Postagens

Mostrando postagens de Outubro 19, 2017
Imagem
CIÊNCIA

"ESTUDO REVELA A CURIOSA RELAÇÃO ENTRE AÇÚCAR E CÂNCER" "Células mutantes gostam de açúcar. E agora sabemos por quê."

Por: Bruno Vaiano
"Em 1931, o médico alemão Otto Heinrich Warburg levou o prêmio Nobel de Medicina por uma descoberta inusitada: células cancerígenas gostam (muito!) de açúcar - e, nos períodos em que o tumor cresce rapidamente, digerem a substância até 200 vezes mais rápido que células normais. Em 2017, após nove anos de pesquisas, cientistas da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, finalmente descobriram porque isso acontece. 'Nossa pesquisa revela como o consumo hiperativo de açúcar por células cancerígenas leva a um ciclo vicioso de estímulo do crescimento e desenvolvimento do câncer', afirmou um dos colaboradores, Johan Thevelein, em comunicado. 'Ou seja: nós conseguimos explicar a correlação entre a força do fenômeno descoberto por Warburg e a agressividade do tumor'. Mas qual é, afinal, essa correlação? A dúvida p…
Imagem
SOCIEDADE

"AUTOMUTILAÇÃO CRESCE 68% EM 3 ANOS ENTRE MENINAS NO REINO UNIDO" "A taxa de jovens que se autoagridem saltou de 45,6 meninas a cada 10.000, em 2011, para 77 a cada 10.000, em 2014. Números foram menores em meninos"

"O número de meninas de 13 a 16 anos que apresentam episódios de automutilação cresceu 68% entre 2011 e 2014 no Reino Unido, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira no British Medical Journal. Nos últimos três anos, a taxa de garotas nessa faixa etária que se machucavam propositalmente saltou de 45,9 a cada 10.000 para 77 a cada 10.000. Segundo os pesquisadores, o número de jovens que praticam a autoagressão foi, no geral, maior entre o sexo feminino do que entre o sexo masculino. 'Embora as taxas mais elevadas de automutilação entre meninas e um forte vínculo com o risco de suicídio posterior tenham confirmado trabalhos anteriores, talvez nossa descoberta mais marcante tenha sido o aparente aumento rápido dessa prática registrado …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA VIOLÊNCIA!

"UMA EPIDEMIA BESTIAL" "Controlar a venda de armas reduz o número de homicídios em geral - mas não basta para impedir matanças indiscriminadas como a que aconteceu em Las Vegas e abalou os EUA"

Por: Duda Teixeira e Johanna Nublat
"Produto de mentes impenetráveis que se preparam por meses para ceifar a maior quantidade de vidas possível, os assassinatos em massa de inocentes nos Estados Unidos se tornaram assustadoramente frequentes. Na noite de 1º de outubro, um domingo, o contador aposentado Stephen Paddock, de 64 anos, fechou-se em um quarto de luxo no 32º andar do hotel Mandalay Bay, em Las Vegas, com um arsenal de 23 armas, que incluía um fuzil AR-15 e uma AK-47. Doze dos seus rifles tinham sido alterados com o acessório chamado bump stock, que dá à arma a capacidade de disparar centenas de tiros por minuto. Os equipamentos foram apoiados em tripés perto da janela, o que permitiu a ele mirar com precisão contra 22 000 p…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

"O QUE É TIMO?" "Esse órgão pequenino e desconhecido de muita gente tem um trabalho primordial na formação do sistema de defesa. Falhas em seu funcionamento elevam o risco de infecções e até de doenças autoimunes"

Por: André Biernath
1 NO MEIO DE TITÃS O timo é essencial para o desenvolvimento do sistema imunológico. Ele fica bem no centro do peito, entre os pulmões e na frente do coração - essa localização privilegiada, inclusive, fez os anatomistas do passado acreditarem que ali ficava guardada a alma.
2 ESCOLA IMUNOLÓGICA A glândula é um verdadeiro centro de capacitação dos linfócitos T, células que comandam nossas defesas quando algum agente invasor coloca a saúde em xeque. Essas unidades são fabricadas na medula óssea, o popular tutano. De lá, migram para o timo por meio dos vasos sanguíneos.
3 SALA DE SIMULAÇÃO A ação acontece mesmo nos lóbulos, as pequenas porções que compõem o timo. Eles são divididos em córtex e medula. Em cada …
Imagem
DOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA
Houve um dia em que ter diabetes era uma sentença de morte - ou pelo menos de alguns membros amputados. A pressão alta, a garantia de um ataque cardíaco iminente. Ser portador de HIV, uma verdadeira arma apontada para a cabeça. Hoje, são doenças ainda graves, mas crônicas e controláveis - qualquer um pode conviver com elas e ter qualidade de vida, desde que tomados alguns cuidados. A epidemia assustadora dos nossos tempos de vida longa e farta (inclusive de maus hábitos como fumar, beber, comer demais e não se exercitar) é o câncer e suas mais de 100 variações já identificadas. Um assunto que interessa a todos nas próximas postagens, que compreenderão umDOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA. Você lerá e verá que ter câncer não é uma loteria, mas sim uma probabilidade estatística. Esse diagnóstico vai aparecer para metade de nós nos próximos anos. A cura definitiva da doença em qualquer estágio já foi cravada algumas vezes, e tema de no…