Postagens

Mostrando postagens de Maio 23, 2019
Imagem
NACIONAL
"JUSTIÇA LIBERTA MILITARES QUE DERAM 80 TIROS EM MÚSICO" "Ministros José Barroso Filho e José Coêlho Ferreira sugeriram a aplicação de medidas cautelares aos militares"

Por: Estadão Conteúdo 
"Por maioria dos votos, os ministros do Superior Tribunal Militar decidiram nesta quinta-feira, 23, libertar nove militares presos pelo assassinato do músico Evaldo Rosa dos Santos, de 46 anos, que estava em um veículo alvejado com mais de 80 tiros no Rio de Janeiro no dia 7 de abril. O catador de recicláveis Luciano Macedo, baleado ao tentar ajudar a família que estava no carro, também morreu cerca de 10 dias depois. O julgamento havia sido interrompido em 8 de maio por pedido de vista e foi retomado na tarde desta quinta. O STM é composto por 15 ministros, mas 14 julgaram o caso. O presidente não votou. Do total, 11 ministros votaram pela soltura dos militares. A ministra Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha foi o único voto contra a liberdade do grupo. Durante a sessão…
Imagem
SAÚDE
"ANVISA APROVA NOVA MEDICAÇÃO PARA TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA" "O Herzuma, biossimilar dos trastuzumabe, tem a capacidade de bloquear a multiplicação das células cancerígenas, sem atingir as células sadias"

Por: Letícia Passos
"O câncer de mama é uma das neoplasias mais comuns entre as mulheres. No Brasil, o percentual de novos casos por ano chega a 29%, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por causa disso, muitas farmacêuticas têm voltado seus esforços na produção de medicamentos capaz de combater a doença. Esta semana, por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Herzuma, um medicamento biossimilar do trastuzamabe, indicado para o tratamento do câncer de mama HER2+, que são tumores agressivos capazes de se desenvolver muito mais rápido em comparação com outras formas de cânceres mamárias. O Herzuma é um anticorpo monoclonal considerado uma terapia-alvo, ou seja, tem a capacidade de bloquear a multiplicação das célul…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA EDUCAÇÃO!

"O EXEMPLO DE SOBRAL!" "Apesar de controvérsias, o município do noroeste do Ceará protagoniza um espetacular caso de melhora no ensino fundamental em meio ao preocupante estado da educação no Brasil"

Por: Caio Araujo
"Quinta maior cidade do Ceará, Sobral tem pouco mais de 205 mil habitantes. Seu PIB anual, de R$ 4 bilhões (IBGE, 2015), está longe de uma cidade rica. Mas Sobral é um fenômeno em educação. Ela recebeu pela primeira vez as notas mais altas do país - 9,1 (1° a 5° série) e 7,2 (6° a 9° série) - nas duas etapas do ensino fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, divulgado no fim de 2018 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Estão em Sobral cinco dos melhores colégios públicos do Brasil nesse nível de ensino.
Rita Alcina Moreira fornece uma pista que explica o sucesso. Ela vive na Sinhá Sabóia, …
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ECONOMIA!

"O SETOR PRIVADO CONSEGUIRÁ SANEAR O PAÍS?" "Novo marco regulatório do saneamento tenta atrair investido para universalizar o sistema que hoje atende apenas metade da população"

Por: Renata Victal
"Enquanto o Brasil, oitava economia global, luta para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e ter direito a debater parâmetros com os países mais industrializados do mundo, metade dos seus habitantes não tem rede de esgoto. São mais de 100 milhões de brasileiros expostos a doenças por falta de recursos para o saneamento básico. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), 110 mil quilômetros de rios estão poluídos e são usados para escoamento de esgoto. Cerca de 14% das crianças e dos adolescentes não têm garantido o direito à água tratada. É para combater esse cenário desolador que um novo marco regulatório está prestes a entrar em vigor. O texto determina que a regulamentação, hoje atribuição…