Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 10, 2016
Imagem
DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS
Você já sentiu curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.
"PEDRINHO MATADOR" "Ele só matava quem 'merecia'. O pai, que teve o coração arrancado, foi uma das 71 vítimas"

"Pedro Rodrigues Filho começou cedo: aos 13 anos brigou com um primo e o empurrou para uma moedora de cana - o garoto sobreviveu. Aos 14, assassinou o vice-prefeito de sua cidade, que acusara seu pai de furtar merenda da escola onde trabalhava. O político levou dois tiros de espingarda na frente de casa. Em seguida, matou o vigia, que supunha ser o verdadeiro ladrão. E fugiu para Mogi das Cruzes (SP). Na nova cidade, Pedro conheceu Botinha, a viúva de um líder do tráfico, e entrou pa…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"RIO DE PÓ" "A cada ano, 182 milhões de toneladas de poeira saem do Saara e atravessam o Oceano Atlântico, numa viagem documentada por satélite. Parte desse material cai na Amazônia e é essencial no desenvolvimento"

Por: Lucas Correali
"O que o Saara, o maior deserto da Terra, e a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta, têm em comum? A resposta é poeira - muita, muita poeira. E não se trata de uma poeira que atrapalha a vida da floresta. Na verdade, a Amazônia depende dessa poeira para ser como é. A cada ano, cerca de 182 milhões de toneladas de poeira do Saara - um volume capaz de encher aproximadamente 690 mil carretas - são levados por fortes ventos para uma viagem de aproximadamente uma semana no rumo oeste, atravessando o Oceano Atlântico. Os cientistas já conheciam esse trânsito intercontinental há algumas décadas, mas apenas recentemente, com a reunião e a análise de dados coletados por satélites, eles conseguiram compreender …
Imagem
NACIONAL

"CHUVA FORTE CAUSA PRIMEIRA ENCHENTE DO ANO NA REGIÃO" "Pontos de alagamento deixam carros ilhados em Sto. André e Mauá; linha do trem ficou paralisada"

Por: Daniel Macário danielmacario@dgabc.com.br
"A chuva forte que atingiu o Grande ABC na tarde de ontem provocou a primeira enchente do ano. Pontos de alagamento causaram transtornos, principalmente para moradores e motoristas que circulavam por Santo André, São Bernardo e Mauá, e usuários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Segundo o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o volume de chuva atingiu, em cerca de uma hora e meia, 44 milímetros. A autarquia chegou a decretar estado de alerta para alagamento em bairros como a Vila Humaitá, Parque Novo Oratório, Vila Curuçá e Jardim Rina. Na Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, altura da Rua Erato, Vila América, ponto de alagamento deixou oito carros ilhados. O pastor Leonel Santos Souza, 53 anos, que junto de su…
Imagem
LITERATURA

"PAPA SE COLOCA COMO PECADOR E CONFESSOR EM SEU PRIMEIRO LIVRO" "Francisco lembra refugiados e diz que gays não devem ser marginalizados"

Por: Carolina Jardim
"Em sua primeira missa celebrada na Praça São Pedro, em 17 de março de 2013, o Papa Francisco citou a passagem do Evangelho que fala sobre a mulher adúltera salva Jesus, dando sinais de qual seria o cerne de seu pontificado. Compaixão e perdão são temas centrais no ensinamento do Pontífice e a principal mensagem de seu primeiro livro, 'O nome de Deus é Misericórdia' (Editora Planeta), no qual o líder máximo da Igreja Católica se coloca, mais uma vez, na condição de um homem que também precisa de piedade. Resultado de uma série de encontros com o vaticanista Andrea Tornielli, a obra será lançada na próxima terça-feira e publicada em 84 países, em seis idiomas - italiano, português, inglês, francês, alemão e espanhol. Na capa do livro, sobre um fundo branco com ilustração do brasão do Vatican…
Imagem
MUNDO

"AVIÃO DOS EUA SOBREVOA COREIA DO SUL PARA MOSTRAR FORÇA À COREIA DO NORTE"

"Um avião bombardeiro dos Estados Unidos sobrevoou neste domingo (10) a Coreia do Sul, em uma demonstração de força do exército americano após o suposto teste de uma bomba de hidrogênio anunciado pela Coreia do Norte. Um bombardeiro B52 Stratofortress, que pode transportar armas nucleares, sobrevoou por alguns minutos a base aérea militar de Osan, 70 km ao sul da fronteira coreana, antes de retornar para a sua base. Este tipo de avião é utilizado com frequência nos exercícios militares anuais conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, mas seus voos raramente são divulgados."

"O último caso havia acontecido em 2013, depois do terceiro teste nuclear norte-coreano. O exército americano utilizou na época um B52 e um bombardeiro B2. O anúncio do suposto quarto teste nuclear norte-coreano provocou muitas condenações internacionais, mas quase todos os especialistas duvidam que a arma ut…
Imagem
RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL: PRIMEIRA SEMANA DE JANEIRO
A primeira Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral do ano de 2016, traz o ranking das publicações mais acessadas durante a primeira semana do ano. Por isso, convido-os a conhecer quais se destacaram, com seus respectivos resumos:
1º ATUALIDADES: VESTIBULAR E ENEM A GRÉCIA SE DOBRA AOS CREDORES

Não é de hoje que observamos a crise financeira que se estende no país europeu chamado Grécia. Após entrarem na zona do Euro, Grécia, que faz parte dos países mais pobres do continente, começou a gastar desenfreadamente, solicitando créditos e mais créditos. Como todo cartão crédito ou cheque especial, um dia a fatura chega, e os devedores devem pagar. Não foi o que aconteceu com os gregos. Desde o estouro da dívida, o país cujo PIB não é o dos mais altos, se viu impossibilitado de honrar suas dívidas, e com isso, dar um calote estrondoso nos credores, como bancos. O resultado foi muito negativo: o país entrou em recessão…