Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 6, 2018
Imagem
VIOLÊNCIA

"EM MENOS DE 13 HORAS, CRIANÇA E ADOLESCENTE MORREM BALEADOS NA ZONA NORTE DO RIO" "Emilly, de 3 anos, morreu em assalto e Jeremias Moraes, de 13, foi vítima de bala perdida"

"RIO - Em menos de 13 horas desta terça-feira, uma criança e um adolescente morreram vítimas de arma de fogo na Zona Norte do Rio. Durante esta madrugada, Emilly Sofia Neves Marriel, de 3 anos, morreu em uma tentativa de assalto, em Anchieta. Na tarde desta terça-feira, Jeremias Moraes, de 13 anos, morreu vítima de uma bala perdida durante tiroteio na comunidade de Nova Holanda, no Complexo da Maré. A pequena Emilly foi atingida após os pais não ouvirem a ordem de parada de criminosos porque estavam com o som do carro em alto volume e vidros fechados. O carro foi atingido por 12 disparos, por volta das 2h30, e os pais da criança também foram baleados. A família havia saído de uma lanchonete e passava de carro, um Gol preto, pela Rua Cardoso de Castro quando bandidos anunciaram o rou…
Imagem
CONFLITOS INTERNACIONAIS

"AO MENOS 70 CIVIS MORTOS EM BOMBARDEIOS SÍRIOS EM GUTA ORIENTAL"

"Ao menos 70 civis, incluindo crianças, morreram em bombardeios contra o enclave rebelde de Guta Oriental, perto de Damasco, nesta terça-feira, dia em que a ONU abriu uma investigação sobre supostos ataques químicos do governo sírio. A Força Aérea síria bombardeou nesta terça-feira esse bastião rebelde, indicou a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). Os ataques provocaram a morte de ao menos 70 civis, entre eles 18 crianças, detalhou a ONG. Guia Oriental cercada pelas forças do regime desde 2013, é bombardeada quase diariamente, e seus quase 400.000 habitantes sofrem com a escassez de alimentos e remédios. Nas últimas semanas o regime intensificou seus bombardeios nesse enclave, assim como a província Idib, outro bastião rebelde no noroeste da Síria. Na segunda-feira, 31 civis morreram em ataques do regime contra Guta Oriental, e 16 pessoas morreram em Idib, segundo o …
Imagem
SAÚDE

"MAMOGRAFIA PARA CÂNCER DE MAMA: O QUE É E QUANDO FAZER ESSE EXAME"

Por: Theo Ruprecht
"Usada para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas.
Para que funciona: para detectar tumores malignos na mama. Mas, sozinho, o exame dificilmente bate o martelo. Geralmente o médico pede uma biópsia para confirmar eventuais suspeitas. Outros exames de imagem (mais caros e específicos) também podem entrar em jogo.
Como é feito: o mamógrafo é composto de duas placas que se encontram e pressionam o seio por poucos segundos para fazer as imagens, que saem registradas em uma chapa. O resultado fica parecido com o raio-x convencional - porém, claro, com os seios em foco. Nenhum preparo é necessário, exceto não ir de vestido. Isso porque a parte de cima da roupa terá de ser remov…
Imagem
BIOLOGIA: VESTIBULAR E ENEM

VIDA: O QUE É VIDA? A AUTOPOIESE DE MATURANA E VARELA


AULA 1 - PARTE I


Por: Professor Rubens Oda  DESCOMPLICA AUTOPOIESE - AUTOPRODUZ E AUTOCRIA: Estamos aqui para discutir uma outra forma de pensar em vida. Como surgiu a vida em nosso planeta e quais seriam as características inerentes¹ aos seres vivos? Usualmente nós trazemos para a sala de aula o conceito de que o ser vivo precisa de uma série de características para que a partir delas, consiga defini-la em informação. Se o ser vivo tiver a, b, c, d, e, ele é um ser vivo, porque ele tem um DNA, e tem tal característica. Só que atualmente, isto é um contraponto, a conceituação de que um ser vivo é uma unidade selecionável e que sofre evolução ao longo do tempo. Existe um conceito na Biologia, de que a gente tem que definir a vida não pela informação, não pela sua constituição, mas pelos processos que definem a vida. E essa ideia é da autopoiese, que surge com dois biólogos chilenos, Maturana e Varela, que incriv…