Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 14, 2016
Imagem
FALECIMENTOS

"RENÉ ANGÉLLI, MARIDO DE CELINE DION, MORRE AOS 73 ANOS" "Ex-cantor e empresário tinha câncer e morreu nos EUA nesta quinta-feira. Celine tinha interrompido carreira para cuidar do marido, eles tinham 3 filhos"

"René Angélli, marido de Celine Dion, morreu de câncer aos 73 anos nesta quinta-feira (14). O canadense começou a carreira como cantor pop, e depois virou empresário. Ele gerenciou a carreira de Celine Dion, e se casou com ela em 1994. Eles tinham três filhos. 'René Angélli, 73, morreu nesta manhã em sua casa em Las Vegas depois de uma longa e corajosa batalha contra o câncer. A família pede privacidade e respeito neste momento. Mais detalhes serão fornecidos depois', diz mensagem divulgada pela equipe de Celine Dion nas redes sociais. Em agosto de 2014, a cantora de 47 anos tinha anunciado a interrupção de todas as atividades profissionais, com o cancelamento de uma turnê pela Ásia e dos shows em Las Vegas, nos Estados Unidos, por causa…
Imagem
CRISE HÍDRICA

"DEPOIS DE QUASE SECAR, RIO TRANSBORDA E INVADE RUAS E CASAS EM PIRACICABA" "No interior de SP, nível do rio Piracicaba, símbolo da crise hídrica, subiu o dobro da média para janeiro, desalojando três famílias"

Por: Marcelo Toledo RIBEIRÃO PRETO
"Após ficar praticamente seco, o rio Piracicaba transbordou na noite de terça (12) no interior paulista. Famílias tiveram de ser retiradas de suas casas na rua do Porto, uma das mais conhecidas de Piracicaba (a 160 km da capital). A cheia do rio é a primeira após a mais grave crise hídrica do Estado - com as pedras expostas, o rio foi símbolo da seca na região. Com o transbordamento do Piracicaba, cardumes foram vistos na rua. Segundo a Defesa Civil, três famílias foram removidas de locais atingidos pela cheia do Piracicaba. Além delas, outras três ficaram desalojadas devido ao transbordamento de outro rio, o Corumbataí. O transbordamento do Piracicaba continuou nesta quarta-feira (13), com o nível de água em 5,6…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!

"CADA ALIMENTO, UM BENEFÍCIO" "A ingestão dos nutrientes necessários ao organismo de uma alimentação variada, equilibrada e colorida. De acordo com a nutricionista Carolina Mariano (PR), a cor de cada alimento é determinada pelos pigmentos nele presentes que, aliados a outras vitaminas e minerais, podem desempenhar papéis importantes na prevenção de doenças e na proteção do organismo. Confira o poder de cada cor:"

VERDE: Clorofila, cálcio, fósforo e ferro são nutrientes presentes nos alimentos verdes e funcionam como antioxidantes, combatendo os radicais livres. Atuam ainda nos sistemas nervoso, sanguíneo, digestório e fortalecem os ossos. ALIMENTOS DESSE GRUPO: abacate, abobrinha, acelga, almeirão, alface, brócolis, couve, chuchu, ervilha, jiló, limão, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, salsa, uva verde e vagem.
ROXO: Ótimas fontes de vitaminas de complexo B e antioxidantes, os alimentos roxinhos agem na pele, no sistem…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MEIO AMBIENTE!

"É O FIM DO CAMINHO?" "Como as lições da tragédia de Mariana, em Minas Gerais, podem barrar o descaso e marcar um novo começo nas práticas da mineração no Brasil"

Por: Renata Valério de Mesquita
"Assistir, impotente, ao avanço de uma onda de 55 milhões de metros cúbicos de lama sobre cidades, pessoas, rios e ecossistemas por 679 km, durante semanas, soterrou todo o Brasil em indagações e repulsa. A ruptura ocorrida em 5 de novembro na barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana (MG), acarretou o despejo do equivalente a 22 mil piscinas olímpicas de rejeitos da exploração de ferro da mineradora brasileira Samarco e já é considerado o maior desastre socioambiental ocorrido no Brasil. Segundo a consultoria de riscos americana Bowkers Associates, é o pior acidente do mundo em cem anos de mineração, considerando-se o volume de lama vazado (entre 50 e 60 milhões de metros cúbicos), o percurso atingido (600 …
Imagem
SAÚDE

"MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA 4 MORTES DE BEBÊS COM MICROCEFALIA RELACIONADA AO VÍRUS ZIKA" "Em novo boletim, a pasta informa também que o número de casos suspeitos de malformação subiu para 3.530"

Por: Luíza Monteiro
"Mais uma semana com números crescentes de casos de microcefalia associada ao vírus zika. Divulgado nesta terça-feira (12), o novo informe epidemiológico do Ministério da Saúde aponta 3.530 suspeitas da malformação cerebral, distribuídas em 724 municípios de 21 unidades da federação. Pernambuco continua sendo o estado com o maior índice de casos: 1.236, representado 35% do total registrado em todo o país. Em seguida, estão Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso e Rio de Janeiro. O ministério também investiga 46 óbitos de crianças com microcefalia possivelmente ligados ao vírus transmitido pelo Aedes aegypti. Mas o recente boletim traz um novo achado: foi confirmada a relação com o zika de quatro mortes de bebês…
Imagem
ENERGIA

"GRAMA SINTÉTICA PODE SER O FUTURO DA ENERGIA EÓLICA"
"Criada a partir de uma parceria entre China e Estados Unidos, a 'grama' pode fornecer energia para uma casa inteira"

Por: Ana Luísa Fernandes e Alexandre Versignassi SUPERINTERESSANTE
"Em breve, não vai mais ser necessário um cata-vento gigante para produzir energia eólica: uma espécie de grama sintética, que poderá ficar no telhado das casas, fará o trabalho. Pequenas tirinhas de plástico são colocadas em um painel. Elas possuem nanofios anexados de um lado, e, do outro, uma camada de óxido de índio-estranho (OIE), que é o principal componente das telas de cristal líquido. Ao contrário do vidro, ele é capaz de conduzir eletricidade. É aí que entra a sacada da nova tecnologia: quando o vento sopra, os nanofios entram em contato com a superfície de OIE do vizinho. Esse contato permite que os elétrons passem de um material para o outro, criando uma corrente elétrica. Até agora, o gerador foi testad…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"PF INDICIA SAMARCO E VALE POR TRAGÉDIA EM MARIANA"

"A Polícia Federal indiciou na quarta-feira, 13, a Samarco, a Vale (controladora da empresa), a VogBr e mais sete executivos por crime ambiental provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, no dia 5 de novembro. O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, além do responsável pelo monitoramento de represas da mineradora e gerentes da área estão entre os indiciados. O indiciamento foi por poluição ambiental em proporção que afete o convívio humano. O rompimento da barragem, além de poluir o Rio Doce, atingido pela lama que vazou da represa, impossibilitando, por exemplo, a pesca, deixou sem água cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em comunicado, a Vale diz que recebeu com surpresa a notícia do indiciamento e afirmou que 'reflete um entendimento pessoal do delegado e ocorre em um momento em que as reais causas do acidente ainda não foram tecnicam…
Imagem
FALECIMENTOS

"ALAN RICKMAN, ATOR DE 'HARRY POTTER' E 'DURO DE MATAR', MORRE AOS 69 ANOS" "Ele ficou conhecido por papel de Severus Snape, na saga 'Harry Potter'. Ator lutava contra um câncer e morte foi confirmada pela família"

"O ator Alan Rickman morreu aos 69 anos após luta contra um câncer. A morte foi confirmada por sua família, ao jornal inglês 'The Guardian'. Rickman fez sucesso em peças de teatro, na TV e em filmes. Mais conhecido pelo papel de Severus Snape, na saga 'Harry Potter', o ator também estrelou 'Duro de Matar' (1988), 'Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991) e 'Sweeney Todd' (2007), ele interpreta o vilão Hans Gruber. O ator ganhou o Globo de Ouro e o Emmy de melhor ator em minissérie por 'Rasputin', em 1997. Por 'Robin Hood', levou o Bafta de ator coadjuvante."
Informações retiradas do site G1, 14 de janeiro de 2016 (Acesso: 14/01/2016)

Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL: EDITORIAIS & ARTIGOS
REGRAS BÁSICAS Manifestantes têm razão ao denunciar abusos da polícia, mas erram ao escamotear itinerário de passeatas e tergiversar sobre vândalos
A volta dos legítimos protestos contra o inescapável aumento das tarifas de ônibus e metrô em diferentes cidades, aos quais se associam as cenas de vandalismo mascarando a truculência policial, impõe que se desfaça uma confusão.
Os manifestantes têm toda a razão ao denunciar o inaceitável abuso das forças de segurança, não somente quando estas lançam mão de violência contra a população que deveriam proteger mas também quando sua ação coíbe o livre exercício de garantias constitucionais - como ocorreu na terça-feira (12), em São Paulo.
Mas a Constituição não se limita a garantir a todos o direito de se reunir "pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização"; o mesmo inciso XVI do artigo 5º estabelece a exigência de "prévio aviso à autoridade c…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL: EDITORIAIS & ARTIGOS
É A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL?

Por: Wilma Gryzinski
Começo de ano e as previsões fáceis de ridicularizar se repetem. Políticos e aviões cairão; terremotos, furacões e falsos profetas assolarão o planeta; a morte de alguém muito importante trará grande instabilidade. E tudo, naturalmente, nos levará mais para perto do abismo final, o fim dos tempos que ronda a humanidade desde que seus filhos primevos começaram a produzir narrativas sobre a criação do mundo. Como tudo que começa acaba, ou talvez porque a consciência de nossa finitude seja tão angustiante que fantasiemos secretamente levar todo o resto conosco, espetacular sobre o Grande Dilúvio, o Apocalipse ou o Big Crunch é quase obrigatório da condição humana. Os meios para chegar ao fim em geral obedecem a três categorias: ira divina, catástrofe cósmica ou, muito mais interessante para os livros e filmes de ficção científica, desastres causados por nossa própria e descontrolada busca do con…