Postagens

Mostrando postagens de Julho 22, 2016
Imagem
INTERNACIONAL

"TURQUIA CONGELA PACTO DE DIREITOS HUMANOS" "País deixa temporariamente Convenção Europeia sobre o tema depois de Erdogan decretar estado de emergência"

"Ancara diz que medida ajudará em expurgo e nega restrição a direitos civis; UE pede respeito à lei e às liberdades. A Turquia anunciou nesta quinta (21) que saiu temporariamente da Convenção Europeia de Direitos Humanos devido ao estado de emergência decretado na véspera pelo presidente do país, Recep Tayyip Erdogan. O decreto, que permite ao governo limitar direitos civis e ao presidente aprovar leis, foi uma resposta à tentativa de golpe da última sexta-feira (15). Nesta quinta, ele foi aprovado pelo Parlamento por 346 votos a 115. Segundo Numan Kurtulmus, um dos vice-primeiros-ministros turcos, o estado de emergência permitirá ao governo combater os golpistas e continuar o expurgo dentro da máquina pública.  Ele afirma que o governo não interferirá em direitos individuais, uma das preocupações dos t…
Imagem
NACIONAL

"POLÍCIA FEDERAL PRENDE UM DOS DOIS SUSPEITOS FORAGIDOS DA OPERAÇÃO ANTITERRORISMO"

Por: Natuza Nery EDITORA DO PAINEL Gustavo Uribe DE BRASÍLIA Guilherme Seto DE SÃO PAULO
"A Polícia Federal prendeu na noite desta sexta-feira (22) em Mato Grosso, Valdir Pereira da Rocha, um dos brasileiros que estava foragido e é suspeito de integrar que planejava atentado terrorista que poderia atingir a Olimpíada do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Federal, ele se entregou por volta das 18h em Vila Bela da Santíssima Trindade, município fronteiriço com a Bolívia. Ele será ouvido e encaminhado posteriormente a um presídio federal. A Justiça Federal expediu na quinta-feira (21), mandado de prisão contra 12 suspeitos, dos quais dez foram detidos no mesmo dia e dois não tinham sido capturados. Segundo a Folha apurou, as forças de segurança monitoram o paradeiro do segundo foragido também em Mato Grosso, Leonid El Kadri de Melo. Os 12 suspeitos compartilhavam materiais que ensinavam como co…
Imagem
ECONOMIA

"BOVESPA SOBE E VOLTA A SEU MAIOR PATAMAR DESDE MAIO DE 2015" "Com avanço de 0,64%, Ibovespa fechou acima acima de 57 mil pontos; dólar encerrou o dia valendo 3,25"

"A Bovespa avançou mais um pouco nesta sexta-feira e atingiu um novo pico no ano. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 0,64%, aos 57.002,08 pontos, seu maior patamar desde 15 de maio de 2015. Com as agendas política e econômicas escassas, o que vem ganhando espaço é o noticiário corporativo. Além da temporada de balanços que se inicia, os investidores aguardam uma maior movimentação das empresas, por meio de fusões, aquisições e venda de ativos de estatais.
As ações dos bancos foram grandes responsáveis pela nova valorização do Ibovespa. Depois de uma correção na véspera, esses papéis, que respondem por cerca de 25% da carteira do índice, retomaram a trajetória de alta.
A reação acontece poucos dias antes do início dos balanços do setor, no próximo dia 27, com San…
Imagem
VIOLÊNCIA

"POLÍCIA ALEMÃ REGISTRA MÚLTIPLOS TIROTEIOS EM MUNIQUE" "Ao menos 9 pessoas morreram em uma série de ataques a tiro em Munique nesta sexta-feira"

"Uma grande operação policial está em andamento no centro de Munique, na Alemanha, após registros de 'múltiplos tiroteios' em diferentes localidades da cidade, nesta sexta-feira. A polícia de Munique confirmou a morte de nove pessoas. Os atiradores estão foragidos, mas os policiais investigam se um dos suspeitos está entre os mortos - um corpo foi encontrado a uma distância de 1 quilômetro do shopping. Os tiros no shopping center começaram em um McDonald's, às 17h52 (12h52 de Brasília). Em seguida, testemunhas disseram ter visto 3 pessoas diferentes atirando com rifles nas proximidades do centro comercial. Algumas relataram ouvir um atirador gritar 'estrangeiros de merda' e 'eu sou alemão!' durante o tiroteio, de acordo com o jornal Bild. Via Twitter, a polícia pediu que os moradores
Imagem
DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA, O FUTURO
O avião é um dos meios de transporte mais utilizados pelos humanos. Com ele, é possível viajar e conhecer locais que seriam impossíveis visitar, a não ser viajando pelos céus. E como não lembra que, este é considerado o transporte mais seguro. Com o avião foi possível ir da América à Europa, e gastar apenas algumas horas. E é por isso, que a partir de agora, convidamos você, a conhecer o DOSSIÊ A SAGA DO AVIÃO: A HISTÓRIA, A TECNOLOGIA E O FUTURO, que levará você ao passado, ao presente e ao futuro da aviação, principalmente a comercial, no qual todos estão acostumados a viajar. Ficou curioso? Então, vamos voar!

"A GUERRA IMPULSIONA A AVIAÇÃO" "Os aviões são hoje um inegável instrumento de integração e paz entre os povos, mas só chegaram a esse ponto porque, primeiro, foram pensados e projetados para transportar bombas"

Por: Ricardo Bonalume Neto
"Pode não ser ou parecer bonito, mas o melhor incentivo para o…
Imagem
MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS
A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


POR QUE AS MEDALHAS OLÍMPICAS TÊM O DESENHO DE FOLHAS DE LOURO?

Texto e edição: Marcel Nadale Design: Yasmin Ayumi
TUDO NOVO NO RIO Medalhas de 2016 têm inovações ecológicas e inclusivas


DIRETO DA FÁBRICA As medalhas do Rio foram elaboradas pela equipe de design do Comitê Rio 2016 e depois modeladas pelo Departamento de Matrizes da Casa da Moeda. Si…
Imagem
CIÊNCIA

"TRANSFUSÃO DE SANGUE REVERTE A MENOPAUSA - E FAZ MULHER VOLTAR A SER FÉRTIL" "Nova técnica pode revolucionar a reprodução humana, mas também traz riscos"


Por: Bruno Garattoni
"Quando as mulheres entram na menopausa, geralmente entre 45 e 55 anos, deixam de produzir óvulos - e, por isso, não podem mais ter filhos. É parte do ciclo natural da vida. Mas uma nova técnica pode reescrever essa história. Graças a ela, uma mulher que estava há 5 anos na menopausa voltou a produzir óvulos - um dos quais foi fertilizado e deu origem a um embrião humano. A técnica foi criada pelo ginecologista grego Konstantinos Sfakianoudis, que a apresentou no congresso anual da European Society of Human Reproduction. Ela consiste em retirar sangue da própria pessoa e colocá-lo numa centrífuga. A rotação da centrífuga separa os componentes do sangue e produz o chamado plasma rico em plaquetas (PRP): plasma sanguíneo com uma concentração anormalmente alta de plaquetas, 5 vezes maior…
Imagem
LITERATURA

"POR QUE VOCÊ DEVERIA LER O LIVRO 'MINHA LUTA' DE HITLER"

Por: Thiago Tanji
"As fotos em preto e branco e os vídeos borrados dão impressão de que a Segunda Guerra Mundial aconteceu há muito tempo e já está devidamente enterrada no jardim da História. Mas a década de 1940 não está tão longe assim de nós: é muito provável que familiares e conhecidos de você, caro leitor, já eram nascidos enquanto o conflito global acontecia. Em termos históricos, somos praticamente contemporâneos das milhões de mortes de soldados e civis, da bomba atômica e do genocídio sistemático de judeus, homossexuais, eslavos, ciganos e outras minorias. O fantasma do nazismo e o horror liderado pelo ditador austríaco Adolf Hitler, infelizmente, ainda nos assombram. Parece difícil entender como a nação que foi o berço de Johan Bach, Ludwig van Beethoven, Immanuel Kant, Friedrich Hegel e Albert Einstein também tenha obrigado uma ideologia sustentada a partir do ultranacionalismo e de pse…
Imagem
MEIO AMBIENTE

"O AVANÇO DOS DESERTOS" "Se o ritmo de desertificação prosseguir, a ONU calcula que até 2050 a Terra perderá uma área cultivável equivalente à do Brasil. Aqui, a preocupação maior está no Nordeste"

Por: Evanildo da Silveira
"Em silêncio, a desertificação vem causando mais estragos do que o aquecimento global e desastres naturais como terremotos e furacões. Considerado um dos maiores problemas socioeconômicos contemporâneos, o fenômeno transforma terras cultiváveis em desertos a um ritmo de 120 mil quilômetros quadrado (12 milhões de hectares, ou quase três estados do Rio de Janeiro) por ano. Se mantida essa velocidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que até 2050 o mundo perderá 8,49 milhões de quilômetros quadrados de solo produtivo, área equivalente a do Brasil. No país, as áreas suscetíveis de desertificação (ASD) somam 1,4 milhão de quilômetros quadrados, ou 16% do território nacional. Embora haja desertos naturais no planeta há milh…