Postagens

Mostrando postagens de Novembro 26, 2017
Imagem
MEIO AMBIENTE

"O OLHO GRANDE DA MINERAÇÃO"

"A polêmica sobre o decreto assinado em agosto pelo presidente Michel Temer que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), uma área situada entre Pará e Amapá com o tamanho do Espírito Santo, trouxe à tona os interesses de mineradoras em terras hoje vetadas a essa atividade. Se o governo federal continuar a se mostrar tão receptivo às pretensões dessas empresas, populações locais, ambientalistas e cientistas têm boas razões para temer o futuro. Um estudo da Universidade Federal de Goiás, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade cruzou as liberações previstas em projetos de mineração em terras protegidas com os pedidos de empresas para autorização de lavra onde a atividade é proibida, e a área somada é cerca de 6 mil km² maior que da Renca. Confira alguns dados citados no trabalho, publicado na revista Environmental Conservation."

Matéria retir…
Imagem
CIÊNCIA

"MOSCAS TRANSMITEM MAIS DOENÇAS DO QUE IMAGINÁVAMOS"

Por: George Dvorsky
"Ver uma mosca pousar na sua comida nunca é uma experiência agradável, e como mostra uma nova pesquisa, talvez seja de fato melhor jogar este apetitoso pedaço de comida que a mosca pousou no lixo. Um novo estudo publicado na Scientific Reports reporta que duas moscas mais comuns - mosca-doméstica e mosca-varejeira - são capazes de carregar centenas de bactérias diferentes - e uma boa porção delas é danosa aos seres humanos. Moscas nascem de material fecal e material apodrecido, isso não é lá uma surpresa, mas até o primeiro estudo a analisar o conteúdo destes insetos em detalhes e avaliar sua habilidade em transportar e depositar germes. Moscas costumam ficar próximas de humanos, como bem sabemos, então essa descoberta tende a ser um tanto preocupante. 'Acreditamos que isso pode mostrar um mecanismo de transmissão de patógenos que foi negligenciado por agentes de saúde pública, e as moscas p…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

"A PÍLULA INTELIGENTE" "O aval para o primeiro remédio com um sensor que rastreia informações dentro do paciente representa um grande avanço para a medicina, mas levanta questões éticas fundamentais"

Por: Thaís Botelho
"A era da pílula digital começou. Na segunda-feira 13, a agência reguladora de remédios dos Estados Unidos, a FDA, aprovou o uso de um comprimido que leva embutido um sensor capaz de informar aos médicos se e quando o paciente tomou o medicamento. O chip tem o tamanho de um grão de areia. É feito de magnésio, cobre e silício, minerais comumente encontrados nos alimentos. Ele começa a funcionar entre trinta minutos e duas horas após a ingestão e, depois disso, é naturalmente absorvido pelo organismo, sem provocar efeito tóxico algum."



"Desenvolvida pela Proteus Digital Health, empresa americana especializada em produtos tecnológicos para a área da saúde, em parceria com o laboratório japonês Otsuka, a nov…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA TECNOLOGIA!

"TEMPLO DA APARÊNCIA" "Passar mais de duas horas por dia ligado nas redes sociais está associado a um risco bem mais importante de se sentir só, segundo resultados de um estudo publicado em março"

Por: Luis Pellegrini
"Há algumas semanas, na festa de aniversário da filha adolescente de um casal amigo, testemunhei ao vivo e em cores uma modalidade de comemoração que ainda não conhecia. Os convidados, uma dúzia de rapazes e mocinhas da mesma faixa etária da aniversariante, reuniram-se bem acomodados nos sofás da sala. O silêncio deles foi que chamou minha atenção. Ninguém abria o bico. Mas todos, sem exceção, empunhavam seus celulares inteligentes de última geração, e seus dedos indicadores batiam céleres naquelas letrinhas minúsculos. 'O que estão fazendo', perguntei? 'Estão conversando, estão no chat', respondeu o dono da casa. Como quem? 'Entre eles mesmos, os membros do grupo. Agora falar e ficar olhan…