Postagens

Mostrando postagens de Agosto 9, 2017
Imagem
EDUCAÇÃO

"O FLAGELO DO BULLYING" "Um estudo revela as dimensões preocupantes do bullying nas escolas de 72 países e mostra alguns caminhos para combatê-lo"

Por: Unescopress
"O bullying é um problema importante nas escolas, segundo levantamento do Programa de Avaliação de Estudantes Internacionais (Pisa, na sigla em inglês) lançado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2015 e publicado em 2017. Participaram da pesquisa 540 mil alunos de 15 anos de 72 países. Aproximadamente 11% desses estudantes relatam que outros alunos os intimidaram pelo menos algumas vezes por mês, enquanto 4% disseram ter sido atingidos ou empurrados por outros alunos pelo menos algumas vezes por mês. As meninas sofrem agressões físicas com menos frequência que os meninos, mas relatam um número um pouco maior que incidentes de bullying psicológico, incluindo fofocas - 9,2% das meninas e 7,6% dos meninos contaram ter sido vítimas de fofocas desagradáveis pelo menos…
Imagem
SAÚDE

"BARULHO PREJUDICIAL"

"Além de maltratar a audição, morar perto de aeroportos pode aumentar o risco de doenças cardíacas, segundo publicado em junho na revista Occupational & Environmental Medicine. A pesquisa usou dados de 420 pessoas que viviam perto do Aeroporto Internacional de Atenas (Grécia) entre 2004 e 2006, época em que até 600 aviões decolavam e pousavam ali diariamente. Cerca de 50% dos participantes foram expostos a mais de 55 decibéis entre 7h e 23h, e 25% foram expostos a mais de 45 decibéis durante o resto do período. Na década seguinte, 71 dessas pessoas receberam diagnóstico de alta pressão e 44, de arritmia cardíaca. A exposição ao ruído das aeronaves, sobretudo à noite, foi associada à pressão sanguínea mais alta, e a cada 10 decibéis adicionais dos aviões noturnos correspondia uma elevação de 69% no risco desse problema."
Matéria retirada do site PLANETA, 08 de agosto de 2017 (Acesso: 09/08/2017)
Imagem
CURIOSIDADES

"PESQUISADORES ESTUDAM MORCEGO DE DUAS CABEÇAS ENCONTRADO NO BRASIL" "Animal tinha dois corações e duas colunas e estava 'guardado' desde 2001"

"Embriologistas de universidades cariocas analisaram um morcego de duas cabeças para entender o que pode ter ocasionado o fenômeno raro. O animal foi descoberto ao pé de um mamoeiro no Espírito Santo em 2001 e ficou no Laboratório de Mastozoologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ) até ser estudado. Uma análise realizada pelo pesquisador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Marcelo Rodrigues Nogueira e pelas especialistas da UFRRJ, Nadja Lima Pinheiro e Adriana Ventura, foi publicado no periódico Anatomia, Histologia e Embriologia. Segundo os autores do estudo, a anomalia é causada quando um óvulo fertilizado se separa tarde demais. Quando o óvulo se separa entre quatro e cinco dias após ser fertilizado, serão gerados gêmeos idênticos. Caso o tempo exceda 15 dias, o óvulo s…
Imagem
CIÊNCIA

"FIOCRUZ DESCOBRE QUE PERNILONGO PODE TRANSMITIR ZIKA" "A descoberta foi publicada hoje na revista científica Emerging Microbes & Infections, do grupo Nature"

Por: Agência Brasil
"O genoma do vírus Zika, coletado no organismo de mosquitos do gênero Culex, foi sequenciado por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Com o sequenciamento, foi descoberto que o vírus consegue alcançar a glândula salivar do animal, o que indicaria, segundo a instituição, que o pernilongo pode ser um dos transmissores do vírus Zika. Os resultados foram publicados hoje (9) na revista Emerging Microbes & infections, do grupo Nature. O artigo é intitulado 'Zika virus replication in the mosquito Culex quinquefasciatus in Brazil'e pode ser encontrado na íntegra na internet. Os mosquitos do gênero Culex foram recolhidos na Região Metropolitana do Recife, já infectados. A equipe do Departamento de Entomologia da instituição conseguiu, então, comprovar e…
Imagem
TRABALHO

"BRASIL ABRE 35,9 MIL VAGAS FORMAIS DE TRABALHO EM JULHO" "É o quarto mês consecutivo de geração de empregos com carteira assinada"

Por: Geralda Doca
"BRASÍLIA - O mercado formal de trabalho entrou no terceiro trimestre de 2017 com o saldo líquido positivo de 35,9 mil vagas. Foi o quarto mês consecutivo de geração de empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cageb) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta quarta-feira. Em julho de 2016, foram fechados 94,7 mil postos de trabalho. Segundo dados do Caged, dos 25 subsetores da economia, 17 criaram empregos no mês passado. O principal destaque foi a indústria de transformação, que registrou saldo positivo de 12.594 postos, puxado pelo segmento de produtos alimentícios e de material de transporte. Em segundo lugar, ficou o comércio, com resultado positivo de 10.156 vagas; seguido por serviços, que respondeu por 7.714 contratações e a agropecuária, por 7.055…
Imagem
SEJA UM DOADOR DE ÓRGÃOS: é preciso Falar, Divulgar e Fazer A VIDA NÃO MORRE PARA O DOADOR, MAS RENASCE PARA QUEM RECEBE
Recentemente, recebi no e-mail do blog Conhecimento Cerebral, um pedido muito especial. Não por ser algo que ela quer para si(ela já fez), mas que deseja para quem precisaA pessoa em questão, viu o blog e pensou ser uma boa maneira de compartilhar uma causa muito nobre, mas que ainda é pouco divulgada: a doação de órgãos.Sabendo disso, e por base em sua recente história, que será compartilhada com todos os nossos leitores, o blog que tem o objetivo de levar conhecimento de qualidade a todos que acessam o seu conteúdo, quer dividir e compartilhar tudo que envolva esse assunto. Por isso, a partir de agora, decidimos criar uma série de matérias especiais, no qual quer que o conhecimento não fique apenas para as pessoas, mas que elas levem para todos que conheçam, e façam parte dessa união que pode salvar vidas. A partir de agora, convidamos você para conhecer e ler hist…