Postagens

Mostrando postagens de Junho 6, 2019
Imagem
NACIONAL
"CONTAMINAÇÃO DO RIO PARAOPEBA INFLUENCIA SURTO DE DENGUE EM BRUMADINHO" "Quatro meses após o rompimento de barragem da Vale, cidade registra crescimento no número de casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti"

Por: Nathalia Fabro  BRUMADINHO (MG)
"Com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro deste ano, a cidade passou a sofrer uma grande exposição ao lixo e com o estoque inadequado de água, contribuindo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O inseto é responsável pela transmissão de doenças como o vírus da zika, chikungunya, febre amarela e dengue - que não existia no município antes da tragédia, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Desde o rompimento da barragem, que deixou 246 mortos e 24 desaparecidos, a cidade já registrou 437 possíveis casos da doença. Desenvolvido pela FIOCRUZ, a pesquisa "Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: impactos sobre a saúde e desafios para a gestão de riscos&qu…
Imagem
MARCELO GLEISER DIZ "A CIÊNCIA NÃO QUER MATAR DEUS"

Por: Cilene Pereira
"Na quarta-feira 29 o físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser recebeu em Nova York uma das maiores honrariasque um cientista pode ganhar. Ele foi o vencedor do prêmio Templeton, o Nobel da espiritualidade, já concedido a Dalai Lama e Madre Teresa de Calcutá. Professor titular de Astronomia do Darthmouth College, em New Hampshire, Gleiser foi escolhido por ser um dos mais importantes proponentes da visão de que a ciência, filosofia e espiritualidade devem ser entendidos como expressões complementares no esforço humano para abranger intelectualmente o universo, a vida e seus propósitos. "O caminho para a compreensão e a exploração científica não se dá apenas quando olhamos para o âmbito material do mundo", diz Gleiser. "Quero trazer de volta, tanto à ciência quanto às pessoas que gostam de ciência, o enigma e o ministério do universo". Ele é o primeiro latino-americano a ser la…