Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 22, 2017
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA VIOLÊNCIA!

"RESPEITO ÀS MULHERES" "Escancarado por denúncias de famosos, o abuso sexual saiu da sombra. Agora é hora de tomar medidas para que deixe de acontecer"

Por: Lizia Bydlowski
"De tempos em tempos, alguma poderosa mobilização popular modifica a forma como o sexo é tratado na sociedade, com a criação de leis e estatutos e a implantação de mudanças culturais permanentes. Assim alteramos nossa maneira de ver a prevenção da gravidez, o sexo casual, o aborto, os gays, os transgêneros. Em um ensaio escrito trinta anos atrás, Pensando o Sexo, a antropóloga americana Gayle Rubin defendeu a tese de que essas viradas em geral acontecem quando a humanidade se sente à beira de um cataclismo além de seu controle e são uma espécie de catarse alternativa. Um movimento coletivo não impedirá uma guerra nuclear nem freará o aquecimento global, mas o sexo, ele sim, pode ser reconfigurado em sua dinâmica social. O mundo anda, de fato, convulsiona…
Imagem
CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

"HORMÔNIO DA NOITE" "Cada vez mais usada e estudada, a melatonina se populariza e vem ganhando inúmeras indicações, a começar pela melhora do sono"

Por: Jeanne Callegari         Helena Duppre [design] Craftvision - Istock
"No centro da nossa cabeça, bem no meio do cérebro, existe uma estrutura do tamanho de uma semente de laranja. É a glândula pineal, que o filósofo francês René Descartes (1596-1650) considerava a morada da alma, e os hindus, a sede de um dos chacras mais importantes do corpo. É ali, conforme a ciência desvendou depois, que se produz um hormônio crucial ao organismo, a melatonina. Uma substância que já foi copiada e sintetizada pelo homem e está cada vez mais em evidência nas pesquisas e no mercado. Enquanto no Brasil ela começa a dar as caras, nos Estados Unidos é largamente encontrada. E vendida sobretudo com a promessa de um sono melhor. Fabricada pelo corpo, a melatonina só regula o momento de dormir como part…