Postagens

Mostrando postagens de Junho 16, 2016
Imagem
EDUCAÇÃO

"GOVERNO FEDERAL AMPLIA LIMITE DE RENDA PARA ACESSO A BOLSAS DO FIES"

Por: Gustavo Uribe DE BRASÍLIA
"O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (16) a ampliação do limite de renda para acesso às bolsas do programa de financiamento estudantil, o Fies. Segundo o ministro Mendonça Filho, será publicado um edital nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial da União elevando a renda mensal bruta per capita de 2,5 salários mínimos, ou seja, R$2.200 para R$2.640. A nova regra será válida para as 75 mil novas vagas que serão criadas pelo governo federal para o segundo semestre deste ano. As inscrições serão abertas no período de 24 a 29 de junho. Desde o ano passado, o número de vagas do programa federal tem caído. Em discurso no Palácio do Planalto, o ministro ressaltou que o objetivo da iniciativa é ampliar o acesso às bolsas de estudos para famílias que também fazem parte do perfil do programa federal, mas que não eram atendidas. 'No primeiro semestre, tivemos …
Imagem
VIOLÊNCIA

"DEPUTADA É ESFAQUEADA E BALEADA NO NORTE DA INGLATERRA"

"A deputada britânica Jo Cox, de 41 anos, foi ferida a tiros nesta quinta-feira em Birstall, no norte da Inglaterra, segundo a imprensa. A deputada trabalhista pró-europeia do círculo eleitoral de Batley e Spen (West Yorkshire) foi atingida antes de cair, segundo uma testemunha citada pela agência Press Association. Cox é partidária da permanência do país na União Europeia e, segundo meios de comunicação, seu agressor gritou 'Reino Unido primeiro!', um lema da ultradireita britânica. Eleita em 2015, a mãe de dois filhos também teria sido esfaqueada, segundo vários meios de comunicação. 'A polícia foi avisada de um incidente na rua Market, em Birstall, onde uma mulher de 40 anos sofreu ferimentos graves e se encontra em condição crítica', afirmou a polícia em comunicado, sem querer confirmar a identidade da vítima. 'Um homem de 50 anos sofreu ferimentos leves. Policiais armados foram ao local…
Imagem
SAÚDE

"O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESCLEROSE MÚLTIPLA EM 90 SEGUNDOS" "Neurologista explica de maneira simples e rápida os detalhes da doença"

"O que é esclerose múltipla? Na estreia da série 'Saúde em 90 segundos', o neurologista Tarso Adoni, do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Hospital Sírio-Libanês, também na capital paulista, explica de maneira simples e rápida os detalhes da doença:"

Matéria retirada do site SAÚDE É VITAL, 15 de junho de 2016 (Acesso: 16/06/2016)
SUGESTÃO PARA LEITURA
Na postagem da matéria "Meu Direito de Morrer", você poderá conhecer mais sobre essa doença na história real contada pelo jornalista Kevin Drum, que descobriu ser portador da enfermidade. Para lê-la, clique sobre o título da matéria. Boa leitura!
Imagem
LITERATURA

"6 LIVROS DE FICÇÃO CIENTÍFICA QUE ENSINAM (MESMO) SOBRE ASTRONOMIA"

Por: Cláudia Fusco
"A Sociedade Astronômica do Pacífico, uma organização educacional e científica americana, fez uma lista de leitura para interessados em astronomia, apresentando obras literárias que possuem material realmente bem apurado sobre o estudo do espaço. Confira alguns dos livros mais bacanas dessa seleção abaixo - priorizando obras que podem ser encontradas em português, mas você também pode a lista completa no site.
Contato, de Carl Sagan. Destaque científico: Todo mundo sabe que Sagan foi um grande cientista e divulgador científico - e não é à toa que há dois livros dele nessa lista. Os protagonistas de 'Contato' usam um tipo de buraco de minhoca que funciona como um 'metrô' para viagens interestelares. Este sistema foi criado pelo astrofísico Kip Thorne e seus alunos, e futuramente seria provado como cientificamente plausível.
Os próprios deuses, de Issac Asimov Desta…
Imagem
CONFLITOS INTERNACIONAIS

"DIPLOMATAS DOS EUA CRITICAM POLÍTICA SOBRE SÍRIA E COBRAM ATAQUES A ASSAD" "Memorando mostra frustração com Obama; Rússia volta a bombardear rebeldes"

"WASHINGTON - Um memorando interno assinado por mais de 50 diplomatas do Departamento de Estado americano pede ao governo que realize ataques militares contra forças do governo sírio para das fim às constantes violações de cessar-fogo no conflito do país. O documento defende o 'uso prudente de mísseis e armas aéreas, que fortaleceriam e direcionariam um processo diplomático mais duro e focado, liderado pelos EUA'. O memorando foi divulgado pelo 'canal da divergência' - criado durante a Guerra do Vietnã para que empregados do Departamento de Estado pudessem expressar suas discordâncias com as políticas do governo sem medo de represálias - e revela uma crescente frustração com o conflito que já se estende por mais de cinco anos e deixou mais de 400 mil mortos. Embora o uso do …
Imagem
INTERNACIONAL

"ENCONTRADA CAIXA-PRETA DE AVIÃO DA EGYPTAIR, DIZEM INVESTIGADORES EGÍPCIOS" "Voo MS804 caiu com 66 pessoas a bordo no Mediterrâneo; causas permanecem mistério"

"CAIRO - Investigadores egípcios disseram nesta quarta-feira ter encontrado uma das caixas pretas do avião da EgyptAir que caiu no mês passado sobre o Mediterrâneo. O equipamento achado foi a caixa de voz, que grava as conversas do voo. Apesar de danificada, a caixa-preta teve suas informações recuperadas pelo navio dos investigadores. Até agora, apenas a fuselagem e fragmentos da aeronave haviam sido identificados. Acredita-se que as 66 pessoas a bordo da aeronave na rota Paris-Cairo morreram no acidente de 19 de maio, cujas causas permanecem um mistério. 'O equipamento foi capaz de salvar a parte que contém a unidade de memória, que é considerada a parte mais importante do dispositivo de gravação', disse o comunicado do Egito. A caixa-preta agora está sendo transferida para Alexandria…
Imagem
SAÚDE

"NÚMERO DE CONFIRMAÇÕES DE MICROCEFALIA NO RIO É SETE VEZES MAIOR QUE EM SÃO PAULO" "Dos 215 casos investigados até 11 de junho no estado, 70 (32,55%) confirmaram a doença"

Por: Elenilce Botarri
"RIO - Dos 93 casos confirmados na Região Sudeste de microcefalia em bebês por infecção congênita, entre fevereiro deste ano e o último dia 11, 70 (75,26%) foram registrados no Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, com base em informações fornecidas pelos estados. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio, boa parte dos casos está ligada à infecção de gestantes pelo vírus zika. Os 70 registros confirmados correspondem a 32,55% das 215 notificações de suspeita da doença já investigadas no estado. O número - o maior do Sudeste - é sete vezes maior do que o de São Paulo, o estado mais populoso da região. Lá, das 174 notificações investigadas até o último dia 11, só oito (4,59%) tiveram confirmado o diagnóstico de microcefalia por infecção congêni…
Imagem
TECNOLOGIA

"AVIÃO DA AIRBUS IMPRESSO EM 3D LEVANTA VOO; VEJA VÍDEO" "Protótipo, apresentado em Berlim neste mês, foi montado em quatro semanas apenas com peças produzidas com o uso dessa tecnologia"

"O uso da impressão em 3D para produzir aviões para o transporte de carga e passageiros parece longe da realidade, mas o primeiro passo já foi dado: a Airbus acaba de concluir um pequeno avião fabricado totalmente com o uso dessa tecnologia. O protótipo foi apresentado em um show aéreo em Berlim no início deste mês. Batizada de THOR (siga em inglês de 'testes de objetos de alta tecnologia na vida real'), a aeronave tem quase quatro metros de comprimento e pesa 22 quilos. A Airbus levou apenas quatro semanas para imprimir as peças e montar o protótipo, informa o Quartz. A impressão em 3D não é uma novidade para a Airbus - ou mesmo para a indústria da aviação. A companhia já utiliza essa tecnologia para fabricar alguns modelos de sua linha de produtos, como o novo…
Imagem
Conhecimento Cerebral Sugere para você!
Documentário

Você já ouviu falar em "má formação vascular"? Essa doença nada conhecida é formada por um emaranhado de veias e vasos sanguíneos no sistema vascular. Como isso acontece em acesso, esse excesso de sangue e veias, que tecnicamente não servem para nada, forma um "tumor" ou mutação, pois isso geralmente acontece em partes isoladas do corpo.  No documentário produzido pela National Geographic, da série "Anatomia Rara: Sangue", você vai conhecer a história de dois garotos que, desde muito novos, desenvolveram essa má formação vascular. O primeiro, acontece no rosto do garoto, impossibilitando que o garoto coma de forma correta, enxergue, e até mesmo, tenha dificuldade em respirar. O garoto que já fez várias cirurgias para diminuir o "tumor de sangue", ainda precisará de muita ajuda. Veja a foto:

O segundo caso, o garotinho Michael, tem a "má formação vascular" na perna, dentre muitas dificulda…