Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 18, 2018
Imagem
FEBRE AMARELA

"VÍRUS DA FEBRE AMARELA É DETECTADO NA URINA E NO SÊMEN" "O vírus foi diagnosticado quase um mês após a infecção no xixi e no sêmen. Ganhamos um exame confiável, mas será que achamos mais uma forma de transmissão?"

Por: Theo Ruprecht
"Internado no começo de 2017 com febre amarela em São Paulo, um senhor de 65 anos foi avaliado por pesquisadores brasileiros de várias instituições. E, mesmo depois que os sintomas sumiram, eles conseguiram flagrar o vírus em amostras de xixi e sêmen quase um mês após a infecção. 'É um achado interessante, que inclusive serviu para que hospitais passassem a usar exames de urina para descobrir se a pessoa teve febre amarela', relata o virologista Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, um dos centros envolvidos na pesquisa. O Instituto Butantan (SP), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas (SP) também estiveram envolvidos. En…
Imagem
INTERNACIONAL

"AVIÃO CAI NO IRÃ E MATA 66 PESSOAS QUE ESTAVAM A BORDO" "ATR-72 da companhia Aseman Airlines estava em rota de Teerã para Yasuj"

"Um avião caiu neste domingo no Irã com 66 pessoas a bordo, matando todos os seus ocupantes. O voo da companhia Aseman Airlines estava em rota de Teerã para Yasuj, uma pequena cidade ao sul do Irã, quando desapareceu do radar por volta das 8h50. A aeronave era uma ATR-72, segundo informações da empresa. O departamento de Relações Públicas da Aseman detalhou para a imprensa oficial que os mortos são 60 passageiros, entre eles uma criança, dois pilotos, dois comissários de bordo e dois membros do pessoal de segurança. O porta-voz de Emergências iraniano, Moytaba Khaledi, explicou que o aparelho desapareceu do radar cerca de 20 minutos depois de ter decolado do aeroporto de Teerã com destino à cidade de Yasuy. O ATR se chocou contra uma montanha chamada Dena, da cordilheira de Zagros, perto da cidade de Samirom, no sul da prov…
Imagem
NACIONAL

"USO DE FUZIS PELO CRIME ORGANIZADO EM SP E RIO DOBRA; APREENSÕES CAEM" "Segurança. No Rio, policiais recolheram 499 armas em 2017, um recorde; em São Paulo, só no 1º semestre de 2017 houve retirada das ruas de uma centena deles - aumento 20%. Número de armas interceptadas pela Polícia Federal nas fronteiras diminuiu 60%"

Por: Marcelo Godoy
"O uso de fuzis por criminosos no Rio e em São Paulo quase dobrou nos últimos cinco anos, ao mesmo tempo em que as apreensões de todos os tipos de armas feitas pela Polícia Federal nas fronteiras do País caíram 60,9% em 2017 (759) na comparação com 2013 (1.944). Só no Paraná, uma das principais rotas de entrada de armas e drogas no Brasil, a queda das apreensões foi de 78% no período. Como a maioria dos fuzis nas mãos dos criminosos não é fabricada no País, esse tipo de arma deve passar pela fronteira, cuja responsabilidade pela fiscalização é da PF. O que mostra que elas continuam entrando no Brasil é o aumento das apr…
Imagem
SAÚDE

"REMÉDIOS PARA OUTRAS DOENÇAS PODEM TRATAR A FEBRE AMARELA" "Pesquisadores brasileiros descobrem que alguns compostos disponíveis comercialmente serviriam de tratamento contra outra infecção"

Por: Theo Ruprecht
"Podemos estar mais perto do que imaginamos de um remédio contra a febre amarela. Em vez de tentar desenvolver um tratamento do zero, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo, do Instituto Butantan (SP) e da Fundação Oswaldo Cruz (RJ), estudaram substâncias já disponíveis comercialmente - e encontraram opções promissoras para debelar a doença. Esse tipo de pesquisa funciona assim: a partir de uma espécie de biblioteca de compostos químicos desenvolvidos previamente, os cientistas testam um a um em laboratório para determinar quais teriam maior eficácia contra determinada doença. No caso da febre amarela, os experts brasileiros avaliaram 1.280 moléculas. Para fazer isso, recorreram a aparelhos de última geração…
Imagem
CIÊNCIA

"TÉCNICA TESTADA EM RATOS CURA VÁRIOS TIPOS DE CÂNCER COM 96% DE EFICIÊNCIA" "Cientistas descobrem dupla de substâncias que ativa o sistema imunológico e põe as células de defesa do corpo para combater o tumor - não importa em que parte do corpo ele apareça"

Por: Bruno Vaiano
"Um tumor é feito de células mutantes, com código genético modificado. Essas células produzem proteínas diferentes, que, como um alarme, chamam a atenção de nosso sistema imunológico. Glóbulos brancos, os policiais do nosso corpo, são enviados à cena do crime, guiados por essas proteínas. Sua função é destruir o câncer, mas quando eles chegam lá, são paralisados e não conseguem reagir - o tumor tem truques bioquímicos na manga para se salvar. Radioterapia e quimioterapia são tratamentos valiosos. Mas seria muito fácil 'acordar' com os glóbulos brancos - e deixar eles cuidarem do tumor com as próprias mãos. Esse truque está prestes a sair do papel. Pesquisadores da Universidade d…
Imagem
FIES

"FIES ABRE INSCRIÇÕES NESTA SEGUNDA-FEIRA (19)" "Financiamento estreia novas regras; veja o edital"

"O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (16) o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2018. As inscrições, exclusivamente pelo site do Fies Seleção, começam nesta segunda (19) e vão até o dia 28 de fevereiro. Serão ofertadas 310 mil vagas, das quais 155 mil serão para o primeiro semestre. Os interessados deverão ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação. Durante o curso, o estudante deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias."
"NOVAS REGRAS"
"Com novas regras aprovadas em dezembro de 2017, o Fies (agora chamado de Novo Fies pelo MEC) passa a ser dividido em diferentes modalidades, com uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"DEGELO IRREVERSÍVEL" "Lançada há nove anos, a Operação IceBridge, da Nasa, a agência espacial americana, não traz boas notícias sobre a situação do gelo na Antártida: a camada de gelo da parte ocidental do continente pode está em declínio irreversível"

"Lançada há nove anos, a Operação IceBridge, da Nasa, a agência espacial americana, não traz boas notícias sobre a situação do gelo na Antártida. Atualmente avaliando por uma série de sobrevoos o quadro na parte ocidental do continente (em especial nos mares de Bellingshausen e Weddell e nas geleiras na parte sul da Península Antártica), os pesquisadores do programa alertam que a camada de gelo da região pode estar em declínio irreversível. Esse fato contribui diretamente para o aumento do nível do mar. Segundo a National Climate Assessment, estudo produzido a cada quatro anos por cientistas de 13 agências federais do governo americano e divulgado em novembro, o aumento da temperatura global nos últi…
Imagem
APRENDIZAGEM

"DESCUBRA QUAL SEU TIPO DE APRENDIZAGEM E ARRASE NAS PROVAS FINAIS" "Existem 3 tipos principais de aprendizagem e descobrir qual é o seu vai ajudar a render ainda mais nos estudos"

"Nem todos os alunos conseguem aprender do mesmo jeito. Cada pessoa possui um estilo próprio de aprendizagem, ritmo de estudos e técnicas de fixação do conteúdo. É essa diversidade que faz dos ambientes escolar e acadêmico, lugares ideais para o florescimento de novas ideias e compartilhamento de informações. Existem 3 tipos principais de aprendizagem, e identificar qual é o seu é essencial para ajudá-lo a planejar o cronograma de estudos que mais se encaixa no seu perfil e trará os melhores resultados. Confira a seguir:
TIPO DE APRENDIZAGEM: VISUAL Estes alunos são aqueles que precisam da referência visual para se lembrar dos conceitos. Geralmente fazem muitas anotações, desenham gráficos e imagens e, ao estudar, se lembram exatamente de onde tiraram cada informação. Sabe a…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE
A partir de agora, você poderá conferir a série de simulados com questões para que o vestibulando possa estudar, de várias disciplinas e que oConhecimento Cerebraltraz em parceria com oGuia do Estudante. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. O conteúdo disponibilizado é reservado exclusivamente ao siteGuia do Estudante, por isso, não deve ser copiado e divulgado sem as informações originais.


"SAIBA COMO MELHORAR SUA CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO"
"Neurocientista explica os tipos de memória e como usá-los a seu favor"




Por: Julia Di Spagna
"A memória é uma ferramenta a que recorremos constantemente para diversas situações do cotidiano. Entretanto, você já precisou se lembrar de algo que saiba e simplesmente não conseguiu? O famoso 'branco' é muito comum e está ligado aos seus hábitos.
Em uma e…