendo a capacidade de reter novas memórias depois de dois acidentes de carro. Michelle, tal como Dory, sofre de amnésia anterógrada, ou a incapacidade de reter informações novas (o contrário da amnésia retrógrada, definida …
Imagem
MEIO AMBIENTE

"PROLIFERAÇÃO DOS TIGRES"

"Depois de mais de um século de população em declínio, os tigres podem estar retomando a trilha da multiplicação: o censo de 2014, divulgado em abril pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) e pelo Global Tiger Forum, apontou 3.890 exemplares do felino no mundo. Mais da metade deles está na Índia - são 2.226. Os números começaram a cair em 1900, quando havia mais de 100 mil tigres no mundo, e no último levantamento, de 2010, foi registrada a população mais baixa: 3.200. Esse indicador levou países e entidades conservacionistas a juntar esforços para dobrar o número de tigres até 2022, e até o ator Leonardo DiCaprio aderiu à iniciativa. Especialistas alertam que o crescimento pode estar ligado a métodos mais precisos de contagem e ao aumento no número de áreas examinadas, mas acreditam que há um viés de alta: 'Mais importante que os números absolutos é a tendência, e estamos vendo a tendência indo na direção c…
Imagem
TECNOLOGIA

"NOVO SITE DO GOOGLE MOSTRA TUDO O QUE ELE SABE SOBRE VOCÊ"

Por: Mariana Demartini
"São Paulo - Se você usa os serviços do Google com frequência, pode ficar surpreso ao descobrir o quanto a empresa sabe sobre você. Na semana passada, a companhia lançou um site que reúne absolutamente todos os dados sobre os seus usuários. Chamado de Minha Atividade, o recurso mostra desde as buscas feitas pela pessoa no buscador até os vídeos vistos no YouTube. Além disso, se o indivíduo tem um dispositivo móvel com Android, a ferramenta também revela quais foram os apps utilizados por ele. As atividades e as páginas visitadas são agrupadas em uma linha do tempo. No entanto, o usuário pode personalizar a plataforma a partir de filtros. Dessa forma, ele pode ver datas específicas ou quando determinados aplicativos foram utilizados. O indivíduo também pode excluir todos os itens expostos no portal, se assim preferir. O novo painel vem também com o lançamento de uma central de anúncio…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"HISTÓRIAS DE LUTO REVELAM A SENSIBILIDADE ANIMAL DIANTE DA MORTE"

Por: Marcela Couto
"Muitas espécies de animais vivem em grupos. Mas, quando um membro morre, será que os outros sentem sua falta?
De acordo com um relatório fascinante publicado pela New Scientist, a morte de um macaco na China está revivendo o debate entre cientistas: os animais são capazes de vivenciar o luto?
Não há consenso entre biólogos, mas as evidências são muitas. O incidente recente na China foi documentado por James Anderson, da Universidade de Kyoto no Japão, que estava monitorando um grupo de macacos na Zhouzhi National Nature Reserve.
Segundo a observação de Anderson, uma fêmea do grupo ficou doente repentinamente, caiu de uma árvore e morreu. O parceiro dela, o macho alfa do grupo, permaneceu ao lado do corpo por alguns minutos, tocando e pegando em sua mão. Depois que os pesquisadores enterraram a fêmea, o grupo de macacos retornou ao local da morte e passou um bom tempo por lá.&q…