Postagens

Mostrando postagens de Setembro 29, 2017
Imagem
MUNDO ANIMAL

"ESPÉCIE DE RATO 'GIGANTE' QUE SALTA DE ÁRVORES É DESCOBERTA" "Há décadas os moradores das Ilhas Salomão alertam sobre a existência desses animais, mas até 2015 não havia nenhum registro formal sobre eles"

"Ratos quatro vezes maiores do que os que habitam as ruas das cidades e que caem do topo das árvores altíssimas. Parece um pesadelo, não? Mas é assim que agem os ratos gigantes de Vangunu (Uromys vika), recentemente descoberta nas Ilhas Salomão, no pacífico. Há décadas os moradores do local alertam cientistas sobre a existência desses animais, mas até 2015, não havia registros formais sobre eles. Em novembro daquele ano, ao derrubar uma árvore de nove metros, um grupo de madeireiros encontrou um rato da espécie que vivia no topo. Infelizmente, o ratinho não sobreviveu à queda. Mas um vigia da área de conservação enviou seus restos para serem analisados pelo Museu de Queensland, na Austrália. 'Eu imediatamente sabia que era algo novo',…
Imagem
SAÚDE

"AIDS: SERÁ O FIM DO COQUETEL DIÁRIO?" "Pesquisadores avaliam a possibilidade de aplicar doses mensais ou bimestrais de remédio para manter o HIV sob rédea curta"

Por: André Biernath SAÚDE
"A aids não tem cura, mas tem controle: o coquetel antirretroviral, um conjunto de três ou quatro comprimidos que o portador do vírus HIV precisa tomar diariamente, permite que ele tenha uma vida longa e com qualidade de vida. Só que, de fato, engolir remédios todo dia pode ser um desafio - e, apesar de avanços importantes, o esquema terapêutico contra essa doença funciona assim há décadas. Mas existe uma perspectiva de que isso mude em breve, com a chegada de opções que funcionam por um ou até dois meses. Durante o último Congresso Brasileiro de Infectologia, que aconteceu no Rio de Janeiro, especialistas brasileiros discutiram o estudo Latte-2, realizado por instituições dos Estados Unidos, Espanha, Bélgica, Alemanha, França, Canadá e Reino Unido. O experimento, que tem pat…
Imagem
JAMES HECKMAN EM "O PRIMEIRO EMPURRÃO"

"O prêmio Nobel de Economia diz que investir nos anos iniciais de vida de uma criança é o caminho mais certeiro para pôr um país na rota do desenvolvimento"

Por: Monica Weinberg
"O americano James Heckman, 73 anos, é reverenciado tanto em sua área de origem, a economia - que lhe rendeu o Prêmio Nobel em 2000 -, como na educação, que ele investiga com a curiosidade de quem ama calcular. Heckman criou métodos científicos para avaliar a eficácia de programas sociais e vem se dedicando aos estudos sobre a primeira infância - para ele, um divisor de águas. É sobre esse assunto que falará, na segunda-feira 25, no encontro 'Os desafios da primeira infância - Por que investir em crianças de zero e 6 anos vai mudar o Brasil', organizado pelas revistas EXAME e VEJA e apoiado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Fundación FEMSA e pela United Way Brasil. Professor na Universidade de Chicago, Heckman veio uma dezena de…