Postagens

Mostrando postagens de Junho 22, 2016
Imagem
CONFLITOS INTERNACIONAIS

"POR QUE O ACORDO DE PAZ ENTRE COLÔMBIA E FARC É HISTÓRICO"

Por: Natalio Cosoy DA BBC MUNDO EM BOGOTÁ (COLÔMBIA)
"Os números do conflito na Colômbia são avassaladores: em 50 anos de duração, já resultou em 200 mil mortos, e 6,9 milhões de pessoas foram obrigadas a deixarem os locais onde vivem. Mas finalmente a paz parece estar próxima: nesta quinta-feira, as Forças-Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e o governo do país referendarão um acordo de cessar-fogo bilateral e definitivo. O acordo será oficializado em Havana, que sedia as negociações, em uma cerimônia que terá a presença do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o chefe das Farc, Timoleón Jiménez, conhecido como 'Timochenko'. Outras autoridades também participarão do ato na capital cubana, entre elas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e os presidentes de Cuba, Raúl Castro, do Chile, Michelle Bachelet, e da Venezuela, Nicolás Maduro. O acordo é formado por quatro prin…
Imagem
ASTRONOMIA

"NASA DESCOBRE ASTEROIDE QUE ACOMPANHARÁ A ÓRBITA DA TERRA POR SÉCULOS"

"A agência espacial americana, Nasa, descobriu um pequeno asteroide que acompanhará a órbita do Sol ao mesmo tempo em que circunda a Terra. Ele deverá acompanhar a trajetória de nosso planeta por vários séculos. Batizado como 2016 HO3, o asteróide dá voltas em torno da Terra enquanto percorre sua órbita ao redor do Sol, mais está distante demais para ser considerado um satélite, como a Lua. 'Como o 2016 HO3 circunda nosso planeta, mas nunca vai longe demais, já que ele e a Terra orbitam o Sol juntos, nos referimos a esse asteróide como um semissatélite', disse Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da Nasa. Segundo o cientista, o asteroide 2013 YN107 seguiu um padrão de órbita similar há dez anos, mas acabou se afastando após algum tempo. 'Esse novo asteroide parece estar mais preso à Terra. Nossos cálculos indicam que ele tem se comportado como um s…
Imagem
POLÍTICA INTERNACIONAL

"CAMERON FAZ ÚLTIMO DISCURSO: 'ECONOMIA BRITÂNICA VAI PERDER FORÇA SE SAIRMOS DA UE"
"O primeiro-ministro britânico defendeu a permanência do bloco em um último esforço para conquistar votos, na cidade de Birminghan"


"No final da tarde desta quarta-feira, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, fez sua última tentativa de convencer os britânicos a votarem pela permanência na União Europeia (UE), em um comício na Universidade de Birminghan. O líder do Partido Conservador pediu que os eleitores 'coloquem o futuro de seus filhos à frente de tudo' quando forem às urnas na quinta-feira (23). Com as mangas da camisa arregaçadas e com a voz falha, após dias de intensa campanha, Cameron fez um breve discurso, pedindo que o povo britânico rejeite as 'inverdades' ditas pelos defensores do Brexit, como é chamada a possível saída da UE. 'O que está em jogo são os empregos britânicos, famílias britânicas e as finanças d…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO
O MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Thiago Cordeiro (texto), Rafael Tavares (ilustra), Yasmin Ayumi (design), e Felipe van Deursen (edição). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.
O MESTRE DAS TORTURAS Único brasileiro declarado pela Justiça torturador na ditadura, Carlos Brilhante Ustra (1932-2015) ajudou a institucionalizar a prática no Brasil

1: Nascido em Santa Maria, RS, Ustra teve uma carreira militar inicialmente discreta. Pacato, enquanto os colegas oficiais se envolveram ativamente nos bastidores políticos a partir do fim da ditadura de Getúlio Vargas, em 1945, ele não se meteu em conspirações ou casos polêmicos até o endurecimento do regime militar, em 1968.
2…
Imagem
DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.

"MORTE SEM CADÁVER" "Bruno Fernandes era o goleiro do Flamengo quando foi acusado de sequestrar Eliza Samudio. que provavelmente virou comida de cachorro."

"Em 2009, grávida, Eliza comunicou ao então goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, que estaria esperando um filho seu, fruto de um rápido affair. Eles teriam se desentendido, e Eliza registrou uma ocorrência contra o atleta por sequestro, agressão e ameaça. Segundo ele, Bruno queria o aborto. Mas o garoto nasceu em janeiro de 2010. Em junho, Eliza sumiu. A polícia logo suspeitou de Bruno. Encontraram indícios do crime no carro e no sítio do goleiro, …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA RELIGIÃO!

"AINDA É POUCO" "O novo documento do papa Francisco sinaliza uma Igreja mais severa em relação aos crimes sexuais praticados por clérigos, mas o caminho é muito, muito longo"

Por: Adriana Dias Lopes
"Com o cândido título de 'Como uma Mãe Amorosa', o mais recente documento divulgado pelo papa Francisco aperta o cerco contra crimes de pedofilia praticados na Igreja Católica. O texto é muito claro e rígido com bispos que tenham se omitido e acobertado denúncias de abusos sexuais. Eles correm o risco de destituição das dioceses e perda de suas funções. A carta apostólica é o que se convencionou a chamar de motu proprio (do latim, 'de própria iniciativa'), peça escrita diretamente pelos papas e com força para mudar questões legislativas da Igreja. O pontífice argentino tem dado evidentes sinais de querer fazer de seu tempo no Trono de Pedro uma era de mudanças vitais para a imagem do catolicismo. Em julho de 2014, …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA POLÊMICA!

"O CRIME QUE ATÉ A LEI OCULTA" "ESTUPRO Uma mulher é violentada a cada 11 minutos no Brasil. Mas os códigos sociais culpam as vítimas, em vez de protegê-las"

Por: Marsílea Gombata
"Em 2002, o filme francês Irreversíveltrouxe às telas uma das cenas mais incômodas da história do cinema: em uma passagem subterrânea na noite de Paris, a personagem de Monica Bellucci volta sozinha de uma festa e cruza com o agressor, que a domina com uma uma faca, a joga no chão, abafa seus gritos ao tapar a sua boca, rasga sua roupa, a estupra e a espanca, com chutes no nariz e nas costelas e repetidos choques de seu rosto contra o chão. São 11 longos minutos em uma sequência de tensão, repulsa e dor.
Apesar do misto de perplexidade e revolta que a cena de um estupro causa, não se trata de um caso incomum. No Brasil são perto de 527 mil estupros ao ano, segundo o levantamento Estupro no Brasil: Uma radiografia segundo os dados da Saúde, do Instit…